Mostrando 5 resultados

Descripción archivística
Curso Primário Unidad documental simple Texto
Opciones avanzadas de búsqueda
Imprimir vista previa Ver :

5 resultados con objetos digitales Muestra los resultados con objetos digitales

CRPE-PE_m011p02 - Relatórios de Atividades Desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco, 1962

Relatórios das atividades desenvolvidas pelo CRPE de Pernambuco em 1962, organizado de acordo com as seguintes divisões ou setores: Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais, Divisão de Estudos e Pesquisas Sociais, Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério, Secretaria Executiva. Anexos da DEPE: Plano Geral para a Experiência de Orientação Profissional, Pesquisas – Pesquisas sobre recursos econômicos para a educação em Pernambuco, Contato DEPE – Municípios, O recife: Seus problemas sociais e educacionais, Seminário sobre o Recife, seus problemas sócio-educacionais, Seminário sobre “O Ensino Médio – tema e Problemas”, Curso sobre: problemas de Planejamento e Programação Educacional – Justificação e Propósito. Anexos da DAM: Curso Intensivo para Professoras Primárias – Convênio com o PABAEE, Curso de Atividades Artísticas, I Semana de Estudos sobre o Livro Didático para o Curso Primário, Círculos de Estudos: Alguns Comentários sobre o uso de Cartilhas, Semana de Estudos sobre a Criança e a Família.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE

COLTED_m003p01 - Reunião do Colegiado da COLTED, 1969

Pauta da reunião do Colegiado da COLTED com os itens: Convênio com a Secretaria de Educação do estado de São Paulo; Livros para alunos do Curso Primário dos Municípios Prioritários; Cronograma dos demais programas da COLTED para 1969; Documento assinado por Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m022p01 - Documentação a Respeito de Diversas Publicações, 1966 - 1967

Parecer sobre a série de leitura “Alegria de Ler”, da Editora Abril, feito por profissionais do CRPE-MG a pedido do CRPE-SP;
Relação de livros publicados pela Editora Paulo de Azevedo Ltda para o Curso Primário;
Correspondência enviada por Jairo Marques Netto, Gerente da Companhia Editora Nacional – Filial do Rio de Janeiro, à Biblioteca do INEP com lista de livros e valores;
Relação de livros didáticos vendidos pela Livraria Agir Editora – novembro 1966;
Correspondência enviada pela Cia. Brasileira de Divulgação do Livro (Bradil) ao INEP com relação de livros publicados por ela e que não foram selecionados pela Comissão de Seleção de Obras;
Correspondência enviada por Claudio de Souza, Assistente Executivo da Abril Cultural, a Carlos Corrêa Mascaro e Ruy Baldaque, Diretores do INEP e da COLTED, em que solicita que o INEP faça estudo crítico a respeito dos volumes da série “Alegria de Ler” que não foram selecionados, a fim de que pudessem corrigir eventuais erros;
Correspondência enviada por Elza Nascimento Soares Alves ao Diretor Substituto do CBPE, em que comunica o pedido de estudo crítico feito pelos editores da série “Alegria de Ler”;
Correspondência enviada por Péricles Madureira de Pinho, Diretor Substituto do INEP, a Claudio de Souza, da Abril Cultural, em que envia cópia das observações feitas sobre a série “Alegria de Ler” feitas pela Divisão de Aperfeiçoamento de Professores do CRPE-MG;
Correspondência enviada por Geraldo Jordão Pereira, Diretor Adjunto da Livraria José Olympio Editora, a Péricles Madureira de Pinho com apresentação e oferta do livro “A Tradição Afortunada (O Espírito de Nacionalidade na Crítica Brasileira)”, de Afrânio Coutinho;
Correspondência enviada pela Reper Editora e Publicidade ao Diretor do INEP com apresentação e oferta do livro “O Continente da Paz – Geografia da América”, de autoria de Nelson de Sousa Lima e Raimundo Olavo Coimbra;
Correspondência enviada por Heli Menegale a Carlos Mascaro em que apresenta a Professora Angélica Rezende Garcia, autora de obras sobre folclore brasileiro, para possível inclusão de suas obras nas listas de obras selecionadas pela COLTED;
Correspondências trocadas entre diretores da COLTED e do INEP comunicando envio e recebimento do Trabalho de Levantamento dos Títulos de responsabilidade do Sindicato Nacional dos Editores de Livros;
Correspondências enviadas por Leosthenes Christino, Diretor Executivo da COLTED, ao Diretor do INEP, com remessas de publicações para fins de seleção;
Correspondência enviada por Waldemiro Potsch a Carlos Correa Mascaro, Diretor do INEP, a respeito da obra “O Brasil e suas riquezas”;
Correspondência enviada por Arminda Neves d’Almeida, Diretora do Museu Villa-Lobos, ao Diretor do INEP, em que sugere que o INEP adquira exemplares do livro “Villa-Lobos le musicien poète”, do musicólogo Marcel Beaufils, publicado pela Editora Agir e pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina, em Paris;
Correspondência enviada ao INEP por Francisco da Silva Ramos, da Distribuidora Record de Serviços de Imprensa Ltda, em que comunica o envio de um exemplar do livro “Ensinando a ensinar”;
Correspondência enviada por Abilio Balbino da Silva, da Editorial Irradiação s/a, a Lúcia Pinheiro, do INEP, com obras a serem analisadas pelo INEP;
Correspondência enviada por Bruno Buccini a Carlos Correa Mascaro, Diretor do INEP, com relação de obras a serem analisadas para aquisição pelo INEP e lista de preços de publicações do Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas;
Correspondência enviada pela Editora do Mestre à COLTED com coleção de obras escritas por Carolina Rennó Ribeiro de Oliveira;
Correspondência enviada por Maurício Pinheiro, Diretor Substituto da Fundação Getúlio Vargas, ao Diretor do INEP comunicando o envio do exemplar “Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa e Regência Verbal”, de Arthur de Almeida Torres;
Correspondência enviada por Celia Augusta T. Marques a Carlos Correa Mascaro, Diretor do INEP, comunicando o envio do exemplar de “Alegria de Ler”;
Correspondência enviada por Antônio Xavier Teles, representante da Editora J. Ozon e da Editora Ática, a Péricles Madureira de Pinho, Diretor do CBPE, com apresentação de livros para serem analisados para aquisição pelas bibliotecas do CBPE;
Correspondência enviada por Yolanda Paes Leme Kruel ao Ministro da Educação e Cultura com relação de obras a serem analisadas;
Correspondência enviada ao Prof. Carlos Mascaro pontuando melhorias para as obras da editora EDART encaminhadas para avaliação;
Relação de livros destacados pela DAM, representada pela diretora Lucia Marques Pinheiro, a respeito das obras da editora EDART e Fundação Brasileira para o Desenvolvimento das Ciências;
Relação de livros recebidos no CBPE.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

CODI-SOEP_m040p01 - Correspondências Solicitando Ensino da Constituição nas Instituições Escolares, 1947

Correspondência enviada ao ministro da Educação e Saúde, pelo presidente da Liga da Defesa Nacional, solicitando o ensino e divulgação da Constituição de 1946, nas instituições escolares;
Cópia do ofício do presidente da Liga da Defesa Nacional, que solicita o ensino da Constituição de 1946 na última série do curso primário.

CRPE-PE_m023p01 - Documentos sobre Estudos e Pesquisas em Ensino, 1962

Andamento do projeto "Realidade e Perspectivas em Orientação Profissional";
Relatório de atividades e notícias da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério no mês de dezembro;
Relatório anual do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Recife - CRPE/RE do ano de 1962, com os anexos:

  • Plano geral para a experiência de orientação profissional;
  • Pesquisa sobre os recursos econômicos para a educação em Pernambuco;
  • Trabalho sobre hipóteses para experimentação do método não diretivo;
  • Andamento da pesquisa "recursos econômicos e financeiros para educação em Pernambuco;
  • "O Recife e seus problemas sociais e educacionais”, seminário visando uma aproximação entre homens de estudo e homens de ação;
  • Seminário sobre o ensino médio: temas e problemas;
  • Introdução à crítica do ensino secundário: significado social dos tipos de ensino, por Geraldo Bastos Silva;
  • A nova organização do ensino na França, por J. Ranke;
    Textos em francês para o seminário sobre ensino médio:
  • Uma nova era em educação, por I. L. Kandel;
  • A universidade na época do seu campanário, por Pierre Prégniard;
  • Especialização em escolas secundárias na Inglaterra e País de Gales, por C. H. Dobinson;
  • Problemas do ensino social, por R. P. do Dainvillo;
    Sondagem de opinião do professorado sobre o curso do INEP-PABAEE-CRPE;
    Folha de inscrição do Curso Intensivo de Aperfeiçoamento para Professoras Primárias;
    Resultado parcial da avaliação do Curso de Iniciação à Criatividade Artística;
    Programação da I Semana de Estudos sobre o Livro Didático para o Curso Primário;
    Folha de avaliação para líderes de discussão em grupo;
    Relatório da visita de Janise Pinto Peres, assistente da DAM, a escolas do interior;
    Relatório da viagem da assistente da DAM, professora Janise Peres, pelo Nordeste;
    Anteprojeto da Escola de Demonstração do CRPE de Recife;
    Textos para a I Semana de Recursos Audiovisuais:
  • "Os recursos audiovisuais e a aprendizagem";
  • "O quadro-negro";
  • "Quadros de aviso"; e
  • "O ensino através do filme";
    Trabalho "O ensino das ciências físicas e naturais na escola primária", por Janise Pinto Peres;
    Trabalho "Os estudos sociais na escola elementar", por Janise Pinto Peres;
    Relatório da visita à construção do auditório e da Escola de Demonstração do CRPE no dia 27 de novembro de 1962;
    Ficha para levantamento de informação sobre recursos didáticos dos Institutos de Educação do Nordeste.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE