Correspondência recebida pelo INEP/SOE referentes aos questionários enviados aos professores primários das localidades constantes da relação em anexo, contendo informações sobre o sistema de ensino, como subsídios para elaboração do programa mínimo para o ensino primário, a ser distribuído nas unidades federadas.
Correspondência contendo informações solicitadas pelo grupo especial do projeto Operação-Escola à Coordenação da Área de Educação do Centro Nacional de Recursos Humanos - CNRH, referentes aos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Santa Catarina.
Dados relativos ao projeto Operação-Escola, do estado do Pará, Niterói, Distrito Federal; Correspondência contendo informações sobre a liberação de recursos para o referido projeto
Correspondência da Coordenadoria da Área de Educação do Centro Nacional de Recursos Humanos - CNRH, referente ao projeto Operação-Escola nos estados do Piauí e Paraíba, contendo plano de aplicação de matrícula nos estabelecimentos de ensino primário.
Projeto Conjunto MEC-INEP/UNICEF/UNESNO. Roteiro para o relatório final dos cursos; Correspondência enviada pela Coordenadora do Grupo Especial da Operação-Escola para o Secretário de Educação do Estado solicitando informações sobre a Operação-Escola; Relatório das atividades desenvolvidas na reunião realizada com a finalidade de apreciar o documento suplementar do "Programa Estratégico - Operação-Escola".
Correspondência enviada pela Técnica da Equipe de Ensino Primário e Médio - EEPM Maria da Gloria Corrêa Lemos, encaminhando relatório das atividades do Encontro de Coordenadores de Cursos, organizado pelo PREMEM-MEC e realizado na Escola do Estado Maior do Exército; Relatório em anexo.
Correspondências relacionadas ao processo INEP/MEC sobre reforma do ensino primário; Correspondências relacionadas a reforma do ensino primário e médio; Correspondência, em espanhol, sobre alfabetização funcional. Folder sobre a campanha; Correspondência sobre o Diretor do "Centro Regional de Alfabetizacion Funcional en las Zonas Rurales de America Latina" de Patzcuaro, México, ao Senhor Ministro da Educação e Cultura oferecendo bolsas para o Curso sobre Alfabetização Funcional realizado, na sede do CREFAL, de 1º de junho a 27 de novembro.
Correspondência da Coordenadoria do Serviço de Assistência Técnica - SAT, comunicando as diretrizes do terceiro Plano de Operações de um projeto de educação primária e normal do Brasil, para o triênio 1970/72, com a assistência financeira da UNICEF, e assistência técnica da UNESCO; Correspondências: com informações da Editora Abril Cultural sobre a coleção Curso Intensivo Ginasial; terceiro Plano de Operações; e sobre a atuação dos peritos que integraram a Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário - EATEP.
Correspondência enviada ao Diretor do Departamento de Recursos Humanos da USAID, pelo Diretor do INEP e Coordenador Geral do SAT Walter de Toledo Piza, formalizando o interesse do INEP/SAT na aplicação de recursos do acordo MEC/USAID/CONTAP de seiscentos mil cruzeiros que não puderam ser usados e solicitando providencias para a utilização; Designação da professora Linda Ganey Andrade, para chefiar a equipe de levantamento e diagnóstico do SAT e do Sr. Newton de Araújo Queiroz como técnico em pesquisas.
Correspondência relacionada à programação do MEC para o desenvolvimento dos projetos prioritários na região Sul, aos quais o INEP proporcionará assistência técnica através de cursos e treinamento de pessoal.
Correspondências do CRPE/RS, recebida pelo SAT, referente ao encaminhamento de certificados de conclusão de curso dos alunos bolsistas do curso de formação de professores supervisores, para assinatura do Diretor do INEP Walter de Toledo Piza.
Correspondência enviada pela Chefe de Equipe de Ensino Primário e Médio SAT/INEP propondo designação da professora Maria Terezina de Mello Eboli para prestar colaboração eventual da equipe; solicitando indicação da professora Idarina Marinho de Figueiredo para exercer função no projeto MEC-INEP/UNICEF/UNESCO; Correspondências, enviadas pelo Diretor do INEP e Coordenador Geral do SAT Walter de Toledo Piza, enviando exemplar do relatório final das atividades desenvolvidas pelo projeto MEC-INEP/UNICEF/UNESCO, no decorrer do segundo Plano de Operações 1967-1969; Correspondências, enviadas pelo Diretor do INEP e Coordenador Geral do SAT Walter de Toledo Piza, atendendo à solicitação de encaminhamento de programação desenvolvida no INEP na área de atuação da SUDAM.
Correspondência enviada pela diretora do Departamento do Ensino Fundamental - DEF referente ao estágio das professoras Joanna Mader Elozari Coaracy e Elody Ferreira Cordeiro, integrantes do grupo INEP/DEF, para elaboração do projeto MEC/INEP/UNICEF/UNESCO; Correspondência enviada pela Coordenadora Federal do Projeto MEC-INEP/UNICEF/UNESCO reiterando a disposição em receber as professoras Joanna Mader Elozari Coaracy e Elody Ferreira Cordeiro para estagiar no projeto.
Correspondência enviada pela Fundação Educacional Padre Landell de Moura - FEPLAM sobre a participação e colaboração da professora Norma Porto, representante do IPEA, no II Seminário Brasileiro de Radiotelevisão Educativa.
Correspondência enviada pela Comissão Nacional de Assistência Técnica do Ministério das Relações Exteriores cumprimentando o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP e comunicando que, de acordo com recomendação do Administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, Sr. Paul Hoffman, os Estados-Membros daquele Programa deverão apresentar os pedidos de assistência técnica relativos aos projetos que foram executados no biénio 1967-1968 e que deveriam ter continuidade após 31 de dezembro de 1968; Formulação dos pedidos do Setor de Assistência Técnica do PNUD.
Correspondências informando sobre a extinção da Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário - EATEP; Relação do material de consumo, limpeza e permanente de escritório existente em estoque na EATEP até a data de 25/03/1969; Propostas de metas para EATEP; Programa de atividades do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP no período de 1968 a 1971; Informações sobre a segunda etapa do trabalho da EATEP. Comunicado sobre a realização da V Semana de Estudos INEP/EATEP; Ata da reunião de 2 de agosto de 1966 com Dr. Carlos Mascaro para uma visão geral do trabalho da Equipe do Ensino Primário; Objetivos Nacionais da Educação Brasileira; Comunicado sobre convênio de cooperação e assistência técnica assinado pelo MEC com a USAID; Relatório das atividades da equipe de assistência técnica ao ensino primário no ano de 1968; Informações sobre o programa de pesquisa da EATEP; Programa para o desenvolvimento de uma "nova mentalidade" para com a educação primária no Brasil; Programa de assistência técnica direta aos estados selecionados; Relatório da viagem à São Paulo; Guia para análise dos problemas de supervisão na escola primária; Formação e aperfeiçoamento de professores; Estudo sobre as características de professor eficiente; Guia para análise da administração; Para consideração da equipe: os custos da evasão e repetência na educação primária brasileira; Relatório especial: instrução programada - uma nova modalidade de ensino; Guia para análise de problemas no currículo escolar primário; Para consideração da equipe: método proposto para o trabalho em Pernambuco e outros estados; Descrição detalhada do modelo de material que mereceu prioridade absoluta (manual de trabalho em brochura, sobre "Estudo da Distribuição Eficiente das Verbas da Educação Primária") de acordo com a solicitação do Dr. Mascaro, na reunião de 21 de dezembro de 1966, para ser usado na reunião dos secretários de educação e diretores do MEC em 10/01/1967 em Brasília; Seleção dos estados para o Estudo do Problema do Fluxo Estudantil na Educação Primária Brasileira, por H. R. White; Implantação de um sistema de avaliação do ensino primário;
Relatório das principais atividades do CRPE-RS, referente ao período de 1968, exceto os meses de abril e julho; Correspondência interna sobre sugestão de plano de atividade para op SRAV-RS durante o ano de 1969; Fotos CFPS - Exposição de Trabalhos; Ementa do curso sobre recursos audiovisuais para alunos do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia da UFRGS.
Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS
Resumo das atividades realizadas pelo Centro Audiovisual e Planejamento para o ano de 1964; Correspondência informando transferência do Centro de Audiovisual, no DNE, para o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP; Correspondência informando levantamento do material existente nos Centros Audiovisuais; Dados, enviados ao Diretor, sobre as devidas providências tomadas para a regularização da nova situação administrativa; Termo de transferência para o INEP; Informações sobre o pessoal; Inventários do patrimônio do Centro Audiovisual.
Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS
Projeto I, sobre educação em município de características agrícolas e industrialização no núcleo urbano, da Divisão de Estudos e Pesquisas Sociais~- DEPE (Santa Cruz do Sul); Correspondências enviadas e recebidas pelo Diretor do CRPE, professor Alvaro Magalhães, sobre assuntos diversos e desenvolvimento do projeto de escolas experimentais do estado do Rio Grande do Sul.
Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS
Correspondência enviada por Maria Graziela Peregrino, diretora do CRPE-NE, a Ayrton de Carvalho Mattos, diretor do INEP, com relatórios de Movimento de Audiovisuais e Biblioteca do Centro de Treinamento Educacional; Correspondências entre CRPE-PE e INEP a respeito de assuntos administrativos; Termo de Apuração de Coleta, Mapa de Apuração de Licitação, Autorização de Compras n° 28/74, assinados por Maria Graziela Peregrino; Correspondências com propostas de fornecimento de materiais ao CRPE-PE; Boletim da Agência Nacional do Recife, em que consta notícia referente ao Levantamento efetuado pelo CRPE-PE, referente a Bases para Reformulação de Currículos e Programas; Correspondência enviada ao INEP com resumo referente a treinamentos realizados no CRPE-PE pela PROCARTA.
Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE
Correspondências trocadas entre CRPE-PE e diretoria do INEP a respeito de assuntos administrativos, como emissão de certificado de trabalho no CRPE-NE, instalação de serviços de Correio, execução de obras, envio de recorte do Diário de Pernambuco de 17 de janeiro de 1974, sobre “Materiais para Experimentação”; Declaração de opção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de José Francisco Carneiro; Correspondência enviada por Humberto Costa Vasconcelos, Coordenador Executivo do V Seminário Brasileiro de Teleducação, com o objetivo de divulgar a programação e convidar um representante do INEP para o evento.
Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE
Correspondências acerca da aprovação do projeto de pesquisa “O Ensino Médio no Recife”, por Itamar de Abreu Vasconcelos; Pesquisa “O Ensino Médio no Recife”, relatório realizado no Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Recife - CRPE/RE.
Correspondências solicitando informações e instruções referentes ao convênio do MEC/INEP/SUDENE/USAID/CONTAP e encaminhando rascunho da minuta deste mesmo convênio; Rascunho da minuta do acordo “Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal Docente e Administrativo”; Minuta do acordo “Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal Docente”, precedida de correspondência encaminhando-a; Acordo entre a SUDENE e a USAID para o desembolso e utilização dos fundos do CONTAP; Convênio de relações financeiras SUDENE/CONTAP; Planejamento referente ao I Curso de Atualização de Diretores de Estabelecimentos de Ensino Normal do Nordeste, precedido de correspondência encaminhando-o; Correspondências encaminhando minuta do convênio do MEC/INEP/SUDENE/USAID/CONTAP; Minuta do convênio do MEC/INEP/SUDENE/USAID/CONTAP; Acordo “Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal Docente”.
Correspondências encaminhadas por Gilberto Freyre, diretor do CRPE-PE, a Guido Ivan de Carvalho, diretor do INEP, e Moysés Agamenon Sampaio de Andrade, SUDENE, sobre o envio do modelo de plano de aplicação de recursos técnico-financeiros; Modelo de plano de aplicação de recursos técnico-financeiros; Correspondência propondo utilização de saldo do convênio MEC/SUDENE/SEEC/USAID/CONTAP para Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Institutos de Educação e Escolas Normais do Nordeste; Documento sobre o curso “Aperfeiçoamento de Professores de Institutos de Educação e Escolas Normais do Nordeste”.