Affichage de 10 résultats

Description archivistique
Programa de Alfabetização Funcional Avec objets numériques
Aperçu avant impression Affichage :

Roteiro de Orientações ao Alfabetizador Programa de Alfabetização Funcional, 1980

Roteiro de orientações para alfabetizadores do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), publicado em 1980. Ele aborda métodos de ensino de leitura, escrita e matemática, além de atividades práticas, planejamento de aulas e avaliação de alunos adultos. O material enfatiza a importância da integração social e do uso de recursos didáticos para alfabetização funcional.

Sans titre

Caracterização dos Alunos do Programa de Alfabetização Funcional, 1978

O documento caracteriza os alunos do programa de alfabetização funcional do MOBRAL em 1978, analisando dados como renda, ocupação, formas de aumentar conhecimento e participação comunitária, destacando desigualdades regionais, urbanas/rurais e de gênero.
Produzida por Hugo Rodolfo Lovisolo, a pesquisa abrange aspectos como renda, ocupação, participação em associações e trabalhos comunitários, com recortes por região geográfica, zona urbana/rural, sexo e faixa etária. Destaca-se a metodologia quantitativa com base em amostra representativa de aproximadamente 10 mil alunos, totalizando mais de 400 mil registros. A publicação visa fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas e avaliação da efetividade dos programas de alfabetização de adultos.

Sans titre

Algumas Sugestões Relativas à Avaliação Global do Programa de Alfabetização Funcional do MOBRAL

O documento de Hans D. Kaufmann, Perito da UNESCO, apresenta sugestões para a avaliação global do Programa de Alfabetização Funcional do MOBRAL, abordando metodologias, desafios e propostas para análise quantitativa e qualitativa, incluindo modelos teóricos e recomendações para melhorar a eficácia do programa.

Sans titre

Relatório dos Programas da GEPED em 1977, 1978

Relatório detalhado dos programas educacionais da Gerência Pedagógica (GEPED) setor do MOBRAL em 1977, com foco na alfabetização funcional (PAF), educação integrada (PEI) e autodidatismo. Aborda metas, estratégias, capacitação de professores, supervisão pedagógica, projetos especiais e avaliação de materiais didáticos, destacando desafios e resultados alcançados.

Sans titre

MOBRAL 8 anos: um movimento permanente, 1978

O documento celebra os 8 anos do MOBRAL (1970-1978), destacando a alfabetização de 11,9 milhões de brasileiros e a redução do analfabetismo de 33,6% para 13,4%. Apresenta programas como Educação Integrada, Profissionalização, Ação Comunitária (PRODAC) e Saúde, além do reconhecimento internacional pela UNESCO.

Sans titre

MOBRAL 5 anos, 1975

O relatório celebra os 5 anos do MOBRAL (1970-1975), destacando a redução do analfabetismo de 33,6% para 18,7% no Brasil. Apresenta programas como Alfabetização Funcional, Educação Integrada, Atividades Culturais e Profissionalização, além de parcerias e reconhecimento internacional pela UNESCO.

Sans titre

A Alfabetização Funcional e Demais Programas do MOBRAL e suas Publicações, 1981

Estudo sobre a alfabetização funcional no Rio de Janeiro em 1981, abordando metodologias, desafios e impactos do programa do MOBRAL. Analisa o perfil dos alunos, estratégias de ensino e resultados obtidos, destacando a importância da educação não formal no combate ao analfabetismo.

Sans titre

Movimento Brasileiro de Alfabetização Documento Básico MOBRAL, 1973

O documento detalha a estrutura, objetivos e programas do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), incluindo Alfabetização Funcional, Educação Integrada e Desenvolvimento Comunitário. Aborda organização descentralizada, convênios, supervisão e metas para erradicar o analfabetismo no Brasil.

Sans titre

Programa de Alfabetização Funcional do MOBRAL

O documento descreve o Programa de Alfabetização Funcional (PAF) do MOBRAL. O programa visa proporcionar a adolescentes e adultos a aplicação prática e imediata das técnicas de ler, escrever e contar, permitindo-lhes buscar melhores condições de vida. O documento detalha os objetivos do programa, sua duração, organização das classes, método de ensino, material didático, e as etapas para a implantação do PAF, incluindo a participação da comunidade, diagnóstico, mobilização, convênio, treinamento de alfabetizadores, acompanhamento e controle das classes.

Sans titre