Correspondência recebida pelo INEP/SOE referentes aos questionários enviados aos professores primários das localidades constantes da relação em anexo, contendo informações sobre o sistema de ensino, como subsídios para elaboração do programa mínimo para o ensino primário, a ser distribuído nas unidades federadas.
Exemplar do relatório final das atividades desenvolvidas pelo Projeto MEC-INEP/UNICEF/UNESCO durante o II Plano de Operações (1967-1969) realizado pela Equipe de Aperfeiçoamento de Pessoal - EAP do SAT.
Projeto Conjunto MEC-INEP/UNICEF/UNESNO. Roteiro para o relatório final dos cursos; Correspondência enviada pela Coordenadora do Grupo Especial da Operação-Escola para o Secretário de Educação do Estado solicitando informações sobre a Operação-Escola; Relatório das atividades desenvolvidas na reunião realizada com a finalidade de apreciar o documento suplementar do "Programa Estratégico - Operação-Escola".
A operação-escola e a melhoria do ensino primário brasileiro. Trabalho desenvolvido sobre a Operação-Escola em face à situação atual do ensino; Sugestões para expansão da matrícula. Repercussão sobre a qualidade do ensino; Trabalho sobre operação-produtividade, a melhoria dos critérios de promoção; Trabalho sobre elevação do nível de atendimento do ensino primário brasileiro, com a expansão quantitativa dos sistemas escolares e o aumento de produtividade do ensino primário; Atribuições de funções dos elementos envolvidos no trabalho; Entrosamento entre o setor federal e o estadual; Sugestões relativas ao trabalho de colaboração da SUDENE ao INEP no desenvolvimento da Operação-Escola; Notícia sobre "MEC deflagra a Operação-Produtividade da Educação Primária"; Trabalho sobre reformulação da educação primária, por Lúcia Marques Pinheiro; Levantamento da situação do primeiro ano nas capitais dos estados e territórios; Trabalho sobre graduação escolar, matrícula, organização de turmas e sua distribuição; Carga horária e aproveitamento do espaço escolar; Taxas médias típicas de progressão da matrícula ou fluxo; Técnica estatística a ser empregada na pesquisa sobre fatores que influem no rendimento do primeiro ano do primário.
Decreto nº 63.258 de 19 de setembro de 1968 que dispõe sobre o projeto especial prioritário do Programa Estratégico para o Desenvolvimento, denominado "Operação-Escola"; Objetivos gerais e justificativa para o projeto especial prioritário do programa estratégico "Operação-Escola"; Necessidades financeiras do INEP vinculadas à "Operação-Escola"; Reunião dos diretores dos Centros de Pesquisas do INEP.
Acordo MEC/INEP/SUBIN firmado dia 7 de setembro de 1970 objetivando melhoria do Ensino Elementar e Normal. Plano de aplicação do saldo de seiscentos mil cruzeiros de Acordos anteriormente firmados com a USAID. Programa de atividades do 2º semestre de 1969 desenvolvidas no Programa de Ensino Elementar, apresentado pela coordenadora Diva de Moura Diniz Costa; Acordo do projeto para utilização, pelo INEP/SAT, do saldo de seiscentos mil cruzeiros, destinados pela Subsecretaria de Cooperação Econômica e Técnica Internacional - SUBIN a projetos de assistência técnica aos sistemas estaduais de ensino; Relatório do trabalho realizado pela Coordenadora das Atividades do Programa de Ensino Elementar, acordo MEC/INEP/SUBIN; Anexo 1: Projeto I - experimentação de mudanças que reduzem as causas da evasão e repetência; Anexo 2: quadro de atividades durante os meses de 1971 e janeiro de 1972; Anexo 3: Plano de trabalho e de aplicação financeira; Anexo 4: quadro comparativo do orçamento-programa; Anexo 5: verba empregada em programa não previsto no orçamento-programa inicial; Anexo 6: sugestões para aplicação do saldo de cento e seis mil seiscentos e oitenta e oito e sessenta cruzeiros; Anexo 7: programa de ensino elementar; Anexo 8A: plano de aplicação financeira do programa de ensino elementar; Anexo 8B: plano de aplicação financeira da primeira parcela do acordo do programa de ensino elementar.
Relato sucinto das atividades desenvolvidas no encontro MED e SUDESUL, desenvolvido pela Chefe da Equipe de Ensino Primário e Médio SAT-INEP Nise Pires.
Série de estudos educação primária n° 02. Análise e recomendações preparadas pela equipe MEC/INEP/USAID/CONTAP - projeto de educação elementar da universidade de Nova Iorque.
Correspondências relacionadas ao processo INEP/MEC sobre reforma do ensino primário; Correspondências relacionadas a reforma do ensino primário e médio; Correspondência, em espanhol, sobre alfabetização funcional. Folder sobre a campanha; Correspondência sobre o Diretor do "Centro Regional de Alfabetizacion Funcional en las Zonas Rurales de America Latina" de Patzcuaro, México, ao Senhor Ministro da Educação e Cultura oferecendo bolsas para o Curso sobre Alfabetização Funcional realizado, na sede do CREFAL, de 1º de junho a 27 de novembro.
Correspondência da Sra. Leonor Lezan, solicitando ao INEP, concessão ao segundo Curso para Formação de Professores Supervisores, sob sua coordenação, o mesmo material de consumo enviado pela UNICEF, para o segundo Plano de Operações para o Desenvolvimento de um Projeto de Educação Primária e Normal no Brasil, através do programa - conjunto MEC/INEP/UNICEF/UNESCO. Parecer da Sra. Elza Nascimento Alves, chefe da EAP/SAT, indeferindo o pedido.
Correspondência enviada ao Diretor do Departamento de Recursos Humanos da USAID, pelo Diretor do INEP e Coordenador Geral do SAT Walter de Toledo Piza, formalizando o interesse do INEP/SAT na aplicação de recursos do acordo MEC/USAID/CONTAP de seiscentos mil cruzeiros que não puderam ser usados e solicitando providencias para a utilização; Designação da professora Linda Ganey Andrade, para chefiar a equipe de levantamento e diagnóstico do SAT e do Sr. Newton de Araújo Queiroz como técnico em pesquisas.
Correspondência relacionada à programação do MEC para o desenvolvimento dos projetos prioritários na região Sul, aos quais o INEP proporcionará assistência técnica através de cursos e treinamento de pessoal.
Correspondência enviada pela Chefe de Equipe de Ensino Primário e Médio SAT/INEP propondo designação da professora Maria Terezina de Mello Eboli para prestar colaboração eventual da equipe; solicitando indicação da professora Idarina Marinho de Figueiredo para exercer função no projeto MEC-INEP/UNICEF/UNESCO; Correspondências, enviadas pelo Diretor do INEP e Coordenador Geral do SAT Walter de Toledo Piza, enviando exemplar do relatório final das atividades desenvolvidas pelo projeto MEC-INEP/UNICEF/UNESCO, no decorrer do segundo Plano de Operações 1967-1969; Correspondências, enviadas pelo Diretor do INEP e Coordenador Geral do SAT Walter de Toledo Piza, atendendo à solicitação de encaminhamento de programação desenvolvida no INEP na área de atuação da SUDAM.
Correspondência enviada pela diretora do Departamento do Ensino Fundamental - DEF referente ao estágio das professoras Joanna Mader Elozari Coaracy e Elody Ferreira Cordeiro, integrantes do grupo INEP/DEF, para elaboração do projeto MEC/INEP/UNICEF/UNESCO; Correspondência enviada pela Coordenadora Federal do Projeto MEC-INEP/UNICEF/UNESCO reiterando a disposição em receber as professoras Joanna Mader Elozari Coaracy e Elody Ferreira Cordeiro para estagiar no projeto.
Relatório final do segundo Plano de Operações, no período de 1967 a 1969. Projeto conjunto MEC/INEP/UNICEF/UNESCO referente à criação de centros de formação de professores primários, em novos moldes, bem como os projetos de planejamento educacional, nas esferas Federal e Estadual, e de ampliação e melhoria do ensino elementar.
Levantamento de pessoal treinado pelo MEC-INEP, no período de 1963 - 1970, segundo o local de realização dos cursos - elaboração da equipe do subprojeto de habilitação e treinamento de pessoal docente para o ensino primário e normal e equipes técnicas para as Secretarias de Educação; Adendo ao levantamento de pessoal pelo MEC-INEP, no Brasil, no período de 1963-1970.
Correspondência encaminhando ao Coordenador Geral do Serviço de Assistência Técnica - SAT, a apreciação do anteprojeto de lei da reforma da ensino primário e médio; Anexo: Apreciação do Anteprojeto de lei da Reforma do Ensino Primário e Médio Correspondência encaminhando material sobre a reforma organizado pelas professoras Saide Bianchini e Terezinha Éboli, sintetizando os documentos apresentados pelo grupo de técnicos do INEP encarregados da análise da reformulação do ensino; Anexo: Análise crítica de anteprojeto de lei da reforma do ensino primário e médio, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP.
Relatório final do grupo de trabalho da Equipe de Levantamento e Diagnóstico- ELD/SAT/INEP), constituído pelo decreto nº 65.189 de 18 de setembro de 1969 pelo ministro da educação, para estudar a reforma do ensino fundamental no país. Relatores: Nise Pires; Alfredina de Paiva e Souza; Roberto Hermeto Côrrea da Costa; Jayme Abreu; Lúcia Marques Pinheiro; Letícia Maria Santos de Faria; Carlos Pasquale; E. M. de Souza; Carlos Ribeiro Mosso.
"O inventário de competências artesanais e tecnológicas como ferramenta de identificação de projetos industriais no contexto do planejamento do desenvolvimento" (francês); Programa de trabalho sugerido à Equipe de Levantamento e Diagnóstico do SAT no Maranhão; Pesquisa, em inglês, sobre observações gerais sobre sociologia regional e sobre a elaboração de “perfis de tipos de regiões”; A pesquisa econômica aplicada à educação; Situação atual do artesanato na África francófona, em francês; Sugestões para o financiamento de programas e projetos educacionais no Brasil; Anexo I: Breve roteiro para preparação de projetos educacionais a submeter ao Banco Mundial/IDA; Anexo II: Memorandum sobre o trabalho cooperativo entre a UNESCO, o Banco Mundial e a Associação Internacional de Desenvolvimento (International Development Assotiation - IDA); Projeto de programa e orçamento para 1969 (espanhol); Sugestões a respeito da organização da Divisão de Planejamento na Secretaria Geral do Ministério da Educação e Cultura (MEC) no Rio de Janeiro e de grupos de planejamento nas secretarias estaduais de educação; Recomendações para organização e funcionamento da unidade central de planejamento do Ministério da Educação e Cultura; Sugestões para o controle e a avaliação da execução de programas de trabalho do Ministério da Educação e Cultura e das Secretarias da Educação Estaduais; Sugestões para a utilização da técnica da "sala de operações ou de controle da execução de planos, programas de trabalho e projetos" no Ministério da Educação e Cultura e nas Secretarias Estaduais de Educação; Estudos sobre a educação no Brasil - sugestões para a realização, no INEP, de estudos muito importantes em ordem de prioridades; Elaboração do Programa de Trabalho da Secretaria Geral do Ministério da Educação e Cultura; Educação para o meio rural no Brasil.
Relação dos trabalhos a serem enviados para a Revista Educación; Parecer nº 68 de 1968 CN da Comissão Mista, oferecendo a redação final do projeto de lei nº 27 de 1968; Parecer da chefe da Equipe de Ensino Primário e Médio - EEPM ao projeto que visa a "Elaboração e padronização de escalas de escolaridade"; Parecer da chefe da Equipe de Levantamento e Diagnóstico - ELD; Parecer da chefe da EEPM ao projeto enviado pelo Diretor do CRPE "João Pinheiro" propondo a criação de um colégio normal, integrado ao conjunto do mesmo Centro; Parecer da chefe da EEPM ao projeto Colaboração INEP-PREMAR; Parecer da chefe da EEPM sobre a Criação do Grupo de Trabalho no MEC, para estudar, planejar e propor medidas para atualização e expansão do Ensino Fundamental e do Colegial; Parecer e opiniões da chefe e membros da EEPM sobre a Revista "Escola Viva"; Parecer da chefe da EEPM; Algumas notas apreciativas sobre o currículo do ensino primário do Estado do Espírito Santo e da Guanabara; Parecer da professora Maria Saide ao processo do INEP; Parecer da EEPM-SAT-INEP sobre projeto de lei nº 1272/68 da Câmara do Deputados Pareceres de processos INEP-SAT.
Correspondência enviada pela Comissão Nacional de Assistência Técnica do Ministério das Relações Exteriores cumprimentando o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP e comunicando que, de acordo com recomendação do Administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, Sr. Paul Hoffman, os Estados-Membros daquele Programa deverão apresentar os pedidos de assistência técnica relativos aos projetos que foram executados no biénio 1967-1968 e que deveriam ter continuidade após 31 de dezembro de 1968; Formulação dos pedidos do Setor de Assistência Técnica do PNUD.
Relatório do Programa de Assistência Técnica em Educação encaminhado ao SAT, pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais - CRPE "Prof. Queiroz Filho" discriminando a atuação em São Paulo, sua organização e apreciação crítica; Histórico do CEOSE; Roteiro para entrevista com o Dr. Dumerval Trigueiro Mendes, ex-coordenador dos CEOSE; Origens da EATEP; Objetivos do Programa de Assistência Técnica em Educação; Sugestões para a organização da assistência técnica dentro da atual estrutura do INEP (estudos preliminares).
Informações relativas ao Projeto de Planejamento Educacional, objeto de colaboração entre INEP e UNESCO. Projeto financiado pela Assistência Técnica do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas - PNUD; Objetivos do Projeto de Planejamento Educacional; Descrição de tarefas do cargo de consultor em planejamento educacional (economia); Descrição de tarefas do cargo de consultor em planejamento educacional; Encaminha as informações pertinentes à cooperação de peritos da UNESCO ligados à Assistência Técnica do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e todas as suas Entidades Especializadas, dentro dos projetos educacionais do Governo brasileiro, a saber, os projetos em continuação e os do biênio 1969-1970; Descrição de tarefas do cargo de especialista em economia da educação; Descrição de tarefas do cargo de especialista em ensino profissional.
Estudo, desenvolvido pelo Newton de Araujo Queiroz, sobre a origem dos CEOSE contendo os primeiros entendimentos entre o diretor do INEP Dr. Carlos Pasquale e o Sr. Robert Davèe, técnico da UNESCO; Índice dos documentos que compõem os anexos.