Projeto 1 que visa uma sondagem nos aspectos qualitativos do rendimento nas classes de alfabetização, de maneira a documentar os padrões efetivamente realizados na aprendizagem inicial da leitura, produzido pela professora Graciema Pacheco; Projeto I - DEPS: A educação em um município de características agrícolas e com relativa industrialização no núcleo urbano, manifestando sintomas de estacionamento, produzido pelo professor Laudelino T. Medeiros.
Documento administrativo que apresenta a listagem de alunos atendidos pelo MOBRAL em programas de alfabetização, em convênio com diferentes municípios e instituições parceiras. Registra a distribuição dos estudantes por município e entidade conveniada, permitindo controle, acompanhamento e avaliação das parcerias firmadas. Reflete a política de cooperação interinstitucional do MOBRAL para ampliar o alcance de suas ações educativas no período de 1972 a 1974.
Correspondências relacionadas ao processo INEP/MEC sobre reforma do ensino primário; Correspondências relacionadas a reforma do ensino primário e médio; Correspondência, em espanhol, sobre alfabetização funcional. Folder sobre a campanha; Correspondência sobre o Diretor do "Centro Regional de Alfabetizacion Funcional en las Zonas Rurales de America Latina" de Patzcuaro, México, ao Senhor Ministro da Educação e Cultura oferecendo bolsas para o Curso sobre Alfabetização Funcional realizado, na sede do CREFAL, de 1º de junho a 27 de novembro.
Relatório da primeira Semana de Estudos da EATEP, realizada no período de 27 de novembro a 2 de dezembro de 1967, tendo como tema "princípios básico de alfabetização"; Informações sobre a I Semana de Estudos; Objetivos da educação - Instrumento de avaliação dos currículos da escola primária; Métodos e ensino da leitura; Diagnóstico da leitura; Bases para uma reforma de educação no período de escolaridade obrigatória - III Conferência Nacional de Educação; Texto sobre novos recursos para iniciação à leitura e a escrita; Texto sobre domínio pelas crianças da escola primária e os conceitos e vocabulário envolvidos no ensino da geografia.
Relatório das atividades da Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário no ano de 1968 - Rio de Janeiro; Relatório da I Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: Princípios Básicos de Alfabetização - Rio de Janeiro; Resumo das atividades desenvolvidas durante a I Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: Princípios Básicos de Alfabetização - Rio de Janeiro; Relatório da II Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: objetivos da escola primária - currículo e plano piloto da EATEP - Rio de Janeiro; Resumo das atividades da II Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: objetivos da escola primária - currículo e Plano Piloto da EATEP - Rio de Janeiro; Resumo das atividades da III Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: situação do ensino primário no Brasil - currículos - Belo Horizonte.
Projeto elaborado pela Prefeitura do Cabo-PE em 1986 para dar continuidade ao programa de alfabetização de crianças e adolescentes fora da escola, com apoio financeiro do Ministério da Educação. O documento inclui justificativa, diagnóstico social, metas de atendimento, custos previstos, metodologia de ensino, estratégias de articulação com associações de moradores e organização das Escolas Comunitárias. Destaca-se como esforço institucional para enfrentar o analfabetismo infantil em áreas urbanas pobres e vulneráveis.
Documento que apresenta o Programa de Alfabetização Funcional, com partes em francês e português, reunindo diretrizes, propostas de cooperação técnica e estratégias de integração da alfabetização com atividades de desenvolvimento econômico e social. Descreve objetivos, metodologia, metas de atendimento, resultados esperados e articulação com outros programas educacionais. Inclui considerações pedagógicas e sugestões para políticas públicas na área de educação de adultos.