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Programa de Alfabetização Funcional - PAF
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Roteiro de Orientações ao Alfabetizador Programa de Alfabetização Funcional, 1980

Roteiro de orientações para alfabetizadores do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), publicado em 1980. Ele aborda métodos de ensino de leitura, escrita e matemática, além de atividades práticas, planejamento de aulas e avaliação de alunos adultos. O material enfatiza a importância da integração social e do uso de recursos didáticos para alfabetização funcional.

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Caracterização dos Alunos do Programa de Alfabetização Funcional, 1978

O documento caracteriza os alunos do programa de alfabetização funcional do MOBRAL em 1978, analisando dados como renda, ocupação, formas de aumentar conhecimento e participação comunitária, destacando desigualdades regionais, urbanas/rurais e de gênero.
Produzida por Hugo Rodolfo Lovisolo, a pesquisa abrange aspectos como renda, ocupação, participação em associações e trabalhos comunitários, com recortes por região geográfica, zona urbana/rural, sexo e faixa etária. Destaca-se a metodologia quantitativa com base em amostra representativa de aproximadamente 10 mil alunos, totalizando mais de 400 mil registros. A publicação visa fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas e avaliação da efetividade dos programas de alfabetização de adultos.

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Lista de Rimas em Literatura de Cordel

Lista de rimas em literatura de cordel, sobre o MOBRAL, colhidas do Amazonas;
Plano estadual de educação de adultos elaborado pela equipe técnica da Coordenação Estadual do MOBRAL para traçar linhas de ações para o período de 1984 a 1987 do Estado do Amazonas;
Obra de literatura em cordel do autor José Zilmar Soares de Souza, natural do Rio Grande do Norte.

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Programa de Alfabetização Funcional – Treinamento de Alfabetizador, 1975

Material destinado ao treinamento de alfabetizadores. Os objetivos do Programa de Alfabetização Funcional, além de possibilitar ao aluno a leitura, escrita e contagem são: Aquisição de um vocabulário que permita o enriquecimento dos seus conhecimentos, a compreensão daquilo que ouve e lê e a transmissão das suas ideias, oralmente e por escrito, com clareza e desembaraço; Desenvolvimento de raciocínio, a fim de que possa resolver melhor os problemas de sua vida individual e comunitária; Formação de hábitos e atitudes positivas em relação ao trabalho; Desenvolvimento da criatividade, a fim de melhorar as condições de vida, aproveitando os recursos disponíveis; Conhecimento dos direitos e deveres e das melhores formas de participação comunitária; Empenho na conservação da saúde, na melhoria das condições de higiene pessoal, familiar e da comunidade; Compreensão da responsabilidade de cada um na manutenção e melhoria dos serviços públicos de sua comunidade e na conservação dos bens e instituições; Participação no desenvolvimento da comunidade, tendo em vista o bem estar das pessoas.

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Algumas Sugestões Relativas à Avaliação Global do Programa de Alfabetização Funcional do MOBRAL

O documento de Hans D. Kaufmann, Perito da UNESCO, apresenta sugestões para a avaliação global do Programa de Alfabetização Funcional do MOBRAL, abordando metodologias, desafios e propostas para análise quantitativa e qualitativa, incluindo modelos teóricos e recomendações para melhorar a eficácia do programa.

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Pesquisa Exploratória do Programa de Alfabetização Funcional via Rádio, 1978

O Programa de Alfabetização Funcional via Rádio foi desenvolvido levando em consideração a permeabilidade dos meios de comunicação em massa, principalmente o rádio. Este projeto de pesquisa experimental foi elaborado com o objetivo de verificar até que ponto a introdução do rádio possibilitaria alcançar eficientemente as metas propostas pelo Programa de Alfabetização Funcional. O relatório tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória realizada nos estados do Rio Grande do Sul e do Pará.
Relatório produzido por Helena Severiano Ponce Maranhão, com colaboração de Sérgio Albuquerque de Araújo, Hugo Rodolfo Lovisolo, José Ubaldo Baião e Tania Dauster Magalhães e Silva. Participaram da elaboração e aplicação do projeto: Antonio Roberto Neiva Blundi, Helena Alves, Maria de Nazareth Fendt.

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Relatório dos Programas da GEPED em 1977, 1978

Relatório detalhado dos programas educacionais da Gerência Pedagógica (GEPED) setor do MOBRAL em 1977, com foco na alfabetização funcional (PAF), educação integrada (PEI) e autodidatismo. Aborda metas, estratégias, capacitação de professores, supervisão pedagógica, projetos especiais e avaliação de materiais didáticos, destacando desafios e resultados alcançados.

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Programa de Alfabetização Funcional do MOBRAL

O documento descreve o Programa de Alfabetização Funcional (PAF) do MOBRAL. O programa visa proporcionar a adolescentes e adultos a aplicação prática e imediata das técnicas de ler, escrever e contar, permitindo-lhes buscar melhores condições de vida. O documento detalha os objetivos do programa, sua duração, organização das classes, método de ensino, material didático, e as etapas para a implantação do PAF, incluindo a participação da comunidade, diagnóstico, mobilização, convênio, treinamento de alfabetizadores, acompanhamento e controle das classes.

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Programme Alphabétisation Fonctionnelle, 1977.

Documento que apresenta o Programa de Alfabetização Funcional, com partes em francês e português, reunindo diretrizes, propostas de cooperação técnica e estratégias de integração da alfabetização com atividades de desenvolvimento econômico e social. Descreve objetivos, metodologia, metas de atendimento, resultados esperados e articulação com outros programas educacionais. Inclui considerações pedagógicas e sugestões para políticas públicas na área de educação de adultos.

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Estratégia para a Coordenação Estadual (COEST) do Acre no ano de 1978, 1975 - 1978

Estratégia para a COEST do Acre com objetivo de demonstrar os programas e projetos que serão lançados no Acre;
Documento para o Encontro Regional de Coordenadores realizado em Maceió;
Avaliação da Assistência Técnica;
Estratégia global da COEST - Acre para o segundo semestre de 1980 e 1981;
Estratégia do Subsistema de Supervisão Global (SUSUG);
Coleta de dados do perfil dos adjuntos, supervisores estaduais e supervisores de área;
Relatório do II Encontro Regional de Coordenadores;
Relatório síntese das atividades desenvolvidas pelo MOBRAL no Acre desde a sua implementação.

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Estratégia para a Coordenação Estadual (COEST) do Maranhão, 1984

Plano de Educação Comunitária do Maranhão;
Relato de experiência de ação comunitária de municípios do Maranhão;
Diagnóstico da situação do Subsistema de Supervisão Global - SUSUG da Coordenação Estadual do Maranhão;
Avaliações da assistência técnica;
Estratégia da Coordenação Estadual do Maranhão para o segundo semestre de 1980;
Sugestão de atividades que nortearão o trabalho comunitário nos vários programas;
Informações sobre os municípios;
Relato de uma experiência de ação comunitária;
Coleta de dados do perfil dos adjuntos, supervisores estaduais e supervisores de área;
Procedimentos adotados para minimizar as dificuldades;
Projeto experimental de continuidade - PROECON;
Propaganda do Concurso Cívico Cultural do quinto aniversário do MOBRAL.

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