Showing 266 results

Archival description
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
Print preview View:

266 results with digital objects Show results with digital objects

Música: Eu Levo Saudade de Toda Essa Gente

(música instrumental com violão e pandeiro)

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

Ó minha ... vamos nos embora
Ó minha ... vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

Ó meu .... vamos nos embora
Ó meu .... vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

Ó meu tocador vamos nos embora
Ó meu tocador vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

Ó meu ... vamos nos embora
Ó meu ... vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Ó minha ... vamos nos embora
Ó minha ... vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

ó meu ... vamos nos embora
ó meu ... vamos nos embora
para nossa terra tá chegada a hora
para nossa terra tá chegada a hora

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

Ó meu tocador vamos nos embora
Ó meu tocador vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

Ó meu ... vamos nos embora
Ó meu ... vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Untitled

Mapa Profissional do Estado de Sergipe, 1977

O Mapa Profissional é um subproduto do programa de profissionalização desenvolvido pelo MOBRAL, a partir do contato com entidades de treinamento e a capilaridade do sistema MOBRAL. O fascículo divulga dados do levantamento dos órgãos e entidades de treinamento profissional do estado de Sergipe, realizado no período de janeiro a junho de 1977.

Untitled

MOBRAL é Brasil - Exposição Nacional, 1978

Folheto de exposição sobre os "8 Anos MOBRAL", destacando os programas e conquistas do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) entre 1970 e 1978. O encarte apresenta uma visão global da instituição e de alguns setores, como: Programa de Profissionalização; Centro de Pesquisa, Documentação e Meios Audiovisuais; Centro Cultural do MOBRAL; Assessoria de Comunicação Aplicada; Gerência Pedagógica; Gerência do Programa de Educação Comunitária para a Saúde; Gerência de Programas de Ação Comunitária; Grupo Executivo da Campanha de Esporte para Todos.

Untitled

Roteiro de Atividades: É Tempo de Plantar... É Tempo de Criar Animais, 1979

Roteiro de Atividades: É tempo de plantar... É tempo de criar animais, com o objetivo de falar sobre a importância do campo. O documento tá organizado em: A cidade e o campo; A agricultura; Os cuidados com a terra; Com a união de todos, fica mais fácil o trabalho no campo; Tudo o que se planta dá; A criação de animais; Vamos criar gado?; O trabalhador não está só.

Untitled

Comemoração dos 9 anos do MOBRAL

Áudio em comemoração aos 9 anos do MOBRAL com sua missão e seus programas.

Transcrição:
"8 de setembro, mais que o dia internacional da alfabetização, é a data em que se comemora 9 anos do MOBRAL.
Criado em 1970 com a missão maior de ensinar a ler e escrever ao homem brasileiro que não conseguira se alfabetizar, o MOBRAL foi muito além de sua meta mais importante. Implantou seu programa nacional de educação permanente para alcançar e ocupar espaços vazios.
Hoje, 9 anos depois, com seus programas de alfabetização funcional, educação integrada, autodidatismo, alfabetização pela TV, orientação profissional, colocação de mão-de-obra, educação comunitária para saúde, programa cultural, ação comunitária, alfabetização pela tv e esporte para todos, o MOBRAL faz muito mais do que ensinar a ler e escrever. O MOBRAL ensina a viver.
O resultado desse trabalho é a soma do seu apoio e da sua participação.
Comemore nessa data os 9 ano do MOBRAL, participe da festa que também é sua!
O MOBRAL é Brasil!
O MOBRAL é você!
O MOBRAL é você!"

Untitled

Roteiro de Treinamento do Programa de Educação Integrada, 1977

Roteiro de Treinamento do Programa de Educação Integrada, organizado em: Descrição do programa; Relação entre o Programa de Educação Integrada e o Programa de Alfabetização Funcional; Metodologia do Programa de Educação Integrada; Avaliação; Planejamento; Técnicas de trabalho em grupo; Objetivos terminais do programa; Exemplo de conteúdos e atividades a partir de textos geradores.

Untitled

Curso de Treinamento Profissional - Trabalhadores Agrícolas em Fruticultura de Clima Temperado, 1977

O documento apresenta o curso de Treinamento Profissional: Trabalhadores Agrícolas em Fruticultura de Clima Temperado, estruturado em função da metodologia de treinamento por “famílias ocupacionais” - que consistia em 70% da carga horária do curso com matéria programática transmissível, comum às ocupações componentes da família e os outros 30% com informações específicas de cada ocupação, ao lado de recomendações quanto à segurança e higiene no trabalho. O material está dividido em duas partes: a primeira resume o curso, o que facilita a interpretação do monitor; a segunda apresenta o quadro analítico do trabalhador agrícola em fruticultura de clima temperado.

Untitled

Curso de Treinamento Profissional - Trabalhadores Agrícolas na Cultura de Plantas Alimentícias, 1976

O documento apresenta o curso de Treinamento Profissional: Trabalhadores Agrícolas na Cultura de Plantas Alimentícias, estruturado em função da metodologia de treinamento por “famílias ocupacionais” - que consistia em 70% da carga horária do curso com matéria programática comum às ocupações componentes da família e os outros 30% com informações específicas de cada ocupação e noções de segurança e higiene no trabalho. O material está dividido em duas partes: a primeira resume o curso, o que facilita a interpretação do monitor; a segunda apresenta o quadro analítico do trabalhador agrícola na produção de plantas alimentícias.

Untitled

Roteiro de Atividades - Aprendendo a Conhecer a Natureza, 1981

Roteiro de Atividades: Aprendendo a Conhecer a Natureza, com o objetivo de apresentar o meio ambiente e os seres que vivem nele. O documento está organizado em: Seres vivos; Dependência - a base da vida; O mundo dos vegetais; É preciso conservar os vegetais; O mundo dos animais; Animais de toda a parte; Porque é importante cuidar dos animais; A ação de cada um – a ação do governo.

Untitled

A Clientela do Mobral: Suas Características Socioeconômicas, Coleção MOBRAL, nº 7, 1974

O documento analisa as características socioeconômicas dos alunos do programa de alfabetização do MOBRAL nos municípios de Niterói e Nova Iguaçu em 1972. Apresenta dados sobre perfil demográfico, escolaridade anterior, condições de vida, aspirações profissionais e educacionais, destacando a predominância de jovens, migração rural urbana e o desejo de continuar os estudos. Inclui tabelas estatísticas e recomendações para políticas públicas.

Untitled

Roteiro de Orientações ao Alfabetizador Programa de Alfabetização Funcional, 1980

Roteiro de orientações para alfabetizadores do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), publicado em 1980. Ele aborda métodos de ensino de leitura, escrita e matemática, além de atividades práticas, planejamento de aulas e avaliação de alunos adultos. O material enfatiza a importância da integração social e do uso de recursos didáticos para alfabetização funcional.

Untitled

Relatório de Atividades MOBRAL seis anos, 1977

O documento descreve as atividades do MOBRAL entre 1970 e 1976, destacando a redução do analfabetismo de 33,6% para 17,3% da população adulta. O programa alfabetizou 9,4 milhões de pessoas, ofereceu educação integrada, profissionalização, atividades culturais e educação sanitária, além de parcerias com entidades nacionais e internacionais. O MOBRAL foi reconhecido pela UNESCO como modelo de educação de adultos.

Untitled

MOBRAL: Sua Origem e Evolução, Coleção MOBRAL, nº 1, 1973

O documento descreve a origem, evolução e estrutura do MOBRAL, criado em 1967 para erradicar o analfabetismo no Brasil. Detalha sua organização, métodos pedagógicos, financiamento via loteria e impostos, e a descentralização das ações em comissões municipais. Inclui estatutos, decretos e relatórios de atividades até 1973.

Untitled

Caracterização dos Alunos do Programa de Alfabetização Funcional, 1978

O documento caracteriza os alunos do programa de alfabetização funcional do MOBRAL em 1978, analisando dados como renda, ocupação, formas de aumentar conhecimento e participação comunitária, destacando desigualdades regionais, urbanas/rurais e de gênero.
Produzida por Hugo Rodolfo Lovisolo, a pesquisa abrange aspectos como renda, ocupação, participação em associações e trabalhos comunitários, com recortes por região geográfica, zona urbana/rural, sexo e faixa etária. Destaca-se a metodologia quantitativa com base em amostra representativa de aproximadamente 10 mil alunos, totalizando mais de 400 mil registros. A publicação visa fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas e avaliação da efetividade dos programas de alfabetização de adultos.

Untitled

Results 1 to 25 of 266