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Treze Adivinhas

Trabalho feita à Comissão Nacional de Folclores por Mario Martins Meireles, da Comissão Maranhense.

A adivinha é uma das manifestações da sabedoria, arte e literatura populares mais interessantes da cultura popular brasileira, sendo pouco explorada, as adivinhações apresentadas nesse trabalho é uma homenagem à essa espécie de manifestação folclórica.

Arquivo Histórico

TRABALHOS-AVULSOS_m090p02 - “Herencia Idiomatica Indigena en el Portugues de Brasil”, 1959.

“Herencia Idiomatica Indigena en el Portugues de Brasil”, trabalho apresentado pelo Professor Djacir Menezes no IV Congresso Indigenista Interamericano, em 1959. O material, em espanhol, apresenta a definição de palavras indígenas, que são utilizadas até os dias atuais por Brasileiros.

SOE_m005p01 - Correspondências sobre Questionários enviados aos Professores Primários, 1946 - 1948

Correspondência recebida pelo INEP/SOE referentes aos questionários enviados aos professores primários das localidades constantes da relação em anexo, contendo informações sobre o sistema de ensino, como subsídios para elaboração do programa mínimo para o ensino primário, a ser distribuído nas unidades federadas.

Seção de Organização Escolar - SOE

SOE_m004p01 - Solicita parecer do INEP sobre a Carteira Pedagógica Aperfeiçoada, 1950 - 1951

Solicitação feita por Humberto Leal, de Mogi das Cruzes, para conseguir um parecer do INEP sobre a "Carteira Pedagógica Aperfeiçoada", de sua patente e que tem como objetivo resolver definitivamente o caso da acomodação racional do estudante.

Seção de Organização Escolar - SOE

SOE_m003p01 - Artigo "Ginásio Orientado para o Trabalho" escrito por Jayme Abreu, 1967

Considerações de Nelson França da Silva, sobre a implantação do "Ginásio Orientado para o Trabalho";
Artigo escrito por Jayme Abreu, no qual faz considerações críticas do trabalho do professor Gildásio Amado, diretor do ensino secundário do MEC, responsável pela implantação do "Ginásio Orientado para o Trabalho";
Contém listas de máquinas, ferramentas e equipamentos para uso em artes industriais, técnicas agrícolas e técnicas comerciais e educação doméstica;
Condições mínimas para concessão de auxílio do programa "Ginásio Orientado para o Trabalho" - GOT;
Modelo de sugestão curricular e termo de compromisso.

Seção de Organização Escolar - SOE

SOE_m001p01 - Projeto de Adaptação do Ensino Primário e Normal do Pará às Leis Orgânicas Federais, 1946 - 1948

Reorganização do Ensino Normal do Estado;
Aprova regulamento do Ensino Primário;
Regulamento do Ensino Primário;
Regulamento do Ensino Normal no estado do Pará;
Apreciação sobre projetos de adaptação do ensino primário e normal do estado do Pará às leis orgânicas respectivas;
Parecer sobre os projetos de adaptação do ensino primário por Zenaide Cardoso Schultz e Milton de Andrade Silva;
Contém mapas demonstrativos dos resultados obtidos nas escolas de ensino primário do estado - 1946-48 - pelo serviço de orientação de ensino primário.

Seção de Organização Escolar - SOE

Seção Biblioteca em Educação

Biblioteca originária do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (1937), ao ser transferida para Brasília em 1977, parte do seu acervo foi deixado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1981, centralizou os acervos das bibliotecas setoriais existes do Ministério da Educação (MEC), tornando-se uma unidade depositária das publicações produzidas pelos órgãos da administração direta e indireta do Ministério da Educação, Cultura e Desporto, ficando com o gerenciamento e a responsabilidade por organizar, preservar, conservar e disseminar todas as publicações produzidas por meios tipográficos, reprográficos, datilográficos ou afins que versassem sobre a matéria técnica ou científica pertinente à área da educação, cultura e desportos, convencionais ou não convencionais e responsável pelo armazenamento da memória do Inep e de uma parte da história da educação no Brasil.

SAT_m045p01 - Relatório de Atividades desenvolvido pela Equipe de Ensino Primário e Médio, 1969 - 1970

Relatório de atividades desenvolvidas de outubro de 1969 a fevereiro de 1970 pela equipe de ensino primário e médio. O objetivo era prestar assistência técnica ao ensino primário e médio, utilizando-se dos estudos e pesquisas realizadas pelo INEP e entrosando-se com os demais órgãos da administração incumbidos de prestar a referida assistência.
Relatório de atividades até setembro de 1970;
Relatório das atividades desenvolvidas pela Equipe de Aperfeiçoamento do Pessoal do Serviço de Assistência Técnica do INEP no período de outubro de 1969 a abril de 1970;
Programação para 1970 do curso de especialização em administração de sistemas escolares;
Programação para 1970 do curso de aperfeiçoamento para diretores e professores de escolas normais e centros de treinamento;
Programação para 1970 do curso de especialização em currículos e avaliação;
Projeto de prestação de assistência técnica ao Nordeste, ao Espírito Santo e ao Rio Grande so sul para melhoria do ensino primário e normal e aperfeiçoamento do magistério.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m044p01 - Projeto Operação-Escola, 1970

Projeto para prestar assistência às unidades federadas visando a reformulação do ensino primário;
Plano de operações do projeto Operação-Escola, com objetivo de proporcionar ao país uma educação para o desenvolvimento, tornando efetivo o cumprimento da obrigatoriedade escolar na faixa etária dos 7 aos 14 anos;
Plano de aplicação de recursos destinados ao Serviço de Assistência Técnica do INEP;
Soluções para a expansão quantitativa da escola primária sem prejuízo de qualidade;
Avaliação da melhoria qualitativa;
Estimativas das necessidades financeiras do INEP vinculadas à Operação-Escola;
Relatório do primeiro dia da Operação-Escola, por Icles Magalhães;

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m042p01 - Projeto de Implantação de um Sistema Cadastral das Redes de Ensino Primário e Médio no Nordeste do Brasil, 1971

A Região Educacional do Agreste Sul de Pernambuco, com sede em Garanhuns, foi escolhida para experimentação do "Projeto para Implantação de um Sistema Cadastral das Redes de Ensino Primário e Médio no Nordeste" com o fim de explicitar a metodologia mais adequada a implantação do mesmo. Tal decisão foi tomada de acordo com as conclusões do Primeiro Encontro das Assessorias de Planejamento Educacional do Nordeste, expressas no Relatório do referido Encontro, de 26 de janeiro de 1970.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m042p01 - Cadastro de Prédios Escolares no Nordeste, 1971

Instruções para o preenchimento do questionário SUDENE/ED, destinados ao treinamento dos aplicadores do questionário que vão coletar informações para o cadastro de prédios escolares do Nordeste, de acordo com o Projeto de Implantação de um Sistema Cadastral das Redes de Ensino Primário e Médio no Nordeste do Brasil, em execução pelas secretarias estaduais de educação do Nordeste.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

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