Evasão e repetência na educação brasileira; Relatório do sétimo Encontro da Comissão de Técnicos em Avaliação e Testes, instituída em 1968 pela Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário; Texto sugerindo a professora Nelma de Abreu e Lima Peres para realizar o trabalho com a mesma seriedade nos critérios adotados; Teste-diagnósticos forma A e B; Material de estudo do teste-diagnóstico.
Acordo MEC/INEP/SUBIN firmado dia 7 de setembro de 1970 objetivando melhoria do Ensino Elementar e Normal. Plano de aplicação do saldo de seiscentos mil cruzeiros de Acordos anteriormente firmados com a USAID. Programa de atividades do 2º semestre de 1969 desenvolvidas no Programa de Ensino Elementar, apresentado pela coordenadora Diva de Moura Diniz Costa; Acordo do projeto para utilização, pelo INEP/SAT, do saldo de seiscentos mil cruzeiros, destinados pela Subsecretaria de Cooperação Econômica e Técnica Internacional - SUBIN a projetos de assistência técnica aos sistemas estaduais de ensino; Relatório do trabalho realizado pela Coordenadora das Atividades do Programa de Ensino Elementar, acordo MEC/INEP/SUBIN; Anexo 1: Projeto I - experimentação de mudanças que reduzem as causas da evasão e repetência; Anexo 2: quadro de atividades durante os meses de 1971 e janeiro de 1972; Anexo 3: Plano de trabalho e de aplicação financeira; Anexo 4: quadro comparativo do orçamento-programa; Anexo 5: verba empregada em programa não previsto no orçamento-programa inicial; Anexo 6: sugestões para aplicação do saldo de cento e seis mil seiscentos e oitenta e oito e sessenta cruzeiros; Anexo 7: programa de ensino elementar; Anexo 8A: plano de aplicação financeira do programa de ensino elementar; Anexo 8B: plano de aplicação financeira da primeira parcela do acordo do programa de ensino elementar.
Taxas médias típicas de progressão da matrícula ou fluxo (cálculo baseados nos dados dos últimos cinco anos); Ensino primário comum 1961-1968; Quadros demonstrativos referentes a matrícula, taxa de repetência, unidades escolares, professores e matrícula inicial; Evasão; População escolarizável; SUDAM/SUDECO/SUDESUL SEEC/MEC - tabela elaborada pela Equipe de Levantamento e Diagnósticos do SAT.
Correspondências informando sobre a extinção da Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário - EATEP; Relação do material de consumo, limpeza e permanente de escritório existente em estoque na EATEP até a data de 25/03/1969; Propostas de metas para EATEP; Programa de atividades do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP no período de 1968 a 1971; Informações sobre a segunda etapa do trabalho da EATEP. Comunicado sobre a realização da V Semana de Estudos INEP/EATEP; Ata da reunião de 2 de agosto de 1966 com Dr. Carlos Mascaro para uma visão geral do trabalho da Equipe do Ensino Primário; Objetivos Nacionais da Educação Brasileira; Comunicado sobre convênio de cooperação e assistência técnica assinado pelo MEC com a USAID; Relatório das atividades da equipe de assistência técnica ao ensino primário no ano de 1968; Informações sobre o programa de pesquisa da EATEP; Programa para o desenvolvimento de uma "nova mentalidade" para com a educação primária no Brasil; Programa de assistência técnica direta aos estados selecionados; Relatório da viagem à São Paulo; Guia para análise dos problemas de supervisão na escola primária; Formação e aperfeiçoamento de professores; Estudo sobre as características de professor eficiente; Guia para análise da administração; Para consideração da equipe: os custos da evasão e repetência na educação primária brasileira; Relatório especial: instrução programada - uma nova modalidade de ensino; Guia para análise de problemas no currículo escolar primário; Para consideração da equipe: método proposto para o trabalho em Pernambuco e outros estados; Descrição detalhada do modelo de material que mereceu prioridade absoluta (manual de trabalho em brochura, sobre "Estudo da Distribuição Eficiente das Verbas da Educação Primária") de acordo com a solicitação do Dr. Mascaro, na reunião de 21 de dezembro de 1966, para ser usado na reunião dos secretários de educação e diretores do MEC em 10/01/1967 em Brasília; Seleção dos estados para o Estudo do Problema do Fluxo Estudantil na Educação Primária Brasileira, por H. R. White; Implantação de um sistema de avaliação do ensino primário;
Relatórios do primeiro ao sétimo encontros da Comissão de Técnicos em Avaliação e Testes. Instituída em 1968 pela equipe de assistência técnica ao ensino primário. Em anexo: o plano para elaboração de testes de prontidão e de escolaridade e o histórico dos testes A-B-C que objetivam avaliar o nível de maturidade psicomotora da criança; Teste-diagnóstico forma A: tem como principais objetivos analisar os fenômenos da evasão e da repetência na escola primaria brasileiras identificar-lhes as causas e propor a alguns Estados da Federação medidas capazes de reduzir a incidência desses fenômenos; Teste-diagnóstico forma B: técnica de aplicação.
Três fotografias, em preto e branco, da Escola de Aplicação; Trabalho intitulado “Aspectos Qualitativos do Ensino Primário”, produzido por Regina Espinheira. O objetivo da pesquisa é compreender as razões dos altos índices de evasão e reprovação da escola primária no estado da Bahia e buscar soluções para os problemas; Coleta de dados de agosto de 1965 a junho de 1966.
Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA