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Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
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A Clientela do Mobral: Suas Características Socioeconômicas, Coleção MOBRAL, nº 7, 1974

O documento analisa as características socioeconômicas dos alunos do programa de alfabetização do MOBRAL nos municípios de Niterói e Nova Iguaçu em 1972. Apresenta dados sobre perfil demográfico, escolaridade anterior, condições de vida, aspirações profissionais e educacionais, destacando a predominância de jovens, migração rural urbana e o desejo de continuar os estudos. Inclui tabelas estatísticas e recomendações para políticas públicas.

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A Participação Juvenil em Tarefas de Alfabetização e Promoção Popular, 1983

Documento produzido pelo Departamento Técnico Educacional da Fundação MOBRAL, destinado ao “Seminário Regional sobre Promoção Popular e Alfabetização na América Latina e Caribe” (Quito, 1983). Apresenta análise da participação juvenil nas ações de alfabetização de adultos e promoção popular no Brasil, com base na experiência do MOBRAL. Contém histórico do analfabetismo no país, descrição da estrutura e funcionamento da instituição, caracterização dos programas educativos desenvolvidos e ênfase na atuação de jovens como agentes alfabetizadores. O texto evidencia a mobilização comunitária como base da metodologia adotada, destacando a presença significativa de jovens nos quadros do programa.

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Algumas Sugestões Relativas à Avaliação Global do Programa de Alfabetização Funcional do MOBRAL

O documento de Hans D. Kaufmann, Perito da UNESCO, apresenta sugestões para a avaliação global do Programa de Alfabetização Funcional do MOBRAL, abordando metodologias, desafios e propostas para análise quantitativa e qualitativa, incluindo modelos teóricos e recomendações para melhorar a eficácia do programa.

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Caracterização dos Alunos do Programa de Alfabetização Funcional, 1978

O documento caracteriza os alunos do programa de alfabetização funcional do MOBRAL em 1978, analisando dados como renda, ocupação, formas de aumentar conhecimento e participação comunitária, destacando desigualdades regionais, urbanas/rurais e de gênero.
Produzida por Hugo Rodolfo Lovisolo, a pesquisa abrange aspectos como renda, ocupação, participação em associações e trabalhos comunitários, com recortes por região geográfica, zona urbana/rural, sexo e faixa etária. Destaca-se a metodologia quantitativa com base em amostra representativa de aproximadamente 10 mil alunos, totalizando mais de 400 mil registros. A publicação visa fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas e avaliação da efetividade dos programas de alfabetização de adultos.

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Catálogo de Extensão Cultural, 1983

O Catálogo de Extensão Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina, elaborado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e de Extensão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais, propõe comunicar as atividades culturais planejadas para serem desenvolvidas no segundo semestre de 1983.

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Coleção de cartas e mensagens de alunos e ex-alunos do MOBRAL, 1971

Coleção de cartas e mensagens de alunos e ex-alunos do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), expressando gratidão pelo programa que os ajudou a aprender a ler e escrever. Inclui depoimentos emocionantes de pessoas de diversas idades, destacando o impacto positivo da alfabetização em suas vidas.

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COLTED_m017p02 - Portarias de Designação de Servidores, 1968

Portaria nº 16-A de 15 de janeiro de 1968 que resolve designar Elina Bortot para responder pela direção da Diretoria de Ensino dos Territórios, conforme decreto nº 61.150 de 10 de agosto de 1967;
Portaria nº 28 de 18 de janeiro de 1968 que designa servidores para Comissão Especial encarregada da preparação da instalação da Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

Congruência entre as Atividades Formais e Reais das Comissões Municipais do MOBRAL, 1976

Dissertação apresentada à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por Vilma Pereira Galvão, como requisito parcial à obtenção do título de mestre. O documento é um relatório técnico do MOBRAL (1976) que analisa a congruência entre as atividades formais e reais das Comissões Municipais (COMUN). Conclui que há congruência na maioria dos cargos, mas identifica desafios como falta de pessoal qualificado e sobrecarga de trabalho. Recomenda revisões estratégicas e treinamentos para melhorar o desempenho.

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Conhecendo o MOBRAL

Publicação para colaboradores do MOBRAL, com estrutura, objetivos e funcionamento do Movimento Brasileiro de Alfabetização, destacando sua atuação descentralizada em três níveis (central, estadual e municipal) e seu foco na erradicação do analfabetismo e educação continuada.

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Conhecendo o MOBRAL

O documento descreve a estrutura, objetivos e funcionamento do MOBRAL, criado em 1967. Aborda sua organização descentralizada em níveis nacional, estadual e municipal, o papel das Comissões Municipais, e os programas de alfabetização e educação continuada para adultos.

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Contribuições da Teoria de J. Piaget para a Educação Pré-Escolar, 1983

Artigo escrito por Solange Jobim e Souza que sintetiza as contribuições de Piaget para a educação pré-escolar. A autora apresenta as formas de conhecimento caracterizadas por Piaget - físico, lógico-matemático e social – e como eles se interrelacionam para formar um todo organizado na criança e qual o significado destes conhecimentos para a criança em desenvolvimento.

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Convênio MOBRAL – Prefeitura Municipal de Mundo Novo/MS: Projeto Mundo Novo, 1984

Documento composto por convênio firmado entre a Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) e a Prefeitura Municipal de Mundo Novo/MS, com o objetivo de implementar ação complementar voltada ao atendimento de crianças e adolescentes de 11 a 14 anos fora da escola, integrando os programas de Alfabetização Funcional (PAF) e Educação Integrada (PEI). Inclui cláusulas contratuais, atribuições das partes, previsão de recursos financeiros, operacionalização e critérios de acompanhamento e avaliação. Apresenta, em anexo, o “Projeto Mundo Novo”, contendo diagnóstico da situação educacional local, proposta metodológica, objetivos gerais e específicos, recursos humanos, materiais e financeiros, cronograma e metodologia de ensino. Consta ainda correspondência oficial entre órgãos do MEC/MOBRAL e o Conselho Estadual de Educação/MS, manifestando-se sobre a aprovação e viabilidade do projeto, além de relatórios de viagem e formulários de acompanhamento.

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Convênio PIPMO/MOBRAL - Plano Operativo, 1973

Plano operacional de 1973 do convênio Programa Intensivo de Preparação de Mão de Obra - PIPMO/MOBRAL no Maranhão, visando qualificação profissional para jovens e adultos recém-alfabetizados, com cursos nos setores primário, secundário e terciário, distribuídos em vários municípios. Inclui objetivos, cronograma, orçamento e detalhes das entidades executoras.

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Conversando sobre Educação e Educação de Adultos, 1985

Texto básico para alfabetizadores e outros agentes de educação de adultos do MOBRAL, publicado em 1985. Ele aborda a educação de adultos, a linha de atuação do MOBRAL e a importância da participação na educação. O documento discute o papel da educação na sociedade, a história da educação de adultos no Brasil e no mundo, e a atuação do MOBRAL no contexto da educação de adultos. Além disso, o texto explora como a educação de adultos deve ser desenvolvida, enfatizando a necessidade de respeitar a cultura dos alunos, valorizar seus conhecimentos e promover a participação ativa no processo educativo.

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Conversando sobre Educação e Educação de Adultos, 1985

Texto básico para alfabetizadores e outros agentes de educação de adultos do MOBRAL, abordando a educação de adultos como um processo social e crítico. Discute o papel da escola, desigualdades educacionais, e a atuação do MOBRAL na alfabetização e conscientização, integrando saúde, trabalho e cultura. Destaca a importância da participação comunitária e do diálogo entre saberes populares e formais.

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Curso de Treinamento Profissional: Trabalhadores Agrícolas em Fruticultura de Clima Temperado, 1977

O documento apresenta o curso de Treinamento Profissional: Trabalhadores Agrícolas em Fruticultura de Clima Temperado, estruturado em função da metodologia de treinamento por “famílias ocupacionais” - que consistia em 70% da carga horária do curso com matéria programática transmissível, comum às ocupações componentes da família e os outros 30% com informações específicas de cada ocupação, ao lado de recomendações quanto à segurança e higiene no trabalho. O material está dividido em duas partes: a primeira resume o curso, o que facilita a interpretação do monitor; a segunda apresenta o quadro analítico do trabalhador agrícola em fruticultura de clima temperado.

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Curso de Treinamento Profissional: Trabalhadores Agrícolas na Cultura de Plantas Alimentícias, 1976

O documento apresenta o curso de Treinamento Profissional: Trabalhadores Agrícolas na Cultura de Plantas Alimentícias, estruturado em função da metodologia de treinamento por “famílias ocupacionais” - que consistia em 70% da carga horária do curso com matéria programática comum às ocupações componentes da família e os outros 30% com informações específicas de cada ocupação e noções de segurança e higiene no trabalho. O material está dividido em duas partes: a primeira resume o curso, o que facilita a interpretação do monitor; a segunda apresenta o quadro analítico do trabalhador agrícola na produção de plantas alimentícias.

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Descrições Ocupacionais Sintetizadas das Ocupações Complementares e/ou Subsidiárias ao Setor Primário, 1978

O documento é um subsídio técnico para o desenvolvimento técnico das atividades de Iniciativa Local de Treinamento que a Gerência de Profissionalização, por meio do Setor de Treinamento Profissional, fornece aos Agentes de Profissionalização. O objetivo do material é tornar acessível aos Agentes, em forma dicionarizada, o conhecimento preciso do desenrolar de cada ocupação, bem como o nível de tecnologia empregada no mercado de trabalho.

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Dez anos de Atuação MOBRAL, 1980

O documento descreve os dez anos de atuação do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), destacando seus programas, metodologias, estrutura organizacional, resultados na redução do analfabetismo e sua evolução como uma iniciativa de educação permanente e comunitária no Brasil.

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Diretrizes de Atuação do MOBRAL, 1982

O documento submetido à apreciação da Comissão de Coordenação Geral do MEC apresenta as diretrizes de atuação do MOBRAL em 1982, focando no apoio à Educação Básica, especialmente na educação pré-escolar (4-6 anos) e no ensino supletivo. Destaca a metodologia comunitária, articulação com órgãos governamentais e prioridade para populações carentes, visando reduzir desigualdades educacionais.

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Diretrizes de atuação do MOBRAL, 1982

Diretrizes de atuação do MOBRAL, incluindo seus aspectos institucionais e operacionais. O documento detalha as linhas metodológicas do programa, sua relação com a educação pré-escolar e supletiva, e sua estrutura e funcionamento em diferentes níveis administrativos (municipal, estadual/territorial e federal). Além disso, aborda a articulação do MOBRAL com outras Secretarias do MEC e com Secretarias de Educação dos Estados/Territórios e órgãos municipais de Educação para o desenvolvimento de programas educacionais.

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