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Reforma Administrativa Inglês
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CEOSE-CROSE_m034p01 - Estudos de Reformas Administrativas dos Sistemas Educacionais Brasileiros, 1966 - 1967

Subsídios para uma apresentação do INEP, breve histórico da instituição para realização de reforma organizacional;
Recomendações da CEOSE para reforma administrativa da Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, da Bahia, do Goiás, São Paulo e Santa Catarina;
Documentos de planejamento de reformas administrativas dos sistemas de educação.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m041p01 - Textos e Estudos para Mudanças Educacionais, 1966 - 1967

Projeto do Ministério da Educação e Cultura do Brasil: Condições e pressupostos da mudança na política educacional;
Os órgãos-fins das Secretarias de Educação e Cultura e a descentralização do ponto de vista pedagógico;
Sugestões sobre a natureza de um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;
Matemática do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais;
Soluções sugeridas para alguns dos problemas principais do ensino primário e da educação permanentes - Santa Catarina;
Alguns Comentários sobre o Plano de Metas da Educação Nacional;
Correspondências sobre a seleção de profissionais da educação para participação do I Ciclos de Estudos sobre Planejemento Educacional e Reforma Administrativa, a realizar-se no Rio de Janeiro;
Jacques Torfs encaminha recomendações a Secretaria de Educação da Bahia;
Textos expositivos sobre as Matemáticas do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais, por Jacques Torfs, de diversos estados brasileiros;
Autorização de pagamento a funcionários por serviços prestados para os CEOSE;
Texto expositivo de sugestões sobre a natureza de um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m062p01 - Correspondências Informando Atividades de Jacques Torfs, Michel Debrun e Pierre Furter nos CEOSE/CROSE, 1966

Correspondência enviada ao coordenador do CROSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre organização dos CROSE no Estado de Santa Catarina;
Correspondências enviadas ao coordenador do CROSE, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando documentos recolhidos em sua viagem a Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a serviço dos CROSE;
Currículo do professor Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, solicitando autorização do programa de viagem aos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina;
Calendário geral das semanas dos CROSE;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, enviando especificações do seu cargo estabelecidas pela UNESCO, em nexo as especificações em francês;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, enviando projeto da utilização do seu tempo de serviço;
Correspondência enviada à professora Zélia Pavão, sobre sua viagem à Curitiba;
Reestruturação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao Conselho Federal da Educação, pelo professor Michel Debrun, sobre projeto do CROSE, dirigido ao professor Mascaro;
Memorando enviado à UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, sobre documento AP (provisório), sobre grandes objetivos educacionais;
Correspondência enviada ao chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre o futuro da Faculdade de Educação de Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao diretor da Divisão de Planejamento da Administração Educacional, enviando notas sobre os CROSE;
Memorando enviado para a UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, enviando resumo de programa que abrange os temas da quarta semana, em anexo o "programa da quarta semana dos "CROSE" sobre planejamento", por Jacques Torfs;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua colaboração com a FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, enviando documento sobre receitas e despesas com o ensino;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, enviando seu parecer sobre a Universidade de Brasília;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua visita a Curitiba e o projeto FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao Sr. M. Welling, pelo professor Michel Debrun, enviando uma cópia do relatório que escreveu para os especialistas responsáveis ​​por examinar os problemas colocados pela reforma da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao Sr. Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando o documento: "Meios Recomendados para a Realização de um Plano Educacional";
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre aluguel de automóvel para locomoção dos peritos;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre participação ao Seminário Internacional de Desenvolvimento Político;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, descrevendo suas principais atividades;
Memorando enviado aos membros da missão de Planejamento de Educação da UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, sobre assuntos tratados no encontro com o professor Abgar Renault, diretor do CRPE de Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao professor Abgar Renault, pelo professor Jacques Torfs, enviando indicações sobre estruturação possível do INEP;
Correspondência enviada para o Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia de carta recebida do Dr. Carlos Pasquale, qual o designa para fazer parte do Grupo Especial de Estudos da Reforma Administrativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;
Correspondência enviada ao diretor do Instituto Internacional de Planificação da Educação, pelo professor Jacques Torfs, sobre conceder bolsa de estudos a candidatos brasileiros;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre a Semana da Educação em Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre viagem a Curitiba;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, solicitando dados sobre o número de representantes na matrícula geral de cada série do sistema de ensino;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, aceitando o convite para participar do projeto;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, sobre colaboração com grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun, sobre confirmação da participação dos peritos da UNESCO à Semana da Educação;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, sobre problemas dos CROSE;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, confirmando participação na Semana da Educação;
Nota enviada pelo professor Michel Debrun, informando comunicado da Universidade de Minas Gerais confirmando a participação dos peritos e de colegas brasileiros. Em anexo a programação da Semana da Educação na Universidade de Minas Gerais;
Entrevista com o professor Carlos Mascaro, novo diretor do INEP;
Correspondência enviada ao diretor do Escritório de Planificação de Educação, pelo professor Michel Debrun, comunicando relatório de uma entrevista com o professor Carlos Mascaro;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, pelo professor Michel Debrun, informando que fora encarregado de preparar o trabalho da missão consultiva, sobre o planejamento de desenvolvimento da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao chefe da Seção do Departamento de Estatística Científica de Ciências Sociais, pelo professor Jacques Torfs, informando indisponibilidade de datas;
Correspondência enviada ao representante residente das Nações Unidas, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia da descrição de sua missão no Brasil;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua visita ao Centro de Pesquisas Educacionais de Belo Horizonte e petição para este Centro;
Telegramas enviados;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre programas dos CROSE;
Correspondência enviada ao professor Pierre Furter, pelo professor Jacques Torfs, sobre estudo de sistema de satélite educacional para televisão educativa;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre o ensino técnico e profissional.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m038p02 - A Iniciativa CROSE em Minas Gerais, 1966

Pierre Furter (UNESCO), encaminha ao Carlos Correa Mascaro, diretor do INEP, relatório sobre sua participação na Semana de Educação, em Belo Horizonte;
Pierre Furter, encaminha informe ao Carlos Mascaro, sobre sua participação no Seminário Internacional de Desenvolvimento Político em Minas Gerais;
Informativo de Pierre Furter, sobre participação em conferencias em Curitiba e encontros do CROSE;
Relatório de Jacques Torfs, para a UNESCO, informando sobre sua viagem a Belo Horizonte, sobre interesses educacionais e instalação dos CROSE;
Informe de designação de Jacques Torfs, para participação do Grupo Especial de Estudos da Reforma Administrativa da Secretaria de Educação, do Estado de São Paulo;
Estudos investigativos de Jacques Torfs, no CRPE-MG;
Textos expositivos sobre a escolha de uma profissão na adolescência;
Documentos sobre a participação de Michel Debrun, na Semana de Educação em Belo Horizonte.

Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CROSE

CEOSE-CROSE_m056p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas pelos Peritos Da UNESCO, 1966

Correspondência enviada ao chefe da missão UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre cópia de carta dirigida ao Dr. H. Diez-Hoehleither;
Relação da despesa referente ao mês de agosto;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, pelo professor Jacques Torfs, sobre visitas para colaboração com grupo de trabalho de Brasília;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre convite para colaboração a pesquisa da FUNDEPAR, sobre conhecimento da realidade educacional paranaense;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, solicitando dado para estudo quantitativo da situação educacional no Brasil;
Receitas e despesas com o ensino, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, enviando documentos sobre receitas e despesas com ensino;
Correspondência enviada ao diretor adjunto do CBPE, pelo professor Jacques Torfs, solicitando máquina de escrever;
Correspondência enviada ao representante residente das Nações Unidas, pelo professor Jacques Torfs, enviando lista de objetos pessoais esperados provenientes de vários países;
Correspondência enviada ao chefe da missão UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre parecer sobre sua missão na Bahia e Belo Horizonte, e visita à Universidade de Brasília;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, sobre o projeto FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre automóvel para locomoção dos peritos;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo perito Pierre Furter, sobre participação ao Seminário Internacional de Desenvolvimento Político;
Correspondência enviada para Divisão de Pessoal, pelo professor Jacques Torfs, enviando recibo de viagem;
Correspondência enviada ao chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre assuntos tratados com o professor Abgar Renault;
Correspondência enviada ao professor Abgar Renault, pelo professor Jacques Torfs, enviando indicações sobre estrutura possível do Instituto Brasileiro de Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pelo secretário da educação, comunicando sua designação para compor grupo especial de estudos da reforma administrativa da Secretaria da Educação;
Correspondência enviada o chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, com cópia de carta recebida pelo Carlos Pasquale, na qual designou o professor Jacques para o grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre participação no grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do Departamento Educacional do EPEA, pelo professor Jacques Torfs, comunicando que a Conferência de Estudos Regionais sobre as Inversões no Campo da Educação na América Latina, será realizada em dezembro;
Correspondência enviada ao diretor do Instituto Internacional de Planificação da Educação, pelo professor Jacques Torfs, sobre conceder bolsas a candidatos brasileiros particularmente merecedores.
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre a Semana da Educação em Belo Horizonte, em agosto de 1966;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre viagem a Curitiba e solicitação de instrução para aquisição dos bilhetes de passagem;
Correspondência enviada ao Dr. Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando o documento: "Meios recomendados para a realização de um plano educacional";
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, enviando relatório;
Meios recomendados para a realização de um plano educacional;
Correspondência enviada ao diretor executivo do CBPE, pelo professor Michel Debrun, solicitando pagamento;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre atividades em junho e julho de 1966;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun, enviando cópia de carta confirmando a participação dos peritos da UNESCO na Semana da Educação;
Programação da Semana da Educação da Universidade de Minas Gerais;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, pelo professor Michel Debrun, confirmando sua participação;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furer, informando sua estadia em Curitiba;
Correspondência enviada ao professor Angel Marqués, do CRPE de São Paulo, pelo professor Michel Debrun, relatando os problemas educacionais da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre programas dos CROSEs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, informando suas atividades em Brasília e em São Paulo;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre ensino técnico e profissional e sobre pesquisas educacionais em Belo Horizonte;
Pré-plano de pesquisa: Influência de interesses profissionais na escolha de carreiras liberais; Níveis de aspiração profissional em adolescentes;
Correspondência enviada ao secretário da educação do estado de São Paulo, pelo professor Jacques Torfs, enviando uma nota sobre o diagnóstico da situação educacional elaborado pelo EPEA.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m004p01 - Recomendações sobre a Reforma Administrativa da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, 1967 - 1968

Recomendações sobre a reforma administrativa da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, por Jacques Torfs - UNESCO;
Informações Porto Alegre; Informações Via Roberto Pachin.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m008p01 - Documentos sobre Funcionamento e Recomendações para a Secretaria de Educação de São Paulo, 1966 - 1968

Projeto de lei que dispõe sobre o funcionário e a organização da Secretaria da Educação e Cultura do Estado de São Paulo;
Comissão de reestruturação da secretaria de educação de São Paulo: informação estatística básica;
Solicita informações sobre o "Plano Norte e Nordeste"; solicita colaboração de professor de universidade.
Dinamização do processo de reestruturação da universidade;
Recomendações sobre sistema de fichas sobre os operários e computadores para o SENAI - São Paulo, por Jacques Torfs;
O sistema do SENAI de São Paulo, por Jacques Toefs;
Organização dos CEOSE no Estado de São Paulo;
Folha de presença dos senhores conselheiros, Governo do Estado de São Paulo;
Correspondências enviadas pelo INEP promovendo os CROSE;
Normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no estado de São Paulo, exposição de motivos e projetos de regulamento, por Jacques Torfs;
A reforma administrativa da secretaria de educação;

CEOSE-CROSE_m013p01 - Relatório Geral da Educação e Administração da Secretaria de Educação do Paraná, 1967

Relatório sobre os problemas do sistema de educação (ensino primário, professorado primário em exercício, ensino médio e ensino superior, educação permanente) do Paraná;
Recomendações sobre a reforma administrativa da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, por Jacques Torfs;
Projeto de organização do departamento de cultura;
Informações sobre o Conselho Estadual de Educação;
Recomendações sobre a organização administrativa do sistema de planejamento da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, por Jacques Torfs;
Conteúdo de um plano estadual de educação, por Jacques Torfs.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m055p01 - Correspondencias Diversas sobre CEOSE e Relatórios Produzidos pelos Peritos da UNESCO, 1967

Recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacionais do Estado de Santa Catarina, por Jacques Torfs;
Aspectos sobre o ensino médio;
Princípios de reforma administrativa, propostos para a Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, por Michel Debrun;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, enviando "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do estado de Santa Catarina" e "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do estado de Goiás";
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, sobre autorização de pagamento;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, enviando "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do Estado do Rio Grande do Sul";
Correspondência enviada ao secretário de educação da Paraíba, pelo professor Michel Debrun, enviando uma nova versão do anteprojeto de reorganização da Secretaria de Educação da Paraíba;
Correspondência enviada ao secretário geral do MEC, pelo coordenador dos CEOSE, submetendo o plano do seminário de administração e planejamento;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador dos CEOSE, sobre afastamento temporário de perito;
Correspondência enviada ao Dr. Nilo Tavares, pela secretária executiva dos CEOSE, sobre apresentação do documento: "recomendações sobre a reorganização do regulamento da secretaria de educação e cultura do Estado de Goiás";
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador da comissão dos CEOSE, sobre liberação de verbas;
Comunicado de licença para tratamento de saúde, da funcionária Tereza Maria da Costa;
Sugestões para o programa do curso de treinamento em planejamento educacional;
Seminário de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada ao gerente da VASP, pelo diretor do INEP, sobre devolução de bilhete;
Sugestões para nova redação da página 2, do projeto de lei sobre o planejamento;
Correspondência enviada ao chefe da UNESCO, em missão no Brasil, enviando documentos;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura, enviando sobre remuneração de professores do ensino primário;
Correspondência enviada ao professor Carlos Alberto Sampaio, pelo professor Michel Debrun, sobre colaboração;
Desenvolvimento de projeto;
Aspectos do ensino primário;
Informações sobre o Conselho Estadual de Educação do Paraná; sobre o ensino supletivo e a educação de adultos; sobre o professorado primário em exercício;
Esboço de projeto da organização do Departamento de Cultura;
Correspondência enviada ao professor José Medeiros Vieira, enviando princípios da filosofia da reforma; sugestões de modificações ao texto em conjunto;
Correspondências enviadas ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, sobre autorização de pagamento;
Correspondências enviadas aos gerentes da Aviação Aérea São Paulo (VASP), dos Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul e do Banco do Brasil S. A. agência Botafogo, pelo diretor do INEP, sobre mudança no nome de conta corrente;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre ressarcimento de despesas;
Correspondência enviada ao diretor do CBPE, pela professora Solage Maria Dias de Brito, sobre autorização para participar de pesquisas realizadas pelo CBPE;
Dados sobre a atuação do Governo Federal, no setor do ensino, do estado do Rio Grande do Sul;
Correspondência enviada ao coordenador geral dos CEOSE, pelo professor Michel Debrun, enviando sua contribuição ao relatório CEOSE do Paraná;
Correspondência enviada ao superintendente da Sudene, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando realização em Recife de um encontro regional, com autoridades e técnicos no campo da educação;
Plano de educação estadual, por Jacques Torfs;
Conteúdo de um plano educacional de emergência, com intenção de definir a execução de programas e despesas globais em 1967 e 1968;
Conteúdo de um plano estadual de educação, por Jacques Torfs;
Assistência técnica aos estados no campo da educação;

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m059p03 - Reforma Administrativa do Ministério e das Secretarias Estaduais de Educação, 1967

Reforma administrativa do Ministério e das Secretarias Estaduais de Educação, por Jacques Torfs;
Projeções da matrícula nas escolas primárias de vários municípios de Minas Gerais, nota de comentários feitas pelo professor Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao professor Roberto Fachim, pelo professor Jacques Torfs, enviando questionários sobre o Paraná e solicitando informações;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre o resultado das reuniões em Florianópolis, no período de 18 e 19 de abril, de 1968;
Modelos de formulários para serem preenchidos.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE