O Mapa Profissional é um subproduto do programa de profissionalização desenvolvido pelo MOBRAL, a partir do contato com entidades de treinamento e a capilaridade do sistema MOBRAL. O fascículo divulga dados do levantamento dos órgãos e entidades de treinamento profissional do estado de Sergipe, realizado no período de janeiro a junho de 1977.
Material destinado aos Postos Culturais do MOBRAL, com o objetivo de orientá-los a respeito do preenchimento do Boletim de Atualização do Cadastro de Postos Culturais. Com os Boletins preenchidos, o MOBRAL Central tinha acesso à realidade dos Postos Culturais em todo o país.
O documento descreve os dez anos de atuação do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), destacando seus programas, metodologias, estrutura organizacional, resultados na redução do analfabetismo e sua evolução como uma iniciativa de educação permanente e comunitária no Brasil.
O relatório descreve as atividades do MOBRAL em 1983, destacando programas de alfabetização, educação pré-escolar, supletiva, ações culturais e projetos especiais, além de desafios financeiros e administrativos enfrentados pela instituição.
Folheto de exposição sobre os "8 Anos MOBRAL", destacando os programas e conquistas do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) entre 1970 e 1978. O encarte apresenta uma visão global da instituição e de alguns setores, como: Programa de Profissionalização; Centro de Pesquisa, Documentação e Meios Audiovisuais; Centro Cultural do MOBRAL; Assessoria de Comunicação Aplicada; Gerência Pedagógica; Gerência do Programa de Educação Comunitária para a Saúde; Gerência de Programas de Ação Comunitária; Grupo Executivo da Campanha de Esporte para Todos.
Roteiro de Atividades: É tempo de plantar... É tempo de criar animais, com o objetivo de falar sobre a importância do campo. O documento tá organizado em: A cidade e o campo; A agricultura; Os cuidados com a terra; Com a união de todos, fica mais fácil o trabalho no campo; Tudo o que se planta dá; A criação de animais; Vamos criar gado?; O trabalhador não está só.
Roteiro de Treinamento do Programa de Educação Integrada, organizado em: Descrição do programa; Relação entre o Programa de Educação Integrada e o Programa de Alfabetização Funcional; Metodologia do Programa de Educação Integrada; Avaliação; Planejamento; Técnicas de trabalho em grupo; Objetivos terminais do programa; Exemplo de conteúdos e atividades a partir de textos geradores.
Artigo sobre economia e desenvolvimento. Organizado em: Fundamentos do problema econômico; O sistema econômico; O produto nacional; O desenvolvimento econômico; O problema demográfico; O programa educacional; A distribuição de renda; A estratégia do desenvolvimento brasileiro.
O documento apresenta o curso de Treinamento Profissional: Trabalhadores Agrícolas em Fruticultura de Clima Temperado, estruturado em função da metodologia de treinamento por “famílias ocupacionais” - que consistia em 70% da carga horária do curso com matéria programática transmissível, comum às ocupações componentes da família e os outros 30% com informações específicas de cada ocupação, ao lado de recomendações quanto à segurança e higiene no trabalho. O material está dividido em duas partes: a primeira resume o curso, o que facilita a interpretação do monitor; a segunda apresenta o quadro analítico do trabalhador agrícola em fruticultura de clima temperado.
O documento apresenta o curso de Treinamento Profissional: Trabalhadores Agrícolas na Cultura de Plantas Alimentícias, estruturado em função da metodologia de treinamento por “famílias ocupacionais” - que consistia em 70% da carga horária do curso com matéria programática comum às ocupações componentes da família e os outros 30% com informações específicas de cada ocupação e noções de segurança e higiene no trabalho. O material está dividido em duas partes: a primeira resume o curso, o que facilita a interpretação do monitor; a segunda apresenta o quadro analítico do trabalhador agrícola na produção de plantas alimentícias.
Roteiro de Atividades: Aprendendo a Conhecer a Natureza, com o objetivo de apresentar o meio ambiente e os seres que vivem nele. O documento está organizado em: Seres vivos; Dependência - a base da vida; O mundo dos vegetais; É preciso conservar os vegetais; O mundo dos animais; Animais de toda a parte; Porque é importante cuidar dos animais; A ação de cada um – a ação do governo.
O documento descreve o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização de Adultos), criado em 1967 para combater o analfabetismo no Brasil. Destaca sua estrutura descentralizada, métodos pedagógicos inovadores e expansão nacional, incluindo projetos culturais e profissionalizantes.
O documento analisa as características socioeconômicas dos alunos do programa de alfabetização do MOBRAL nos municípios de Niterói e Nova Iguaçu em 1972. Apresenta dados sobre perfil demográfico, escolaridade anterior, condições de vida, aspirações profissionais e educacionais, destacando a predominância de jovens, migração rural urbana e o desejo de continuar os estudos. Inclui tabelas estatísticas e recomendações para políticas públicas.
Manual do alfabetizador do MOBRAL, com orientações sobre métodos de ensino, materiais didáticos, técnicas de avaliação e lições para alfabetização de adultos, incluindo leitura, escrita e matemática básica.
Roteiro de orientações para alfabetizadores do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), publicado em 1980. Ele aborda métodos de ensino de leitura, escrita e matemática, além de atividades práticas, planejamento de aulas e avaliação de alunos adultos. O material enfatiza a importância da integração social e do uso de recursos didáticos para alfabetização funcional.
O documento descreve as atividades do MOBRAL entre 1970 e 1976, destacando a redução do analfabetismo de 33,6% para 17,3% da população adulta. O programa alfabetizou 9,4 milhões de pessoas, ofereceu educação integrada, profissionalização, atividades culturais e educação sanitária, além de parcerias com entidades nacionais e internacionais. O MOBRAL foi reconhecido pela UNESCO como modelo de educação de adultos.
Relatório Anual de 1979 do MOBRAL, destacando programas de alfabetização, educação integrada, profissionalização e ações comunitárias, com resultados, desafios financeiros e perspectivas para 1980-1985.
Publicação para colaboradores do MOBRAL, com estrutura, objetivos e funcionamento do Movimento Brasileiro de Alfabetização, destacando sua atuação descentralizada em três níveis (central, estadual e municipal) e seu foco na erradicação do analfabetismo e educação continuada.
Encarte de divulgação da Feira de Profissionalização do MOBRAL. O documento destaca as ações do MOBRAL além da alfabetização, focando no Programa de Profissionalização, que inclui orientação profissional, treinamentos e feiras para inserção no mercado de trabalho.
O documento descreve a origem, evolução e estrutura do MOBRAL, criado em 1967 para erradicar o analfabetismo no Brasil. Detalha sua organização, métodos pedagógicos, financiamento via loteria e impostos, e a descentralização das ações em comissões municipais. Inclui estatutos, decretos e relatórios de atividades até 1973.
Material de treinamento do MOBRAL, abordando métodos de alfabetização funcional para adultos, integração comunitária, técnicas pedagógicas, avaliação e atividades culturais, com foco na participação ativa dos alunos.
Ficha Catalográfica da Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização e Educação de Adultos, de 1984. O documento descreve o MOBRAL, criado em 1967 para promover alfabetização funcional e educação continuada de adultos no Brasil. Detalha seus programas (alfabetização, educação pré-escolar, saúde, cultura), estrutura organizacional e bases legais. Inclui ações comunitárias, parcerias e diretrizes para reduzir o analfabetismo até 1984.
A ficha catalográfica celebra os 10 anos do MOBRAL (1970-1980), destacando conquistas como a alfabetização de 14 milhões de adultos, educação supletiva para 4 milhões, e projetos culturais, de saúde comunitária e profissionalização. Ressalta a atuação comunitária e a transformação social, incluindo programas como MOBRAL Cultural e PRODAC, com foco em participação popular e democratização. Conclui com a proposta do "Novo MOBRAL", reforçando a ação comunitária.
O relatório do MOBRAL de 1975 destaca a alfabetização de 1.652.643 pessoas e a redução do analfabetismo de 34% (1970) para 18,9%. Inclui programas como Alfabetização Funcional, Educação Integrada, Atividades Culturais e Profissionalização, além de projetos especiais e parcerias. Recursos financeiros vieram de loterias, impostos e doações. Reconhecido internacionalmente, o MOBRAL foi referência em eficiência e baixo custo.
Manual de instruções do MOBRAL para funcionamento de bibliotecas em Postos Culturais, com instruções sobre organização, empréstimos, registros e manutenção do acervo.