Showing 230 results

Archival description
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
Print preview View:

230 results with digital objects Show results with digital objects

Música: Eu Levo Saudade de Toda Essa Gente

(música instrumental com violão e pandeiro)

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

Ó minha ... vamos nos embora
Ó minha ... vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

Ó meu .... vamos nos embora
Ó meu .... vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

Ó meu tocador vamos nos embora
Ó meu tocador vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

Ó meu ... vamos nos embora
Ó meu ... vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Ó minha ... vamos nos embora
Ó minha ... vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

ó meu ... vamos nos embora
ó meu ... vamos nos embora
para nossa terra tá chegada a hora
para nossa terra tá chegada a hora

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

Ó meu tocador vamos nos embora
Ó meu tocador vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Eu me retiro eu me afeto
Eu me retiro eu me afeto
Eu levo saudade de toda essa gente
Eu levo saudade de toda essa gente

Ó meu ... vamos nos embora
Ó meu ... vamos nos embora
Para nossa terra tá chegada a hora
Para nossa terra tá chegada a hora

Untitled

Mapa Profissional do Estado de Sergipe, 1977

O Mapa Profissional é um subproduto do programa de profissionalização desenvolvido pelo MOBRAL, a partir do contato com entidades de treinamento e a capilaridade do sistema MOBRAL. O fascículo divulga dados do levantamento dos órgãos e entidades de treinamento profissional do estado de Sergipe, realizado no período de janeiro a junho de 1977.

Untitled

MOBRAL é Brasil - Exposição Nacional, 1978

Folheto de exposição sobre os "8 Anos MOBRAL", destacando os programas e conquistas do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) entre 1970 e 1978. O encarte apresenta uma visão global da instituição e de alguns setores, como: Programa de Profissionalização; Centro de Pesquisa, Documentação e Meios Audiovisuais; Centro Cultural do MOBRAL; Assessoria de Comunicação Aplicada; Gerência Pedagógica; Gerência do Programa de Educação Comunitária para a Saúde; Gerência de Programas de Ação Comunitária; Grupo Executivo da Campanha de Esporte para Todos.

Untitled

Roteiro de Atividades: É Tempo de Plantar... É Tempo de Criar Animais, 1979

Roteiro de Atividades: É tempo de plantar... É tempo de criar animais, com o objetivo de falar sobre a importância do campo. O documento tá organizado em: A cidade e o campo; A agricultura; Os cuidados com a terra; Com a união de todos, fica mais fácil o trabalho no campo; Tudo o que se planta dá; A criação de animais; Vamos criar gado?; O trabalhador não está só.

Untitled

Convênio MOBRAL – Prefeitura Municipal de Mundo Novo/MS: Projeto Mundo Novo, 1984

Documento composto por convênio firmado entre a Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) e a Prefeitura Municipal de Mundo Novo/MS, com o objetivo de implementar ação complementar voltada ao atendimento de crianças e adolescentes de 11 a 14 anos fora da escola, integrando os programas de Alfabetização Funcional (PAF) e Educação Integrada (PEI). Inclui cláusulas contratuais, atribuições das partes, previsão de recursos financeiros, operacionalização e critérios de acompanhamento e avaliação. Apresenta, em anexo, o “Projeto Mundo Novo”, contendo diagnóstico da situação educacional local, proposta metodológica, objetivos gerais e específicos, recursos humanos, materiais e financeiros, cronograma e metodologia de ensino. Consta ainda correspondência oficial entre órgãos do MEC/MOBRAL e o Conselho Estadual de Educação/MS, manifestando-se sobre a aprovação e viabilidade do projeto, além de relatórios de viagem e formulários de acompanhamento.

Untitled

Formulário de Relatório de Execução de Projeto de Cooperação Técnica, 1983

O documento consiste em um formulário padronizado para elaboração de relatório de execução de projeto de cooperação técnica financiado pela SUBIN (Secretaria de Cooperação Econômica e Financeira Internacional), datado de 1983. O formulário foi utilizado no âmbito do Curso de Especialização Universitária na Área de Educação Básica Não-Formal, realizado em convênio entre a Fundação MOBRAL, a Universidade Santa Úrsula, a Secretaria Geral do MEC, o DCT/MRE, a CAPES e outras entidades parceiras. O formulário contém campos destinados ao preenchimento de informações sobre: coordenação do projeto; período de vigência; financiamento concedido e aplicado; apoio logístico; participação de técnicos nacionais e latino-americanos; resultados acadêmicos alcançados; problemas enfrentados; medidas corretivas; avaliações do curso; relação de professores e técnicos envolvidos; recursos recebidos; balancetes financeiros; execução das atividades; desempenho das instituições executoras e financiadoras; metas qualitativas e quantitativas.

Untitled

Comemoração dos 9 anos do MOBRAL

Áudio em comemoração aos 9 anos do MOBRAL com sua missão e seus programas.

Transcrição:
"8 de setembro, mais que o dia internacional da alfabetização, é a data em que se comemora 9 anos do MOBRAL.
Criado em 1970 com a missão maior de ensinar a ler e escrever ao homem brasileiro que não conseguira se alfabetizar, o MOBRAL foi muito além de sua meta mais importante. Implantou seu programa nacional de educação permanente para alcançar e ocupar espaços vazios.
Hoje, 9 anos depois, com seus programas de alfabetização funcional, educação integrada, autodidatismo, alfabetização pela TV, orientação profissional, colocação de mão-de-obra, educação comunitária para saúde, programa cultural, ação comunitária, alfabetização pela tv e esporte para todos, o MOBRAL faz muito mais do que ensinar a ler e escrever. O MOBRAL ensina a viver.
O resultado desse trabalho é a soma do seu apoio e da sua participação.
Comemore nessa data os 9 ano do MOBRAL, participe da festa que também é sua!
O MOBRAL é Brasil!
O MOBRAL é você!
O MOBRAL é você!"

Untitled

Roteiro de Treinamento do Programa de Educação Integrada, 1977

Roteiro de Treinamento do Programa de Educação Integrada, organizado em: Descrição do programa; Relação entre o Programa de Educação Integrada e o Programa de Alfabetização Funcional; Metodologia do Programa de Educação Integrada; Avaliação; Planejamento; Técnicas de trabalho em grupo; Objetivos terminais do programa; Exemplo de conteúdos e atividades a partir de textos geradores.

Untitled

Curso de Treinamento Profissional - Trabalhadores Agrícolas em Fruticultura de Clima Temperado, 1977

O documento apresenta o curso de Treinamento Profissional: Trabalhadores Agrícolas em Fruticultura de Clima Temperado, estruturado em função da metodologia de treinamento por “famílias ocupacionais” - que consistia em 70% da carga horária do curso com matéria programática transmissível, comum às ocupações componentes da família e os outros 30% com informações específicas de cada ocupação, ao lado de recomendações quanto à segurança e higiene no trabalho. O material está dividido em duas partes: a primeira resume o curso, o que facilita a interpretação do monitor; a segunda apresenta o quadro analítico do trabalhador agrícola em fruticultura de clima temperado.

Untitled

Curso de Treinamento Profissional - Trabalhadores Agrícolas na Cultura de Plantas Alimentícias, 1976

O documento apresenta o curso de Treinamento Profissional: Trabalhadores Agrícolas na Cultura de Plantas Alimentícias, estruturado em função da metodologia de treinamento por “famílias ocupacionais” - que consistia em 70% da carga horária do curso com matéria programática comum às ocupações componentes da família e os outros 30% com informações específicas de cada ocupação e noções de segurança e higiene no trabalho. O material está dividido em duas partes: a primeira resume o curso, o que facilita a interpretação do monitor; a segunda apresenta o quadro analítico do trabalhador agrícola na produção de plantas alimentícias.

Untitled

Roteiro de Atividades - Aprendendo a Conhecer a Natureza, 1981

Roteiro de Atividades: Aprendendo a Conhecer a Natureza, com o objetivo de apresentar o meio ambiente e os seres que vivem nele. O documento está organizado em: Seres vivos; Dependência - a base da vida; O mundo dos vegetais; É preciso conservar os vegetais; O mundo dos animais; Animais de toda a parte; Porque é importante cuidar dos animais; A ação de cada um – a ação do governo.

Untitled

A Participação Juvenil em Tarefas de Alfabetização e Promoção Popular, 1983

Documento produzido pelo Departamento Técnico Educacional da Fundação MOBRAL, destinado ao “Seminário Regional sobre Promoção Popular e Alfabetização na América Latina e Caribe” (Quito, 1983). Apresenta análise da participação juvenil nas ações de alfabetização de adultos e promoção popular no Brasil, com base na experiência do MOBRAL. Contém histórico do analfabetismo no país, descrição da estrutura e funcionamento da instituição, caracterização dos programas educativos desenvolvidos e ênfase na atuação de jovens como agentes alfabetizadores. O texto evidencia a mobilização comunitária como base da metodologia adotada, destacando a presença significativa de jovens nos quadros do programa.

Untitled

A Clientela do Mobral: Suas Características Socioeconômicas, Coleção MOBRAL, nº 7, 1974

O documento analisa as características socioeconômicas dos alunos do programa de alfabetização do MOBRAL nos municípios de Niterói e Nova Iguaçu em 1972. Apresenta dados sobre perfil demográfico, escolaridade anterior, condições de vida, aspirações profissionais e educacionais, destacando a predominância de jovens, migração rural urbana e o desejo de continuar os estudos. Inclui tabelas estatísticas e recomendações para políticas públicas.

Untitled

Roteiro de Orientações ao Alfabetizador Programa de Alfabetização Funcional, 1980

Roteiro de orientações para alfabetizadores do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), publicado em 1980. Ele aborda métodos de ensino de leitura, escrita e matemática, além de atividades práticas, planejamento de aulas e avaliação de alunos adultos. O material enfatiza a importância da integração social e do uso de recursos didáticos para alfabetização funcional.

Untitled

Relatório de Atividades MOBRAL seis anos, 1977

O documento descreve as atividades do MOBRAL entre 1970 e 1976, destacando a redução do analfabetismo de 33,6% para 17,3% da população adulta. O programa alfabetizou 9,4 milhões de pessoas, ofereceu educação integrada, profissionalização, atividades culturais e educação sanitária, além de parcerias com entidades nacionais e internacionais. O MOBRAL foi reconhecido pela UNESCO como modelo de educação de adultos.

Untitled

Results 1 to 25 of 230