Visualizar impressão Fechar

Mostrando 14 resultados

Descrição arquivística
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais - CRPE/MG
Opções de pesquisa avançada
Visualizar impressão Visualizar:

14 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

CRPE-MG_m018p01 - Documentos sobre Inspetores Regionais de Ensino, 1957

Portaria 706, que institui curso de aperfeiçoamento para os inspetores regionais de ensino;
Documento do Serviço Público do Estado de Minas Gerais que institui conferências pedagógicas dos inspetores regionais de ensino;
Documento referente ao acordo entre Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais e CRPE sobre bases para o Serviço Gráfico que mantinham em comum;
Correspondência encaminhando relatório dos serviços do CRPE/MG, com os seguintes itens: Instituição do Convênio, Instalação do Centro Regional, Distribuição de tarefas, Cursos realizados, Seriação das pesquisas, Outras iniciativas, Assistência técnica, Projetos a realizar.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais - Minas Gerais

CRPE-MG_m008p02 - Informações sobre as Atividades Desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas

Informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas referente aos cursos destinados ao aperfeiçoamento de professores primários, professores de escolas normais e ginásios e também um curso para inspetores regionais de ensino.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais - Minas Gerais

CRPE-MG_m004p01 - Documentos Variados sobre Publicações da DAP com a Editora Nacional de Direito e suas Decisões, 1963 - 1966

Contrato entre professoras da Divisão de Aperfeiçoamento do Professor - DAP e a Editora Nacional de Direito;
Correspondência tratando da contratação da Editora Nacional de Direito;
Recibos da Editora Nacional de Direito;
Correspondências sobre preços de livros, publicações realizadas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais - CRPE/MG, obras de professoras publicadas pela Editora Nacional de Direito;
Venda de livros não autorizados pela editora;
Recortes de jornais com matérias sobre a coleção PABAEE;
Regulamento dos direitos autorais de obras editadas pelo PABAEE em português e inglês;
Regulamentação dos direitos autorais de obras elaboradas pelo pessoal docente da DAP;
Autorizações de professoras para contratar a edição comercial de seus trabalhos.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais - Minas Gerais

CRPE-MG_m003p01 - Relatórios Parciais das Atividades Desenvolvidas pelo CRPE-MG entre 1962 e 1967, 1967

Síntese dos trabalhos realizados pela Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais - DEPE de março a agosto de 1967;
Serviço de publicações e materiais didáticos;
Programa de trabalho para 1967;
Informações sobre as atividades do Centro Regional de Pesquisas Educacionais;
Informações sobre as atividade da Divisão de Aperfeiçoamento do Professor (DAP);
Relatório das atividades da Comissão de Assistência Pedagógica Externa da DAP, do 2º semestre de 1966;
Plano de publicações do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais para o ano de 1964;
Relatório da Divisão de Pesquisas Educacionais do 1º trimestre de 1964;
Relatórios de atividades do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais - CRPE/MG.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais - Minas Gerais

CRPE-MG_m001p01 - Correspondências sobre Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais, 1957

Correspondência enviando exemplar do relatório de atividades do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE/MG;
Correspondência sobre curso de aperfeiçoamento de pesquisadores sociais;
Discurso do professor Mário Casassanta na sessão solene de instalação do Centro Regional de Pesquisas Educacionais, no dia 04 de fevereiro de 1957;
Correspondência sobre inauguração do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais - CRPE/MG;
Correspondências sobre a visita de professores ao Brasil para estudos e pesquisas.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais - Minas Gerais

COLTED_m022p01 - Documentação a Respeito de Diversas Publicações, 1966 - 1967

Parecer sobre a série de leitura “Alegria de Ler”, da Editora Abril, feito por profissionais do CRPE-MG a pedido do CRPE-SP;
Relação de livros publicados pela Editora Paulo de Azevedo Ltda para o Curso Primário;
Correspondência enviada por Jairo Marques Netto, Gerente da Companhia Editora Nacional – Filial do Rio de Janeiro, à Biblioteca do INEP com lista de livros e valores;
Relação de livros didáticos vendidos pela Livraria Agir Editora – novembro 1966;
Correspondência enviada pela Cia. Brasileira de Divulgação do Livro (Bradil) ao INEP com relação de livros publicados por ela e que não foram selecionados pela Comissão de Seleção de Obras;
Correspondência enviada por Claudio de Souza, Assistente Executivo da Abril Cultural, a Carlos Corrêa Mascaro e Ruy Baldaque, Diretores do INEP e da COLTED, em que solicita que o INEP faça estudo crítico a respeito dos volumes da série “Alegria de Ler” que não foram selecionados, a fim de que pudessem corrigir eventuais erros;
Correspondência enviada por Elza Nascimento Soares Alves ao Diretor Substituto do CBPE, em que comunica o pedido de estudo crítico feito pelos editores da série “Alegria de Ler”;
Correspondência enviada por Péricles Madureira de Pinho, Diretor Substituto do INEP, a Claudio de Souza, da Abril Cultural, em que envia cópia das observações feitas sobre a série “Alegria de Ler” feitas pela Divisão de Aperfeiçoamento de Professores do CRPE-MG;
Correspondência enviada por Geraldo Jordão Pereira, Diretor Adjunto da Livraria José Olympio Editora, a Péricles Madureira de Pinho com apresentação e oferta do livro “A Tradição Afortunada (O Espírito de Nacionalidade na Crítica Brasileira)”, de Afrânio Coutinho;
Correspondência enviada pela Reper Editora e Publicidade ao Diretor do INEP com apresentação e oferta do livro “O Continente da Paz – Geografia da América”, de autoria de Nelson de Sousa Lima e Raimundo Olavo Coimbra;
Correspondência enviada por Heli Menegale a Carlos Mascaro em que apresenta a Professora Angélica Rezende Garcia, autora de obras sobre folclore brasileiro, para possível inclusão de suas obras nas listas de obras selecionadas pela COLTED;
Correspondências trocadas entre diretores da COLTED e do INEP comunicando envio e recebimento do Trabalho de Levantamento dos Títulos de responsabilidade do Sindicato Nacional dos Editores de Livros;
Correspondências enviadas por Leosthenes Christino, Diretor Executivo da COLTED, ao Diretor do INEP, com remessas de publicações para fins de seleção;
Correspondência enviada por Waldemiro Potsch a Carlos Correa Mascaro, Diretor do INEP, a respeito da obra “O Brasil e suas riquezas”;
Correspondência enviada por Arminda Neves d’Almeida, Diretora do Museu Villa-Lobos, ao Diretor do INEP, em que sugere que o INEP adquira exemplares do livro “Villa-Lobos le musicien poète”, do musicólogo Marcel Beaufils, publicado pela Editora Agir e pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina, em Paris;
Correspondência enviada ao INEP por Francisco da Silva Ramos, da Distribuidora Record de Serviços de Imprensa Ltda, em que comunica o envio de um exemplar do livro “Ensinando a ensinar”;
Correspondência enviada por Abilio Balbino da Silva, da Editorial Irradiação s/a, a Lúcia Pinheiro, do INEP, com obras a serem analisadas pelo INEP;
Correspondência enviada por Bruno Buccini a Carlos Correa Mascaro, Diretor do INEP, com relação de obras a serem analisadas para aquisição pelo INEP e lista de preços de publicações do Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas;
Correspondência enviada pela Editora do Mestre à COLTED com coleção de obras escritas por Carolina Rennó Ribeiro de Oliveira;
Correspondência enviada por Maurício Pinheiro, Diretor Substituto da Fundação Getúlio Vargas, ao Diretor do INEP comunicando o envio do exemplar “Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa e Regência Verbal”, de Arthur de Almeida Torres;
Correspondência enviada por Celia Augusta T. Marques a Carlos Correa Mascaro, Diretor do INEP, comunicando o envio do exemplar de “Alegria de Ler”;
Correspondência enviada por Antônio Xavier Teles, representante da Editora J. Ozon e da Editora Ática, a Péricles Madureira de Pinho, Diretor do CBPE, com apresentação de livros para serem analisados para aquisição pelas bibliotecas do CBPE;
Correspondência enviada por Yolanda Paes Leme Kruel ao Ministro da Educação e Cultura com relação de obras a serem analisadas;
Correspondência enviada ao Prof. Carlos Mascaro pontuando melhorias para as obras da editora EDART encaminhadas para avaliação;
Relação de livros destacados pela DAM, representada pela diretora Lucia Marques Pinheiro, a respeito das obras da editora EDART e Fundação Brasileira para o Desenvolvimento das Ciências;
Relação de livros recebidos no CBPE.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

CEOSE-CROSE_m038p02 - A Iniciativa CROSE em Minas Gerais, 1966

Pierre Furter (UNESCO), encaminha ao Carlos Correa Mascaro, diretor do INEP, relatório sobre sua participação na Semana de Educação, em Belo Horizonte;
Pierre Furter, encaminha informe ao Carlos Mascaro, sobre sua participação no Seminário Internacional de Desenvolvimento Político em Minas Gerais;
Informativo de Pierre Furter, sobre participação em conferencias em Curitiba e encontros do CROSE;
Relatório de Jacques Torfs, para a UNESCO, informando sobre sua viagem a Belo Horizonte, sobre interesses educacionais e instalação dos CROSE;
Informe de designação de Jacques Torfs, para participação do Grupo Especial de Estudos da Reforma Administrativa da Secretaria de Educação, do Estado de São Paulo;
Estudos investigativos de Jacques Torfs, no CRPE-MG;
Textos expositivos sobre a escolha de uma profissão na adolescência;
Documentos sobre a participação de Michel Debrun, na Semana de Educação em Belo Horizonte.

Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CROSE

CEOSE-CROSE_m062p01 - Correspondências Informando Atividades de Jacques Torfs, Michel Debrun e Pierre Furter nos CEOSE/CROSE, 1966

Correspondência enviada ao coordenador do CROSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre organização dos CROSE no Estado de Santa Catarina;
Correspondências enviadas ao coordenador do CROSE, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando documentos recolhidos em sua viagem a Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a serviço dos CROSE;
Currículo do professor Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, solicitando autorização do programa de viagem aos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina;
Calendário geral das semanas dos CROSE;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, enviando especificações do seu cargo estabelecidas pela UNESCO, em nexo as especificações em francês;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, enviando projeto da utilização do seu tempo de serviço;
Correspondência enviada à professora Zélia Pavão, sobre sua viagem à Curitiba;
Reestruturação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao Conselho Federal da Educação, pelo professor Michel Debrun, sobre projeto do CROSE, dirigido ao professor Mascaro;
Memorando enviado à UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, sobre documento AP (provisório), sobre grandes objetivos educacionais;
Correspondência enviada ao chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre o futuro da Faculdade de Educação de Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao diretor da Divisão de Planejamento da Administração Educacional, enviando notas sobre os CROSE;
Memorando enviado para a UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, enviando resumo de programa que abrange os temas da quarta semana, em anexo o "programa da quarta semana dos "CROSE" sobre planejamento", por Jacques Torfs;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua colaboração com a FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, enviando documento sobre receitas e despesas com o ensino;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, enviando seu parecer sobre a Universidade de Brasília;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua visita a Curitiba e o projeto FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao Sr. M. Welling, pelo professor Michel Debrun, enviando uma cópia do relatório que escreveu para os especialistas responsáveis ​​por examinar os problemas colocados pela reforma da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao Sr. Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando o documento: "Meios Recomendados para a Realização de um Plano Educacional";
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre aluguel de automóvel para locomoção dos peritos;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre participação ao Seminário Internacional de Desenvolvimento Político;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, descrevendo suas principais atividades;
Memorando enviado aos membros da missão de Planejamento de Educação da UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, sobre assuntos tratados no encontro com o professor Abgar Renault, diretor do CRPE de Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao professor Abgar Renault, pelo professor Jacques Torfs, enviando indicações sobre estruturação possível do INEP;
Correspondência enviada para o Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia de carta recebida do Dr. Carlos Pasquale, qual o designa para fazer parte do Grupo Especial de Estudos da Reforma Administrativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;
Correspondência enviada ao diretor do Instituto Internacional de Planificação da Educação, pelo professor Jacques Torfs, sobre conceder bolsa de estudos a candidatos brasileiros;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre a Semana da Educação em Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre viagem a Curitiba;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, solicitando dados sobre o número de representantes na matrícula geral de cada série do sistema de ensino;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, aceitando o convite para participar do projeto;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, sobre colaboração com grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun, sobre confirmação da participação dos peritos da UNESCO à Semana da Educação;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, sobre problemas dos CROSE;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, confirmando participação na Semana da Educação;
Nota enviada pelo professor Michel Debrun, informando comunicado da Universidade de Minas Gerais confirmando a participação dos peritos e de colegas brasileiros. Em anexo a programação da Semana da Educação na Universidade de Minas Gerais;
Entrevista com o professor Carlos Mascaro, novo diretor do INEP;
Correspondência enviada ao diretor do Escritório de Planificação de Educação, pelo professor Michel Debrun, comunicando relatório de uma entrevista com o professor Carlos Mascaro;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, pelo professor Michel Debrun, informando que fora encarregado de preparar o trabalho da missão consultiva, sobre o planejamento de desenvolvimento da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao chefe da Seção do Departamento de Estatística Científica de Ciências Sociais, pelo professor Jacques Torfs, informando indisponibilidade de datas;
Correspondência enviada ao representante residente das Nações Unidas, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia da descrição de sua missão no Brasil;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua visita ao Centro de Pesquisas Educacionais de Belo Horizonte e petição para este Centro;
Telegramas enviados;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre programas dos CROSE;
Correspondência enviada ao professor Pierre Furter, pelo professor Jacques Torfs, sobre estudo de sistema de satélite educacional para televisão educativa;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre o ensino técnico e profissional.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE