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Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE Item
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ENCONTRO_m261p02_BoletimInformativo106IIConferenciaNacionalEducacao_1966

Boletim Informativo número 106, de maio de 1966 produzido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), com os resultados da II Conferência Nacional de Educação ocorrida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURGS) de 26 a 30 de abril de 1966. Traz ainda estudos sobre ingresso de alunos em cursos superiores no Brasil em 1964 e dados sobre a educação brasileira à época.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE)

CEOSE-CROSE_m056p02 - Entrevista com o Diretor do Inep, Projeto CROSE e Informações das Atividades dos Centros Regionais, 1966

Entrevista feita com o professor Carlos Mascaro, novo diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun;
Correspondência enviada ao diretor do Escritório da Planificação da Educação, pelo professor Michel Debrun, enviando um relatório de uma entrevista com o professor Carlos Mascaro;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre a reforma da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao assistente especial da Casa Civil do Estado da Guanabara, enviando informações sobre os planos do Governo do Estado da Guanabara, em vista do desenvolvimento racional de planejado da região do Rio de Janeiro;
Programação das semanas do projeto do CROSE;
Correspondência enviada ao Dr. Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, solicitando instruções necessárias para obter passagens correspondentes às viagens;
Informações prestadas pela diretoria executiva do CBPE, a respeito das atividades do Centro Brasileiro e dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais em 1962, com breves notas históricas sobre os objetivos dos mesmos centros.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m056p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas pelos Peritos Da UNESCO, 1966

Correspondência enviada ao chefe da missão UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre cópia de carta dirigida ao Dr. H. Diez-Hoehleither;
Relação da despesa referente ao mês de agosto;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, pelo professor Jacques Torfs, sobre visitas para colaboração com grupo de trabalho de Brasília;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre convite para colaboração a pesquisa da FUNDEPAR, sobre conhecimento da realidade educacional paranaense;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, solicitando dado para estudo quantitativo da situação educacional no Brasil;
Receitas e despesas com o ensino, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, enviando documentos sobre receitas e despesas com ensino;
Correspondência enviada ao diretor adjunto do CBPE, pelo professor Jacques Torfs, solicitando máquina de escrever;
Correspondência enviada ao representante residente das Nações Unidas, pelo professor Jacques Torfs, enviando lista de objetos pessoais esperados provenientes de vários países;
Correspondência enviada ao chefe da missão UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre parecer sobre sua missão na Bahia e Belo Horizonte, e visita à Universidade de Brasília;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, sobre o projeto FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre automóvel para locomoção dos peritos;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo perito Pierre Furter, sobre participação ao Seminário Internacional de Desenvolvimento Político;
Correspondência enviada para Divisão de Pessoal, pelo professor Jacques Torfs, enviando recibo de viagem;
Correspondência enviada ao chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre assuntos tratados com o professor Abgar Renault;
Correspondência enviada ao professor Abgar Renault, pelo professor Jacques Torfs, enviando indicações sobre estrutura possível do Instituto Brasileiro de Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pelo secretário da educação, comunicando sua designação para compor grupo especial de estudos da reforma administrativa da Secretaria da Educação;
Correspondência enviada o chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, com cópia de carta recebida pelo Carlos Pasquale, na qual designou o professor Jacques para o grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre participação no grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do Departamento Educacional do EPEA, pelo professor Jacques Torfs, comunicando que a Conferência de Estudos Regionais sobre as Inversões no Campo da Educação na América Latina, será realizada em dezembro;
Correspondência enviada ao diretor do Instituto Internacional de Planificação da Educação, pelo professor Jacques Torfs, sobre conceder bolsas a candidatos brasileiros particularmente merecedores.
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre a Semana da Educação em Belo Horizonte, em agosto de 1966;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre viagem a Curitiba e solicitação de instrução para aquisição dos bilhetes de passagem;
Correspondência enviada ao Dr. Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando o documento: "Meios recomendados para a realização de um plano educacional";
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, enviando relatório;
Meios recomendados para a realização de um plano educacional;
Correspondência enviada ao diretor executivo do CBPE, pelo professor Michel Debrun, solicitando pagamento;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre atividades em junho e julho de 1966;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun, enviando cópia de carta confirmando a participação dos peritos da UNESCO na Semana da Educação;
Programação da Semana da Educação da Universidade de Minas Gerais;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, pelo professor Michel Debrun, confirmando sua participação;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furer, informando sua estadia em Curitiba;
Correspondência enviada ao professor Angel Marqués, do CRPE de São Paulo, pelo professor Michel Debrun, relatando os problemas educacionais da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre programas dos CROSEs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, informando suas atividades em Brasília e em São Paulo;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre ensino técnico e profissional e sobre pesquisas educacionais em Belo Horizonte;
Pré-plano de pesquisa: Influência de interesses profissionais na escolha de carreiras liberais; Níveis de aspiração profissional em adolescentes;
Correspondência enviada ao secretário da educação do estado de São Paulo, pelo professor Jacques Torfs, enviando uma nota sobre o diagnóstico da situação educacional elaborado pelo EPEA.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m055p01 - Correspondencias Diversas sobre CEOSE e Relatórios Produzidos pelos Peritos da UNESCO, 1967

Recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacionais do Estado de Santa Catarina, por Jacques Torfs;
Aspectos sobre o ensino médio;
Princípios de reforma administrativa, propostos para a Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, por Michel Debrun;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, enviando "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do estado de Santa Catarina" e "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do estado de Goiás";
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, sobre autorização de pagamento;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, enviando "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do Estado do Rio Grande do Sul";
Correspondência enviada ao secretário de educação da Paraíba, pelo professor Michel Debrun, enviando uma nova versão do anteprojeto de reorganização da Secretaria de Educação da Paraíba;
Correspondência enviada ao secretário geral do MEC, pelo coordenador dos CEOSE, submetendo o plano do seminário de administração e planejamento;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador dos CEOSE, sobre afastamento temporário de perito;
Correspondência enviada ao Dr. Nilo Tavares, pela secretária executiva dos CEOSE, sobre apresentação do documento: "recomendações sobre a reorganização do regulamento da secretaria de educação e cultura do Estado de Goiás";
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador da comissão dos CEOSE, sobre liberação de verbas;
Comunicado de licença para tratamento de saúde, da funcionária Tereza Maria da Costa;
Sugestões para o programa do curso de treinamento em planejamento educacional;
Seminário de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada ao gerente da VASP, pelo diretor do INEP, sobre devolução de bilhete;
Sugestões para nova redação da página 2, do projeto de lei sobre o planejamento;
Correspondência enviada ao chefe da UNESCO, em missão no Brasil, enviando documentos;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura, enviando sobre remuneração de professores do ensino primário;
Correspondência enviada ao professor Carlos Alberto Sampaio, pelo professor Michel Debrun, sobre colaboração;
Desenvolvimento de projeto;
Aspectos do ensino primário;
Informações sobre o Conselho Estadual de Educação do Paraná; sobre o ensino supletivo e a educação de adultos; sobre o professorado primário em exercício;
Esboço de projeto da organização do Departamento de Cultura;
Correspondência enviada ao professor José Medeiros Vieira, enviando princípios da filosofia da reforma; sugestões de modificações ao texto em conjunto;
Correspondências enviadas ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, sobre autorização de pagamento;
Correspondências enviadas aos gerentes da Aviação Aérea São Paulo (VASP), dos Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul e do Banco do Brasil S. A. agência Botafogo, pelo diretor do INEP, sobre mudança no nome de conta corrente;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre ressarcimento de despesas;
Correspondência enviada ao diretor do CBPE, pela professora Solage Maria Dias de Brito, sobre autorização para participar de pesquisas realizadas pelo CBPE;
Dados sobre a atuação do Governo Federal, no setor do ensino, do estado do Rio Grande do Sul;
Correspondência enviada ao coordenador geral dos CEOSE, pelo professor Michel Debrun, enviando sua contribuição ao relatório CEOSE do Paraná;
Correspondência enviada ao superintendente da Sudene, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando realização em Recife de um encontro regional, com autoridades e técnicos no campo da educação;
Plano de educação estadual, por Jacques Torfs;
Conteúdo de um plano educacional de emergência, com intenção de definir a execução de programas e despesas globais em 1967 e 1968;
Conteúdo de um plano estadual de educação, por Jacques Torfs;
Assistência técnica aos estados no campo da educação;

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CBPE_m059p01 - Objetivos da Campanha de Defesa da Escola Pública, 1960 - 1962

Relatório dos objetivos da Campanha de Defesa da Escola Pública, relatando sobre o surgimento da Campanha, provocada pela indignação do Projeto de lei "Diretrizes e Bases da Educação Nacional" que tinha como função a reorganização do Ensino Público. O objetivo central da Campanha é o fornecimento de Ensino com qualidade e eficiência para todas as camadas da população proporcionando o mesmo sem restrições econômicas, ideológicas, raciais, sociais ou religiosas. Lista de publicações dos Centro Regionais e os relatos, com breve histórico, sobre fundação, objetivos e atividades dos trabalhos realizados pelo CBPE e seus Centros Regionais, no campo do Ensino, dos anos 1961 e 1962.

CBPE_m052p01 - Relatórios de Atividades do CBPE e suas Divisões, 1957 - 1969

Relatório sucinto das atividades do CBPE correspondentes ao ano de 1969;
Relatório das atividades do INEP durante o ano de 1967;
Relatório do 2º trimestre de 1957 do CBPE;
Agenda da 1ª reunião da Comissão Consultiva;
Plano de organização do CBPE e Centros Regionais;
Relatório do 4º trimestre de 1957;
Relatório das atividades desenvolvidas em 1968 da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério;
Informações sobre o CBPE, em inglês e francês;
Relatório de atividades do perito da UNESCO, do período de dezembro de 1955 a 1957, por Andrew Pearse;
Decreto nº 38.460 de 28 de dezembro de 1955 que institui o CBPE e Centros Regionais;
Relatório de atividades da Divisão de Estudos e Pesquisas Sociais do CBPE, de julho a outubro de 1957;
Relatório do 3º trimestre de 1957;
Relatório da DEPE, do CBPE;
Relatório das atividades realizadas no 3º trimestre de 1957 da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério;
Relatório geral do CBPE do período de 1956 a 1960
Informações sobre a administração do CBPE;
Informações sobre os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais.

CBPE_m050p05 - Sugestões do Centro Latino Americano de Pesquisas em Ciências Sociais ao CBPE e Outros Documentos sobre Pesquisas e Atividades, 1973

Sugestões do Centro Latino Americano de Pesquisas em Ciências Sociais ao CBPE;
Temas para pesquisa sócio educacional;
Subsídios para orientação dos trabalhos das comissões;
Relatório de Nádia Franco da Cunha para estudo da programação de pesquisas em 1972 e 1973;
Relatório de atividades do INEP.

CBPE_m049p14 - Informação sobre Especialistas para CBPE - Documento UNESCO, 1954

Documento da UNESCO que apresenta postos de trabalho de antropólogo e sociólogo com especialização em pesquisas educacionais para as atividades do Centro de Altos Estudos Educacionais no Brasil (que seria nomeado Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE). O texto apresenta os motivos da procura dos especialistas, o contexto educacional brasileiro e breve descrição de atividades.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

CBPE_m049p12 - Observações sobre o Programa do Centro Brasileiro de Estudos em Matérias de Educação, 1956

Texto expositivo que trata de apresentar objetivos e trabalhos do CBPE a fim de efetuar pesquisas sobre condições sociais e educacionais que prevalecem no país como um todo e em cada uma de suas partes, com vistas a orientar o planejamento de políticas para a educação. O autor infere que a pesquisas do Centro não é a pesquisa científica ou sociológica pura, mas sim a aplicação da pesquisa sócio-pedagógica à política escolar. O texto aponta para um equilíbrio entre os domínios sociológico e pedagógico, o que impõe a necessidade do envolvimento de especialistas de disciplinas diferentes. Há menção ao “Document Klinberg” considerado no texto uma carta sociológica e educacional do Brasil, e afirma que o trabalho do CBPE demanda um inventário sociológico e pedagógico que não seria jamais terminado, e que “deve sem cessar ser atualizado”.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

CBPE_m049p09 - Histórico do desenvolvimento do INEP e CBPE, 1957 - 1967

Documento pela Divisão de Documentação e Informação Pedagógica (DDIP) contendo histórico da criação e desenvolvimento do INEP, características administrativas e objetivos do órgão; Cópias de jornal da criação do CBPE pelo Decreto 38.460 de dezembro de 1955; Entrevista com o Prof, R Atcon e Prof. Jayme Abreu em 1967, sobre a educação brasileira e o INEP; Nota informativa em francês sobre o CBPE; Artigo em francês de Péricles Madureira Filho que examina a estrutura do CBPE, suas pesquisas e publicações produzidas em 1964; Texto expositivo sobre o INEP e o CBPE pela professora R. Tavares em 1957.

CBPE_m049p07 - Relatório do Exercício de Atividades, 1975 - 1976

Relatório – Resumo – das atividades e ações do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) no ano de exercício de 1975 para atingir as metas prioritárias do Plano Setorial de Educação e Cultura de 1975/1979. Relatório apresenta as atividades de pesquisas concluídas e em andamento das suas duas coordenadorias: Coordenadoria de Estudos e Pesquisas Educacionais (COEPE) e Coordenadoria de Documentação e Informações Educacionais (CODIE).

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

CBPE_m049p05 - Relatório de Atividades do Primeiro Trimestre, 1957

Relatório das atividades do primeiro trimestre de 1957 descrito pelo professor Péricles Madureira de Pinho, diretor executivo do CBPE, contendo ações e projetos da instalação da nova sede do CBPE, suas instalações, como também contém um relatório das suas divisões: Divisão de Estudos e Pesquisas Sociais – DEPS, Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais – DEPE e a Divisão de Experimentação e Demonstração Pedagógica. Em anexo as normas de trabalho da contabilidade do CBPE.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

CBPE_m049p04 - Projeto para Criação do Centro de Altos Estudos Educacionais - Brazil Project, 1953

Projeto contendo justificativas para a criação do Centro de Altos Estudos Educacionais, este que viria a ser o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais através do decreto 38.460 de 28 de dezembro de 1955. O projeto apresentado trata de um apoio conjunto entre INEP, o Ministério da Educação e Saúde (MES) e UNESCO e é nomeado de Brazil Project (Projeto Brasil) com o intuito de desenvolver um programa de pesquisas na área econômica, social e cultural da educação brasileira.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

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