Elaboração de um documento crítico sobre a educação no Brasil. Servidores lotados na DEPE. Solicitação de reunião entre os coordenadores da divisões de pesquisas do CBPE. Solicitação de estudo sobre as anuidades escolares nos estabelecimentos de ensino particular. Relatório de viagem ao CRPE em Salvador. Convite a inauguração do Instituto Benjamin Constant. Analises de produtos publicados pelo INEP. Solicitação de alteração de critérios de remuneração de cargos de chefia. Solicitação de alteração no Regimento da Conferência Nacional de Educação. Análise de Ante-Projeto de Lei sobre o Plano Nacional de Educação.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Instruções especiais para os exames das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª séries, de prova oral e escrita; Modelos de provas escritas e orais para as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª séries; Tabela para correção da redação; Instruções relativas ao emprego da tabela de correção e a apuração das provas de redação; Instruções especiais para o julgamento das provas escritas da 5ª série.
Relatório da primeira Semana de Estudos da EATEP, realizada no período de 27 de novembro a 2 de dezembro de 1967, tendo como tema "princípios básico de alfabetização"; Informações sobre a I Semana de Estudos; Objetivos da educação - Instrumento de avaliação dos currículos da escola primária; Métodos e ensino da leitura; Diagnóstico da leitura; Bases para uma reforma de educação no período de escolaridade obrigatória - III Conferência Nacional de Educação; Texto sobre novos recursos para iniciação à leitura e a escrita; Texto sobre domínio pelas crianças da escola primária e os conceitos e vocabulário envolvidos no ensino da geografia.
Relatórios do primeiro ao sétimo encontros da Comissão de Técnicos em Avaliação e Testes. Instituída em 1968 pela equipe de assistência técnica ao ensino primário. Em anexo: o plano para elaboração de testes de prontidão e de escolaridade e o histórico dos testes A-B-C que objetivam avaliar o nível de maturidade psicomotora da criança; Teste-diagnóstico forma A: tem como principais objetivos analisar os fenômenos da evasão e da repetência na escola primaria brasileiras identificar-lhes as causas e propor a alguns Estados da Federação medidas capazes de reduzir a incidência desses fenômenos; Teste-diagnóstico forma B: técnica de aplicação.
Modelos de testes enviados por Berenice Bastos: linguagem, matemática, estudos sociais e ciências. Encaminhados pela Divisão de Currículo e Supervisão da SEEC/EATEP; Orientação para a professora sobre a ficha de avaliação do aluno; Tabela de porcentagens.
Relatório das atividades da Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário no ano de 1968 - Rio de Janeiro; Relatório da I Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: Princípios Básicos de Alfabetização - Rio de Janeiro; Resumo das atividades desenvolvidas durante a I Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: Princípios Básicos de Alfabetização - Rio de Janeiro; Relatório da II Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: objetivos da escola primária - currículo e plano piloto da EATEP - Rio de Janeiro; Resumo das atividades da II Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: objetivos da escola primária - currículo e Plano Piloto da EATEP - Rio de Janeiro; Resumo das atividades da III Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: situação do ensino primário no Brasil - currículos - Belo Horizonte.
Relatório do I Encontro entre Técnicos do INEP e do Instituto de Seleção e Orientação Profissional - ISOP, contendo o parecer de cada participante sobre os planos a serem adotados pelo ISOP, para a realização de uma pesquisa de âmbito nacional, visando conhecer e avaliar a realidade do ensino e aprendizagem no segundo ciclo do grau médio.
Realização da Secretaria de Educação e Cultura do estado de Sergipe em atendimento ao programa Operação-Escola; Expansão e aperfeiçoamento físico da rede e melhoria da qualidade de ensino; Aperfeiçoamento de pessoal "manutenção da rede";