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Ministério da Educação e Cultura - MEC
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CRPE-PE_m050p01 - Solicitação de Apoio Financeiro para Execução de Projeto de Pesquisas Educacionais

Solicitação de apoio financeiro para o projeto de pesquisa “Avaliação de experimento de teleducação feito no estado do Rio Grande do Norte”, o qual visava cumprir os objetivos previstos pelo convênio celebrado entre o MEC, CNPq e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE

CRPE-PE_m039p04 - Excerto de Edição do Diário Oficial sobre “Operação-Escola”, 1968

Edição do Diário Oficial de 20 de setembro de 1968 com artigo destacando as medidas destinadas a desencadear a “Operação-Escola” a partir de 1969 e as atribuições do Grupo de Trabalho interministerial entre Ministério da Educação e Cultura e Ministério do Planejamento e Coordenação-Geral, articulando-se com a Secretaria Executiva do Plano Nacional de Educação - PNE, Campanha Nacional de Merenda Escolar (CNME), Comissão do Livro Técnico e Didático (COLTED) e Fundação Nacional de Material de Ensino (FENAME).

COLTED_m009p01 - Programa do Livro Técnico e do Livro Didático, 1967

Programa do Livro Técnico e do Livro Didático apresentado pelo Ministério da Educação e Cultura junto com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL com ajuda financeira da USAID/Brasil. O programa tinha como proposta a expansão da indústria do livro e a melhora na acessibilidade dos textos entre os estudantes dos três níveis de ensino. Era, também, uma oportunidade de fazer presente o Ministério da Educação e Cultura no desenvolvimento do ensino. O texto é dividido nas seguintes seções: Decreto de criação – Decreto n° 59.355, de 04 de outubro de 1966; Apresentação do colegiado, diretor executivo e subcomissões; Introdução do convênio MEC/SNEL/USAID; Plano de Aplicação; Plano Trienal com Programa de Publicações Didáticas; Plano Decenal.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m019p01 - Conjunto Documental Referente a Solicitação de Livros em Língua Portuguesa

Conjunto documental referente à solicitação de livros em língua portuguesa por uma aluna dos Estados Unidos contendo os seguintes itens:
Carta manuscrita, em inglês, enviada pela aluna que solicita os livros;
Correspondência enviada por Albaneza Bello, Representante do Instituto Nacional do Livro, em Brasília, ao INL no Rio de Janeiro, encaminhando a solicitação da estudante estadunidense;
Encaminhamento da solicitação ao Serviço Nacional de Biblioteca, assinado por Helena Lamenha Lins, responsável pela Secretaria do Gabinete do Ministério de Educação e Cultura;
Encaminhamento da solicitação ao Ministro da Educação e Cultura para exame e providências, enviado por José Jerônimo Moscardo de Souza, Secretário Particular do Presidente da República;
Encaminhamento da solicitação à COLTED e resposta em que a Comissão afirma que a solicitação não se enquadra no Programa COLTED;
Encaminhamento da solicitação para consideração do INEP;
Relação de transportadoras utilizadas pelo CBPE no envio de livros e publicações para todo o Brasil.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

CBPE_m067p01 - Programas e Correspondências sobre o Ensino no Brasil, 1966

Relatório sobre o Ensino no Brasil após a Lei de Diretrizes e Bases - LDB de 1961 tratando de diretrizes do Ensino Primário, Médio e Superior;
Programa do Ensino Primário do Estado de Minas Gerais;
Programa com os objetivos gerais do Ensino de Matemática no Ensino Primário;
Correspondência sobre solicitação do Ministério da Educação e Cultura da Holanda a respeito da Educação do Brasil;
Relatório sobre a reestruturação do CASES - Campanha de Assistência ao Estudante, órgão do MEC, que cuida da assistência social e econômica ao estudante de todos os níveis de Ensino do Primário ao Superior;
Correspondência de solicitação do Ministério de Educação e Justiça da Argentina por material informativo sobre os refeitórios escolares brasileiros.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

CBPE_m074p04 - Boletim Mensal Número 15, 1958

Boletim Mensal de atividades número 15, outubro de 1958, ações e projetos do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE - com sede na cidade do Rio de Janeiro, junto dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais. Nesta publicação circular interna entre os Centros Regionais, o CBPE e o Ministério de Educação e Cultura - MEC é apresentado: Atividades do professor Robert Havighurst e Henri Laurentie; Breve resumo sobre o Seminário Internacional sobre Recursos Educativos em Museus promovido pela UNESCO; e os projetos e ações do Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA, Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo - CRPE/SP, do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Recife - CRPE/PE, do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais - CRPE/MG, do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS e da Divisão de Documentação e Informação Pedagógica - DDIP.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

CBPE_m074p03 - Boletim Mensal Número 14, 1958

Boletim Mensal de atividades número 14, setembro de 1958, ações e projetos do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE, com sede na cidade do Rio de Janeiro, junto dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais. Nesta publicação circular interna entre os Centros Regionais, o CBPE e o Ministério de Educação e Cultura - MEC é apresentado os trabalhos referentes às reuniões mensais da Comissão Consultiva do CBPE, e os projetos e atividades do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo - CRPE/SP, do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Recife - CRPE/PE, da Divisão de Pesquisas Educacionais - DEPE, e da Divisão de Documentação e Informação Pedagógica - DDIP.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

CBPE_m119p08 - Boletim Mensal de Setembro, 1951

Boletim mensal Nº 140, ano XII, produzido em setembro de 1951, referente ao mês de agosto do mesmo ano, pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Ministério da Educação e Saúde - Rio de Janeiro. O boletim apresenta listas de atos da administração federal, dos estados, municípios e do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ), notícias que tratam da vida educacional brasileira.

Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP/MEC

CBPE_m119p05 - Boletim Mensal de Junho, 1951

Boletim mensal, Nº 137, ano XII, produzido em junho de 1951, referente ao mês de maio do mesmo ano, pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Ministério da Educação e Saúde - Rio de Janeiro. O boletim apresenta listas de atos da administração federal, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ), notícias que tratam da vida educacional brasileira.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

CBPE_m119p09 - Boletim Mensal de Outubro, 1951

Boletim mensal Nº 141, ano XII, produzido em outubro de 1951, referente ao mês de setembro do mesmo ano, pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Ministério da Educação e Saúde - Rio de Janeiro. O boletim apresenta listas de atos da administração federal, dos estados, municípios e do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ), notícias que tratam da vida educacional brasileira.

Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP/MEC

CBPE_m120p05 - Boletim Mensal de Junho, 1952

Boletim mensal Nº 149, ano XIII, produzido em junho de 1952, referente ao mês de maio do mesmo ano, pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Ministério da Educação e Saúde - Rio de Janeiro. O boletim apresenta listas de atos da administração federal, dos estados, municípios e do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ), notícias que tratam da vida educacional brasileira.

Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP/MEC

CBPE_m120p02 - Boletim Mensal de Março, 1952

Boletim mensal Nº 146, ano XIII, produzido em março de 1952, referente ao mês de fevereiro do mesmo ano, pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Ministério da Educação e Saúde - Rio de Janeiro. O boletim apresenta listas de atos da administração federal, dos estados, municípios e do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ), notícias que tratam da vida educacional brasileira.

Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP/MEC

CBPE_m119p06 - Boletim Mensal de Julho, 1951

Boletim mensal, Nº 138, ano XII, produzido em julho de 1951, referente ao mês de junho do mesmo ano pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Ministério da Educação e Saúde - Rio de Janeiro. O boletim apresenta listas de atos da administração federal, dos estados, municípios e do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ), notícias que tratam da vida educacional brasileira.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

CBPE_m120p01 - Boletim Mensal de Fevereiro, 1952

Boletim mensal, Nº 145, ano XIII, produzido em fevereiro de 1952, referente ao mês de janeiro do mesmo ano, pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Ministério da Educação e Saúde - Rio de Janeiro. O boletim apresenta listas de atos da administração federal, dos estados, municípios e do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ), notícias que tratam da vida educacional brasileira.

Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP/MEC

CBPE_m120p10 - Boletim Mensal de Novembro, 1952

Boletim mensal Nº 154, ano XIII, produzido em novembro de 1952, referente ao mês de outubro do mesmo ano, pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Ministério da Educação e Saúde - Rio de Janeiro. O boletim apresenta listas de atos da administração federal, dos estados, municípios e do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ), notícias que tratam da vida educacional brasileira.

Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP/MEC

CBPE_m120p11 - Boletim Mensal de Dezembro, 1952

Boletim mensal Nº 155, ano XIII, produzido em dezembro de 1952, referente ao mês de novembro do mesmo ano pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Ministério da Educação e Saúde - Rio de Janeiro. O boletim apresenta listas de atos da administração federal, dos estados, municípios e do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ, notícias que tratam da vida educacional brasileira.

Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP/MEC

CEOSE-CROSE_m003p01 - Projeto de Trabalho dos Colóquios Estaduais sobre Organização dos Sistemas de Educação, 1967 - 1969

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação CEOSE;
Projeto "Condições e pressupostos da mudança na política educacionais" do Ministério da Educação e Cultura do Brasil;
Assistência técnica aos estados no campo da educação (colóquios estaduais sobre a organização dos sistemas de educação - CEOSE);
Série de tópicos e assuntos a serem objeto de debate nos CROSES (Ensino médio), elaborados pelo Jayme Abreu;
Colóquios regionais sobre a organização dos sistemas de ensino - programa;
Anexo 1: horário de trabalho e assuntos a ser tratados na semana dedicada a "diagnósticos e levantamentos da situação";
Colóquios regionais sobre organização e planejamento da educação (CROPE);
Sugestões para um plano de formação de técnicos em planejamento educacional.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m022p01 - Documentos Diversos sobre CEOSE e Relatórios dos Professores Jacques Torfs e Isabelle Deblè, 1968

Lista de documentos;
Projetos de trabalho do CEOSE para o primeiro semestre;
Correspondência enviada ao diretor do INEP pelo coordenados dos CEOSE solicitando autorização para a contabilidade efetuas pagamento;
Correspondência enviada pela Isabelle Deblé ao secretário geral da divisão de difusão cultural solicitando complementação dos dados referentes aos institutos;
Correspondência enviada pelo coordenador do CEOSE ao diretor substituto do INEP submetendo o programa do CEOSE e verba para ser aprovado;
Primeiro cilo de planejamento e administração educacionais (março de 1969);
Correspondência enviada pela Iabelle Deblé ao reitor da Universidade de São Paulo solicitando preenchimento de dados sobre números de estudantes;
Correspondência enviada ao Sr. Nassim Gabriel Mehedff pela Isabelle Deblè solicitando que ele seja seu interprete e enviando anotações da lista de indicadores que o Grupo de Planejamento liderado por Fachim deve usar para determinar as orientações a serem adotadas no estabelecimento de "ginásios orientados pelo trabalho";
Propostas para a coleta de dados estatísticos da Educação no Brasil;
Simpósio interamericano de administração escolar OEA - INEP - ANPAE;
Para atenção do Professor Mascaro, diretor do INEP, relatório de trabalho feito pela Isabelle Deblé;
Lista das requisições de passagens extraídas pelos CEOSE no ano de 1968;
Correspondências solicitando autorização da contabilidade, compra de passagens, compra de folhas de papel, efetuar pagamento, compra de material de escritório;
Correspondência enviada pela Isabelle Deblé ao diretor enviando tabela para ser preenchida com dados estatísticos referentes ao ano de 1966 sobre despesas realizadas pelo Ministério da Educação e Cultura;
Despedida entre o diretor do INEP e o professor Michel Debrun após término de sua missão no Brasil;
Recomendações formuladas pelo 1º Encontro Regional de Planejamento Educacional organizado pela SUDESUL;
Inventário e cálculo das necessidades em mão de obra e profissionais do estado da Bahia, por Jacques Torfs;
Inventário e cálculo das necessidades em mão de obra e profissionais da região do sul do país.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m041p01 - Textos e Estudos para Mudanças Educacionais, 1966 - 1967

Projeto do Ministério da Educação e Cultura do Brasil: Condições e pressupostos da mudança na política educacional;
Os órgãos-fins das Secretarias de Educação e Cultura e a descentralização do ponto de vista pedagógico;
Sugestões sobre a natureza de um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;
Matemática do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais;
Soluções sugeridas para alguns dos problemas principais do ensino primário e da educação permanentes - Santa Catarina;
Alguns Comentários sobre o Plano de Metas da Educação Nacional;
Correspondências sobre a seleção de profissionais da educação para participação do I Ciclos de Estudos sobre Planejemento Educacional e Reforma Administrativa, a realizar-se no Rio de Janeiro;
Jacques Torfs encaminha recomendações a Secretaria de Educação da Bahia;
Textos expositivos sobre as Matemáticas do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais, por Jacques Torfs, de diversos estados brasileiros;
Autorização de pagamento a funcionários por serviços prestados para os CEOSE;
Texto expositivo de sugestões sobre a natureza de um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m044p01 - Correspondências Diversas sobre Programas e Organizações do CEOSE/CROSE, 1966 - 1967

Lista de seminários de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada à secretária executiva da Comissão de Organização do Primeiro Ciclo de Estudos, sobre Planejamento e Administração Educacional, pelos professores Jacques Torfs e Michel Debrun, enviando informações sobre exemplares de documentos para serem distribuídos durante o 1º Ciclo de Estudos, sobre Planejamento e Administração; envia também a lista de candidatos estaduais do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração, programa de treinamento em planejamento educacional;
Seminários de administração e planejamento da educação: objetivos dos seminários;
Lista de seminários de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada aos senhores Dumerval, Michel Debrun e Jacques Torfs, pelo Dr. Carlos Maciel para tratar do curso do CEOSE;
Estudo da matrícula da primeira série da escola primária do estado do Rio Grande do Sul, análise das estimativas do CEE para 1960 a 1964;
Programação do Ciclo de estudos de planejamento e administração educacional;
Correspondência enviada ao Sr. J. Bousquet, pelo professor Jacques Torfs, enviando comentários sobre certos aspectos do Planejamento Educacional no Brasil;
Mecanização estatística do estado do Paraná;
Planejamento educacional no âmbito de um sistema federal;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, comunicando realização do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais e solicita sugestões;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura do Rio Grande do Sul, pelo professor Jacques Torfs, comunicando colaboração dos CEOSE com a Secretaria Geral do Ministério da Educação e Cultura e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, para a realização do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais;
Correspondência enviada aos senhores Michel Debrun, Marquez, Jacques Torfs e Wijenberg, pelo chefe John M. Howe, sobre novos formulários do PNUD para pedidos de viagem diários;
Publicação Painel de membros representando os funcionários que serão escolhidos pelo presidente do conselho de apelação, para sentarem à mesa durante o período de 28 de fevereiro de 1971;
Folha de presença dos senhores conselheiros do Conselho Estadual de Educação do governo do estado de São Paulo, da sessão do Conselho Pleno, de 23 de janeiro de 1967;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Mendes, pelo professor Jacques Torfs, sobre: organização dos CROSE no estado de São Paulo; a reorganização dos CROSE; a lista dos participantes dos CROSE de Santa Catarina; a preparação dos CROSE em visita a João Pessoa na Paraíba e a Organização dos CROSE no Rio Grande do Norte;
Em anexo quadro dos diretores dos serviços na Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Relação da equipe técnica do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais da secretaria de estado de educação e cultura do Rio Grande do Norte. Composição das câmaras;
Correspondência enviada aos professores Roque Spencer Maciel de Barros e Luiz Pereira, pelo professor Michel Debrun, informando a realização dos Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas Educacionais (CROSE), convidando-o para apresentar palestras;
Correspondência enviada ao professor Wilson Rodrigues, pelo professor Michel Debrun, comunicando sobre a realização da 4ª semana dos CROSE em Cuiabá;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Trigueiro Mendes, pelo professor Jacques Torfs, enviando anexo documentos recolhidos em viagem ao Ceará e São Paulo, a serviço dos CROSE. E documentação sobre organização dos CROSE no Estado do Ceará;
Relação dos membros do conselho estadual de educação do Ceará, participantes dos CROSE;
Relação da equipe técnica do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais;
Quadro dos diretores dos serviços;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Mendes, pelo professor Jacques Torfs, enviando material recolhido durante sua viagem ao Rio Grande do Norte e ao Ceará, a serviço do CROSE; sobre a organização dos CROSE no Estado do Paraná; sobre a organização dos CROSE no Estado do Paraná; passando documentos que foram enviados a ele de Santa Catarina pelo dr. Oswaldo Ferreira Melo;
Correspondência enviada aos membros da Comissão de Coordenação dos CROSE, pelo professor Michel Debrun, sobre organização dos CROSE no Estado do Acre, Rondônia e Mato Grosso;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, sobre a realização das missões que haviam sido do INEP e da UNESCO, durante dezembro de 1966;
Ofício enviado pelo diretor Osvaldo Ferreira de Melo, ao professor Jacques Torfs, enviando documentação referente ao estado de Santa Catarina para o programa de atividades da Comissão dos CROSE;
Reforma universitária em andamento na Bahia;
Circular enviada para todos os funcionários internacionais do PNUD e agentes especiais no Brasil, sobre acomodações e reservas de hotel e sobre ajustes no Brasil;
Correspondência enviada aos especialistas em missão, no âmbito dos programas regulares e de participação e do setor de assistência técnica do PNUD, pelo chefe de divisão de relatórios, W. J. Ellis, sobre resumo de relatórios;
Guia para escrever resumos de relatórios;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando relatório sobre suas atividades não relacionadas com a preparação dos CROSE;
Documentação de planejamento educacional;
Departamento de planejamento e financiamento da educação, documentação relacionada ao planejamento educacional.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

Campanhas de Construções Escolares_m003p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1961

Termo de acordo especial e de adiantamento, firmado entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Ministério da Educação e Cultura, Governos dos Estados e os educandários de primário e ensino médio, para concessão de auxílios, destinados a construções escolares, reformas e ampliações; Memorandos; Notas de Empenho; Relatórios. Termos de Acordo e aditivos firmados entre os estados: Piauí, Paraíba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraná, Alagoas e o Estado da Guanabara.

Campanha de Construções Escolares

COLTED_m001p01 - Parecer da Comissão de Livros do CBPE sobre as Restrições feitas pelo Professor Theobaldo Miranda Santos, 1967

Correspondência enviada por Theobaldo Miranda Santos ao Ministro da Educação e Cultura em que questiona os motivos que levaram o INEP, por meio da Comissão INEP/DNE, a excluir seus livros da distribuição para escolas primárias;
Parecer feito pela Comissão de Livros do CBPE sobre os questionamentos feitos pelo professor Theobaldo Miranda Santos.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m020p02 - Diversos Documentos contendo Informações sobre as Atividades Desempenhadas pela COLTED, 1966 - 1968

Lista com conteúdo do arquivo de número 32, do INEP/CBPE/Centro;
Correspondência enviada a Raymundo Moniz de Aragão, Ministro da Educação e Cultura, por Carlos Correa Mascaro, diretor do INEP, com o Decreto n° 58653, que instituiu o Conselho do Livro Técnico e Didático. Apresenta também as atribuições do Colegiado da COLTED;
Página do Diário Oficial de 20 de junho de 1966 com Atos do Poder Executivo;
Regimento das Comissões Estaduais do Livro Técnico e do Livro Didático (CELTEDs);
Recomendações finais da II Semana de Estudos – COLTED;
Correspondência enviada pela COLTED com informações sobre aplicação do programa da Comissão com os anexos: Plano de Contas da COLTED; Comparativo da receita orçada com a arrecadada; Balanço patrimonial; Balanço orçamentário; Balanço financeiro; Comparativo da despesa estimada com a realizada; Comparativo de livros; Demonstrativo por natureza de despesa;
Descrição de objetivos para cada etapa do Programa com os anexos: Legislação; Organograma; Bibliotecas já distribuídas; Plano de Aplicação 1967; Programação das atividades; Bibliotecas – Recursos empenhados; Balancete financeiro; Relação de pessoal em exercício; Plano trienal da educação – Plano prioritário; Relatório enviado à COCAP;
Correspondência enviada por Elza Nascimento Alves a Guido Ivan de Carvalho, diretor do INEP, em que encaminha documento referente aos conceitos filosóficos contidos em “O livro didático: sua utilização em classe”;
Texto com o título “Base socialista-radical de publicação da Comissão do Livro Técnico e Didático”;
Correspondência em resposta a Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo da COLTED, sobre “O Livro Didático: sua utilização em classe”;
Texto, em inglês e versão traduzida, com o título “Objectives of Primary Education” – Objetivos da Educação Primária, por Charles Turner;
Trecho extraído do livro “O valor econômico da educação”, de Theodore W. Schultz;
Correspondência enviada a Ivan Guido de Albuquerque, diretor do INEP, por Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo da COLTED, com convite para participar da reunião de Colegiado da COLTED, com a seguinte pauta: Relatório periódico das atividades da COLTED; Apreciação do Manual de Serviços da COLTED;
Material produzido pela Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério – CBPE para o ensino de Linguagem e Matemática;
Correspondência enviada por Ary Leonardo Pereira, Diretor Substituto da COLTED, a diretores de escolas primárias com questionário a ser preenchido a respeito da escolha de livros e da Biblioteca COLTED e questionário e testes de diagnóstico a serem preenchidos por professores do 1° ano a fim de auxiliar na elevação do rendimento do ensino primário;
Correspondência enviada pela diretoria da COLTED aos diretores de escolas questionários destinados aos professores de 1º ano com as listas de resultados dos testes diagnósticos do INEP. Os questionários verificam a avaliação dos professores da aplicação da Biblioteca COLTED em suas escolas, a caracterização das turmas;
Instruções, provas e modelos de resultados para serem aplicados pelos professores aos alunos do ensino primário, conforme política proposta pelo INEP;
Correspondência enviada por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, a respeito da participação de membros da COLTED no Encontro de Coordenadores e Diretores de Cursos do Programa MEC/INEP/ UNICEP/UNESCO;
Correspondência enviada por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, solicitando a participação de técnicas do INEP e do CRPE-MG em seminário sobre o ensino primário;
Correspondência enviada por Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, a Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, autorizando a participação de funcionárias no Seminário da COLTED;
Correspondência enviada a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, por Edson Franco, Presidente do Colegiado da COLTED, convidando para a Reunião do Colegiado;
Relatório da COLTED a respeito do processo de seleção de títulos para distribuição às escolas de nível primário;
Correspondência enviada a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, convidando para a Reunião do Colegiado;
Registro de resposta aos questionamentos do Professor Teobaldo Miranda dos Santos a respeito da exclusão de seus livros da lista de obras selecionadas pela Comissão INEP/DNE para distribuição a bibliotecas de escolas primárias pela COLTED;
Correspondência enviada por Elza Nascimento Alves, coordenadora da Comissão de Seleção, com lista de profissionais credenciados a participar da seleção de livros para a composição de mil bibliotecas-amostra para escolas normais;
Correspondência enviada por Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, à Professora Heloísa Feital dos Reis em que agradece a colaboração com a Comissão de Seleção;
Correspondência enviada a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, com relação de professores convidados para participarem do Seminário COLTED, em São Paulo, em 1968;
Correspondência enviada por Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, a Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, em que autoriza a participação de professoras no Seminário COLTED.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

SAT_m028p01 - Evolução da Escolarização Primária no Brasil, 1961 - 1968

Taxas médias típicas de progressão da matrícula ou fluxo (cálculo baseados nos dados dos últimos cinco anos);
Ensino primário comum 1961-1968;
Quadros demonstrativos referentes a matrícula, taxa de repetência, unidades escolares, professores e matrícula inicial;
Evasão;
População escolarizável;
SUDAM/SUDECO/SUDESUL
SEEC/MEC - tabela elaborada pela Equipe de Levantamento e Diagnósticos do SAT.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

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