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Descrição arquivística
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ensino Primário Texto Com objeto digital Português do Brasil
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SOE_m005p01 - Correspondências sobre Questionários enviados aos Professores Primários, 1946 - 1948

Correspondência recebida pelo INEP/SOE referentes aos questionários enviados aos professores primários das localidades constantes da relação em anexo, contendo informações sobre o sistema de ensino, como subsídios para elaboração do programa mínimo para o ensino primário, a ser distribuído nas unidades federadas.

Seção de Organização Escolar - SOE

SOE_m001p01 - Projeto de Adaptação do Ensino Primário e Normal do Pará às Leis Orgânicas Federais, 1946 - 1948

Reorganização do Ensino Normal do Estado;
Aprova regulamento do Ensino Primário;
Regulamento do Ensino Primário;
Regulamento do Ensino Normal no estado do Pará;
Apreciação sobre projetos de adaptação do ensino primário e normal do estado do Pará às leis orgânicas respectivas;
Parecer sobre os projetos de adaptação do ensino primário por Zenaide Cardoso Schultz e Milton de Andrade Silva;
Contém mapas demonstrativos dos resultados obtidos nas escolas de ensino primário do estado - 1946-1948 - pelo serviço de orientação de ensino primário.

Seção de Organização Escolar - SOE

SAT_m017p01 - Pareceres elaborados pela Equipe de Ensino Primário e Médio do SAT, 1968 - 1970

Relação dos trabalhos a serem enviados para a Revista Educación;
Parecer nº 68 de 1968 CN da Comissão Mista, oferecendo a redação final do projeto de lei nº 27 de 1968;
Parecer da chefe da Equipe de Ensino Primário e Médio - EEPM ao projeto que visa a "Elaboração e padronização de escalas de escolaridade";
Parecer da chefe da Equipe de Levantamento e Diagnóstico - ELD;
Parecer da chefe da EEPM ao projeto enviado pelo Diretor do CRPE "João Pinheiro" propondo a criação de um colégio normal, integrado ao conjunto do mesmo Centro;
Parecer da chefe da EEPM ao projeto Colaboração INEP-PREMAR;
Parecer da chefe da EEPM sobre a Criação do Grupo de Trabalho no MEC, para estudar, planejar e propor medidas para atualização e expansão do Ensino Fundamental e do Colegial;
Parecer e opiniões da chefe e membros da EEPM sobre a Revista "Escola Viva";
Parecer da chefe da EEPM;
Algumas notas apreciativas sobre o currículo do ensino primário do Estado do Espírito Santo e da Guanabara;
Parecer da professora Maria Saide ao processo do INEP;
Parecer da EEPM-SAT-INEP sobre projeto de lei nº 1272/68 da Câmara do Deputados
Pareceres de processos INEP-SAT.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m013p01 - Documentos diversos da Equipe do SAT informando sobre Estudos e Projetos, 1970

Sugestões para reformulação do trabalho da EDIT;
Levantamento dos programas que deixaram de ser executados pelo INEP, em face da nova organização departamental do MEC;
Roteiro para entrevista com o Dr. Dumerval Trigueiro Mendes, ex-coordenador dos CEOSE;
Sumário dos estudos dos CEOSE;
Algumas considerações subsidiárias para a dinâmica do trabalho do SAT;
Projeto nº 1: Operação-Escola: com finalidade de atender integralmente à população escolar entre 7 e 14 anos;
Projeto nº 3: Aperfeiçoamento e Treinamento de Professores para o Ensino Primário: com finalidade de melhoria do padrão do ensino primário;
Subsídios para o trabalho de organização do SAT;
Considerações sobre o trabalho realizado no SAT, enviadas ao Dr. Walter de Toledo Piza, Diretor do INEP, por Newton de Araujo Queiroz;
Estudos preliminares para projeto de reconstrução histórica de serviços de assistência técnica em âmbito nacional.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m012p01 - Resumo das atividades INEP/EATEP, 1968

Relatório das atividades da Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário no ano de 1968 - Rio de Janeiro;
Relatório da I Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: Princípios Básicos de Alfabetização - Rio de Janeiro;
Resumo das atividades desenvolvidas durante a I Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: Princípios Básicos de Alfabetização - Rio de Janeiro;
Relatório da II Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: objetivos da escola primária - currículo e plano piloto da EATEP - Rio de Janeiro;
Resumo das atividades da II Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: objetivos da escola primária - currículo e Plano Piloto da EATEP - Rio de Janeiro;
Resumo das atividades da III Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: situação do ensino primário no Brasil - currículos - Belo Horizonte.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m008p01 - Um Sistema de Assistência Técnica, 1970

Estrutura do sistema de atividades básicas e formação dos órgãos culturais e regionais e organogramas;
Informações sobre assistência técnica prestada pelo INEP;
Informações sobre equipe de levantamento e diagnósticos;
Atividades desenvolvidas até setembro de 1970 pela equipe de ensino primário e médio;
Relatório das atividades desenvolvidas pela Equipe de Aperfeiçoamento Técnica do INEP no período de outubro de 1969 a abril de 1970;
Relatório das atividades desenvolvidas no período de outubro de 1969 a abril de 1970;
Programação para 1970, cursos de formação de supervisores;
Programação para 1970, cursos de especialização em administração de sistemas escolares;
Programação para 1970, cursos de aperfeiçoamento para diretores e professores de escolas normais e centros de treinamento;
Programação para 1970, cursos de especialização em currículo e avaliação;
Quadro com número de bolsistas aperfeiçoados, por curso, no período de 1958 a 1969.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m007p01 - Informações sobre a EATEP e seus programas, 1966 - 1968

Correspondências informando sobre a extinção da Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário - EATEP;
Relação do material de consumo, limpeza e permanente de escritório existente em estoque na EATEP até a data de 25/03/1969;
Propostas de metas para EATEP;
Programa de atividades do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP no período de 1968 a 1971;
Informações sobre a segunda etapa do trabalho da EATEP.
Comunicado sobre a realização da V Semana de Estudos INEP/EATEP;
Ata da reunião de 2 de agosto de 1966 com Dr. Carlos Mascaro para uma visão geral do trabalho da Equipe do Ensino Primário;
Objetivos Nacionais da Educação Brasileira;
Comunicado sobre convênio de cooperação e assistência técnica assinado pelo MEC com a USAID;
Relatório das atividades da equipe de assistência técnica ao ensino primário no ano de 1968;
Informações sobre o programa de pesquisa da EATEP;
Programa para o desenvolvimento de uma "nova mentalidade" para com a educação primária no Brasil;
Programa de assistência técnica direta aos estados selecionados;
Relatório da viagem à São Paulo;
Guia para análise dos problemas de supervisão na escola primária;
Formação e aperfeiçoamento de professores;
Estudo sobre as características de professor eficiente;
Guia para análise da administração;
Para consideração da equipe: os custos da evasão e repetência na educação primária brasileira;
Relatório especial: instrução programada - uma nova modalidade de ensino;
Guia para análise de problemas no currículo escolar primário;
Para consideração da equipe: método proposto para o trabalho em Pernambuco e outros estados;
Descrição detalhada do modelo de material que mereceu prioridade absoluta (manual de trabalho em brochura, sobre "Estudo da Distribuição Eficiente das Verbas da Educação Primária") de acordo com a solicitação do Dr. Mascaro, na reunião de 21 de dezembro de 1966, para ser usado na reunião dos secretários de educação e diretores do MEC em 10/01/1967 em Brasília;
Seleção dos estados para o Estudo do Problema do Fluxo Estudantil na Educação Primária Brasileira, por H. R. White;
Implantação de um sistema de avaliação do ensino primário;

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m005p01 - Cópias das portarias de criação do SAT e das Equipes Técnicas Especializadas, 1968 - 1969

Portarias do coordenador do Serviço de Assistência Técnica Walter Toledo Piza, contendo designações de pessoal e classificações de acordo com a tabela de execução;
Portaria nº 233 de 25 de novembro de 1968 que dispõe sobre a extinção da EATEP e dos CEOSE;
Portaria nº 234 de 25 de novembro de 1968 que dispões sobre a extinção do Programa de Assistência Técnica em Educação - PATE;

Portaria nº 9 de 17 de janeiro de 1969 que complementa o disposto nas portarias nº 233 e 234 de 25 de novembro de 1968;
Portaria nº 10 de 24 de janeiro de 1969 que designa as professoras Lúcia Marques Pinheiro, Lyra Paixão e Norma Cunha Osório para constituírem um grupo de trabalho para elaborar a programação no campo do ensino primário normal;

Portaria nº 40 de 21 de março de 1969 que institui o Serviço de Assistência Técnica;

Portaria nº 43 de 26 de março de 1969 que designa Jayme Abreu, Dumerval Trigueiro Mendes, Lúcias Marques Pinheiro, Lyra Paixão, Elza Rodrigues Martins, Elza Nascimento Alves, Norma Cunha Osório, Neuza Rocha Goyano e Linda Ganej Andrade para comporem o conselho deliberativo do Serviço de Assistência Técnica;
Portaria nº 70 de 21 de maio de 1969 que altera a portaria nº 40 de 21 de março de 1969;
Portaria nº 1 de 14 de maio de 1969 que dispõe sobre a constituição de Equipes Técnicas Especializadas;
Portaria nº 70 de 21 de maio de 1969 que altera a portaria nº 40 de 21 de março de 1969;
Portaria nº 79 de 21 de maio de 1969 que altera a portaria nº 40 de 21 de março de 1969.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m003p01 - Documentos diversos sobre a UNESCO, 1966 - 1972

Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), assinado em Londres em 16 de novembro de 1945;
Nota, em francês, resumo à atenção do Dr. Guido Ivan de Carvalho diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP sobre análise rápida do problema das estatísticas educacionais no Brasil;
Tabela com projetos da UNESCO nos período de 1969 a 1972;
Ofícios informando sobre a saúde da Srta. Isabelle Deblé, visita do representante da UNESCO Sr. Ralph Von Gersdorff, bolsas de estudos;
Sugestões para o financiamento de programas e projetos educacionais no Brasil, por Ralph Von Gersdorff;
Breve roteiro para a preparação de projetos educacionais a submeter ao Banco Mundial;
Memorandum sobre o trabalho cooperativo entre o Banco Mundial e a Associação Internacional de Desenvolvimento (International Development Assotiation - IDA), com emendas.
Projeto, em espanhol, de programa e pressuposto para 1969 e 1970 apresentado na Conferência Geral na primeira reunião em Paris, sobre financiamento da educação;
Relatório sobre a participação do INEP/MEC no primeiro Congresso Brasileiro de Bancos de Desenvolvimento, por Ralph von Gersdorff;
Ofício apresentando René Ochs, chefe da divisão de estudos pedagógicos da UNESCO, em visita a vários países da América Latina com objetivo de examinar problemas relativos à documentação pedagógica;
Ofício, em francês, solicitando ajuda para coletar informações para o texto "Estudos no Exterior";
Questionários de pesquisa do curso internacional;
Currículo e sumário, em inglês, sobre as qualificações do Sr. R. C. J. Von Gersdorff;
Programa de cooperação de perito da UNESCO;
Projeto da UNESCO "Missão para Faculdades de Educação";
Missão da UNESCO em Minas em São Paulo;
Descrições de tarefas, em francês, para o posto de assistência técnica;
Organograma da alfabetização funcional
Descrições de tarefas, em francês, para o posto de chefe da seção;
Pedido para projeto de treinamento do magistério em educação primária;
Descrições de tarefas para posto de consultor em treinamento do ensino primário;
Descrições de tarefas para posto de consultor em planejamento educacional;
Currículo José Maria Plana Sala;
Descrições de tarefas, em inglês, para o cargo de especialista em métodos e equipamentos para administração educacional;
Problemas do magistério primário;
A cooperação técnica estrangeira nos planos educacionais do Brasil;
Informações sobre as pesquisas e estudos de Jacques Torfs;
Diretrizes para o funcionamento da Comissão INEP-UNESCO e da sua coordenação;
Normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no estado de São Paulo, exposição de motivos e projetos de regulamentação;
Projeto de regulamento sobre a organização do ensino no estado;
Aspectos pedagógicos da formação do professor, por Pierre Furter perito da UNESCO;

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m002p01 - Educação Primária, 1968

Relatório da II Semana de Estudos INEP/EATEP/COLTED, realizada no período de 25 a 30 de março de 1968, tendo como tema "objetivos da escola primária - currículo Plano Piloto da EATEP";
Quadro de despesa pública com o ensino e a cultura, despesa do MEC segundo as funções, período de 1965/1966;
Quadro com a situação do ensino primário por série de 1965;
Agenda da segunda e terceira Semana de Estudos EATEP, realizada no período de 22 a 27 de abril de 1968;
Conferência pronunciada pelo Dr. Ruy Baldaque na segunda Semana de Estudos da COLTED, com tema "objetivos atuais e futuros da COLTED";
Esquema do desenvolvimento do Plano Piloto, produzido pelo grupo de Vitória;
Esquema do desenvolvimento do "Plano Experimental" SENEC/EATEP", em Recife - Pernambuco;
Guia para a análise de problemas relacionados com o currículo na escola primária;
Planejamento para melhorar a educação primária;
Planejamento para melhorar a educação primária - a importância da interação de vários fatores no processo de aprendizagem;
O papel do currículo no implemento do Plano Piloto;
Situação do ensino primário nos estados de Pernambuco; Espírito Santo; Minas Gerais e nas respectivas capitais.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

DAM_m013p01 - Resumos de trabalhos de autores nacionais e estrangeiros, 1973

Resumos de trabalhos de autores nacionais e estrangeiros, realizados pelo grupo de trabalho da reforma de ensino primário e médio, comissão de formação do magistério, como subsídios para o projeto de reformulação do ensino primário e normal, pela coordenadora dos cursos da DAM.

Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério - DAM

CRPE-RS_m005p02 - Cadernos de Instruções para Plano de Expansão Descentralizada do Ensino Primário e Lei, 1959 - 1960

Decreto nº 10.993 de 07 de dezembro de 1959 que dá nova redação ao regulamento para o ensino primário particular, baixado com o decreto nº 10.031 de 20 de dezembro de 1959;
Cadernos de instruções nº 1 a 3 para o Plano de expansão descentralizada do ensino primário, produzidos pela Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul, nos anos de 1959 e 1960.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS

CRPE-RS_m005p01 - Plano para implantação de Centros Regionais de Treinamento de Professores e expansão da Rede Escolar Municipal, 1964

Plano para Implantação de Centros Regionais de Treinamento de Professores e Expansão da Rede Escolar Municipal realizado pela Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e Cultura – Serviço de expansão descentralizada do ensino primário, em 1964;
Estatuto do Magistério Público do Rio Grande do Sul:
Lei nº 2.338 de 25 de janeiro de 1954 que regula as condições de provimento e de vacância dos cargos de magistério público, os direitos e as vantagens, os deveres e as responsabilidades dos professores a serviço do Estado;
Lei nº 1.994 de 29 de dezembro de 1952 que dispõe sobre a criação do quadro único do Magistério Público do Estado e dá outras providências;
Plano para implantação de quinze centros de treinamento de professores municipais;
Percentagem de participação dos agentes no ensino primário do Rio Grande do Sul, 1962;
Localização dos centros de treinamento de professores municipais no Rio Grande do Sul;
Plantas dos centros de treinamento de professores municipais;
Dados estatísticos sobre número de professores primários estaduais;
Modelos de exames de seleção, organizados pelo Grupo de Supervisão do S.E.D.E.P.;
Edital para concurso de títulos para provimento de cargo de professor do ensino primário;
Portaria nº 01 de 02 de janeiro de 1963 que regula a contratação de novos professores primários para o ano de 1963;
Lei nº 913 de 27 de dezembro de 1949 que cria, na Secretaria de Educação e Cultura, quadros especiais de unidades escolares e de professores primários contratados e dá outras providências;
Lei n° 4164 de 21 de outubro de 1964 que dispõe sobre a validade de concursos públicos;
Ficha modelo do concurso de títulos para ingresso no magistério primário;
Modelos de exame de matemática e linguagem;
Levantamento de dados sobre a formação do professor primário no Rio Grande do Sul, pesquisa realizada pelos professores Norma Zerwes e Adriano Mathias Schmitz.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS

CRPE-PE_m005p04 - Justificativa da Pesquisa sobre o Aluno Secundário do 2º Ciclo na Cidade de Recife, 1962 - 1964

Texto apresentando a justificativa da pesquisa sobre aluno secundário do 2º ciclo em Recife com base nos esforços para solucionar o problema do analfabetismo e do ensino primário brasileiro;
Modelo do questionário usado no estudo.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE

CRPE-MG_m008p02 - Informações sobre as Atividades Desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas

Informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas referente aos cursos destinados ao aperfeiçoamento de professores primários, professores de escolas normais e ginásios e também um curso para inspetores regionais de ensino.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais - Minas Gerais

CRPE-BA_m011p01 - Documentos Referentes à Educação Na Bahia, 1957 - 1959

Correspondência enviada a Jayme Abreu por Arary Sampaio Muricy sobre relatório de trabalho;
Trabalho sem título apresentando retrospecto do ensino escolar na Bahia desde o período colonial;
Correspondência enviada ao Coordenador da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais - DEPE por Eny Caldeira com sugestões de alterações no “Parecer ao Projeto de reorganização do ensino normal da Bahia”, de Paulo Campos;
Parecer ao Projeto de Reorganização do Ensino Normal da Bahia, de autoria de Paulo de Almeida Campos, Assistente da DEPE;
Correspondência enviada a Anísio Teixeira por Luís Henrique Dias Tavares, da Divisão de Documentação e Informação do CRPE-BA, com resultado do levantamento da organização didática do ensino médio, normal e industrial no estado da Bahia preparado pelo Serviço de Documentação e Informação Pedagógicas do CRPE-BA – contém cópias;
Documento intitulado: Observações ao trabalho “Situação Educacional Baiana”, do Professor Arary Sampaio Muricy, assinado por Luís Henrique Dias Tavares;
Documento intitulado “Professorado do Ensino Médio na Cidade do Salvador”, produzido pela Divisão de Documentação e Informação;
Correspondência enviada a Jayme Abreu por Arary Sampaio Muricy com relatório da situação educacional baiana – Projeto do Ministério da Educação e Cultura, por meio do INEP, para levantamento completo da situação da educação de base na Bahia;
Documento intitulado “Bases para um convênio entre a prefeitura de Salvador, o estado da Bahia e o Ministério da Educação e Cultura” em nome de Professor Diógenes M. de Almeida;
Correspondência enviada a Jayme Abreu por Luiz Ribeiro de Sena, Codiretor do CRPE, em que encaminha a publicação “O Ensino Primário Estadual na Cidade do Salvador” – relatório o levantamento feito pela Divisão de Documentação em 115 escolas estaduais da cidade;
Documento sem título que trata da educação na Bahia com base em “zonas ecológicas”.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-BA_m003p01 - Relatórios de Projetos, 1970

Tabelas manuscritas com informações de Programa, Atividade, Utilização e Recursos Financeiros de unidades do CRPE;
Correspondência enviada por Georgina da Silva Oliveira, Diretora Substituta da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais, ao Diretor do CRPE-BA com informações relativas aos projetos da DEPE;
Relatório do projeto “Estudo das vantagens e desvantagens do método de avaliação por unidade de trabalho” realizado pela DEPE/CRPE-BA;
Relatório do projeto n° 17 intitulado “Levantamento descritivo da situação do Ensino de nível médio na Capital do Estado”;
Relatório do projeto: Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Relatório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escolas Classes 1, 2, 3 e 4, com quantidade de alunos matriculados em março de 1970;
Documento com o Convênio de colaboração e assistência técnica entre a Secretaria de Educação da Bahia e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, para aperfeiçoamento de magistério e realização de estudos e pesquisas educacionais;
Relatório do projeto: Curso de Treinamento para Professores de nível primários, secundário e superior;
Relatório e plano de curso do projeto: Curso de formação para o magistério primário do interior, com o programa de cada área de ensino;
Resolução n° 55, que estabelece normas para formação de regentes do ensino primário;
Ofício n° 95/70 enviado a Dirvan Silveira Lima Teixeira, Diretor do CRPE-BA, pela Chefe do Setor de Currículo e Supervisão. O documento esclarece as razões para a não realização do curso para atualização de professores primários do CECR;
Relatório do projeto: Produção de material projetável Recuperação e organização da Filmoteca;
Relatório do projeto: Instalação de 11 Núcleos Audiovisuais e Assistência aos 19 já existentes;
Relatório do projeto: Montagem de um laboratório de Auto Aprendizagem sobre Recursos Audiovisuais;
Relatório do projeto: Produção de material gráfico;
Relatório das atividades desenvolvidas pelo Centro Audiovisual da Bahia – CRPE – INEP, no período de julho a setembro de 1970, assinado por Vera Lucia Rocha Silveira, Diretora do CAVB/CRPE;
Relatório do projeto: Documentação e Informação Pedagógica.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-BA_m001p02 - Trabalho: “Aspectos Qualitativos do Ensino Primário”, 1966

Três fotografias, em preto e branco, da Escola de Aplicação;
Trabalho intitulado “Aspectos Qualitativos do Ensino Primário”, produzido por Regina Espinheira. O objetivo da pesquisa é compreender as razões dos altos índices de evasão e reprovação da escola primária no estado da Bahia e buscar soluções para os problemas;
Coleta de dados de agosto de 1965 a junho de 1966.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

COLTED_m020p02 - Diversos Documentos contendo Informações sobre as Atividades Desempenhadas pela COLTED, 1966 - 1968

Lista com conteúdo do arquivo de número 32, do INEP/CBPE/Centro;
Correspondência enviada a Raymundo Moniz de Aragão, Ministro da Educação e Cultura, por Carlos Correa Mascaro, diretor do INEP, com o Decreto n° 58653, que instituiu o Conselho do Livro Técnico e Didático. Apresenta também as atribuições do Colegiado da COLTED;
Página do Diário Oficial de 20 de junho de 1966 com Atos do Poder Executivo;
Regimento das Comissões Estaduais do Livro Técnico e do Livro Didático (CELTEDs);
Recomendações finais da II Semana de Estudos – COLTED;
Correspondência enviada pela COLTED com informações sobre aplicação do programa da Comissão com os anexos: Plano de Contas da COLTED; Comparativo da receita orçada com a arrecadada; Balanço patrimonial; Balanço orçamentário; Balanço financeiro; Comparativo da despesa estimada com a realizada; Comparativo de livros; Demonstrativo por natureza de despesa;
Descrição de objetivos para cada etapa do Programa com os anexos: Legislação; Organograma; Bibliotecas já distribuídas; Plano de Aplicação 1967; Programação das atividades; Bibliotecas – Recursos empenhados; Balancete financeiro; Relação de pessoal em exercício; Plano trienal da educação – Plano prioritário; Relatório enviado à COCAP;
Correspondência enviada por Elza Nascimento Alves a Guido Ivan de Carvalho, diretor do INEP, em que encaminha documento referente aos conceitos filosóficos contidos em “O livro didático: sua utilização em classe”;
Texto com o título “Base socialista-radical de publicação da Comissão do Livro Técnico e Didático”;
Correspondência em resposta a Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo da COLTED, sobre “O Livro Didático: sua utilização em classe”;
Texto, em inglês e versão traduzida, com o título “Objectives of Primary Education” – Objetivos da Educação Primária, por Charles Turner;
Trecho extraído do livro “O valor econômico da educação”, de Theodore W. Schultz;
Correspondência enviada a Ivan Guido de Albuquerque, diretor do INEP, por Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo da COLTED, com convite para participar da reunião de Colegiado da COLTED, com a seguinte pauta: Relatório periódico das atividades da COLTED; Apreciação do Manual de Serviços da COLTED;
Material produzido pela Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério – CBPE para o ensino de Linguagem e Matemática;
Correspondência enviada por Ary Leonardo Pereira, Diretor Substituto da COLTED, a diretores de escolas primárias com questionário a ser preenchido a respeito da escolha de livros e da Biblioteca COLTED e questionário e testes de diagnóstico a serem preenchidos por professores do 1° ano a fim de auxiliar na elevação do rendimento do ensino primário;
Correspondência enviada pela diretoria da COLTED aos diretores de escolas questionários destinados aos professores de 1º ano com as listas de resultados dos testes diagnósticos do INEP. Os questionários verificam a avaliação dos professores da aplicação da Biblioteca COLTED em suas escolas, a caracterização das turmas;
Instruções, provas e modelos de resultados para serem aplicados pelos professores aos alunos do ensino primário, conforme política proposta pelo INEP;
Correspondência enviada por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, a respeito da participação de membros da COLTED no Encontro de Coordenadores e Diretores de Cursos do Programa MEC/INEP/ UNICEP/UNESCO;
Correspondência enviada por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, solicitando a participação de técnicas do INEP e do CRPE-MG em seminário sobre o ensino primário;
Correspondência enviada por Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, a Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, autorizando a participação de funcionárias no Seminário da COLTED;
Correspondência enviada a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, por Edson Franco, Presidente do Colegiado da COLTED, convidando para a Reunião do Colegiado;
Relatório da COLTED a respeito do processo de seleção de títulos para distribuição às escolas de nível primário;
Correspondência enviada a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, convidando para a Reunião do Colegiado;
Registro de resposta aos questionamentos do Professor Teobaldo Miranda dos Santos a respeito da exclusão de seus livros da lista de obras selecionadas pela Comissão INEP/DNE para distribuição a bibliotecas de escolas primárias pela COLTED;
Correspondência enviada por Elza Nascimento Alves, coordenadora da Comissão de Seleção, com lista de profissionais credenciados a participar da seleção de livros para a composição de mil bibliotecas-amostra para escolas normais;
Correspondência enviada por Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, à Professora Heloísa Feital dos Reis em que agradece a colaboração com a Comissão de Seleção;
Correspondência enviada a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, com relação de professores convidados para participarem do Seminário COLTED, em São Paulo, em 1968;
Correspondência enviada por Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, a Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, em que autoriza a participação de professoras no Seminário COLTED.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m010p01 - Relatórios e Informações sobre Atividades Relacionadas à COLTED, 1967 - 1968

Correspondência enviada ao Presidente do Colegiado da COLTED por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, com relatório da Direção Executiva;
Correspondência enviada por Cândido Guinle de Paula Machado, Presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros - SNEL, à Diretoria da COLTED com o ponto de vista do Sindicato a respeito da criação de um Fundo Rotativo para as editoras de livros técnicos e livros didáticos;
Correspondência enviada à Diretoria Executiva da COLTED contendo sugestão de pautas para a reunião do colegiado enviada pelo secretário geral, Édson Franco;
Resposta de Ruy Baldaque, Diretor Executivo, sobre os apontamentos feitos por Édson Franco a respeito das atividades da COLTED;
Plano de execução do Curso de Treinamento da COLTED;
Plano orçamentário da COLTED;
Tabela com número de estabelecimentos de ensino primário existentes no município;
Tabela com esquema do pessoal dos cursos de treinamento;
Tabelas com número de professores e número de alunos;
Relação da situação dos questionários por unidade federativa em 1968;
Descrição dos quadros a serem obtidos;
Relatório do Grupo de Trabalho para avaliar livros indicados pelos professores dos municípios das capitais;
Considerações sobre integração imediata da rede comercial de livrarias na execução do plano de atendimento às Escolas Primárias das Capitais dos Estados e Territórios;
Considerações sobre a meta de entrega de bibliotecas aos estabelecimentos de ensino de todo o país;
Relatório de viagem do técnico Ary Leonardo Pereira que tem como finalidade apresentar as medidas tomadas na execução da distribuição dos questionários em São Paulo, para a execução do Plano Piloto/Livros para o aluno;
Recorte do Diário Popular de 12 de setembro de 1968, com anúncio do questionário para escolas primárias;
Ofício Circular n°5655 enviado do Diretor Executivo da COLTED, Ary Leonardo Pereira, ao Secretário de Educação e Cultura com convite para comparecimento de um Técnico de Ensino Primário;
Apresentação da COLTED ao Secretário de Educação e Cultura do estado de São Paulo e aviso da demanda por integração do seu trabalho com comissões estaduais de análise dos livros didáticos;
Reforma administrativa do Diário Oficial;
Informações sobre os questionários do Plano Piloto atribuídos ao estado de São Paulo;
Esclarecimentos ao Ministro da Educação a respeito do uso dos recursos destinados à COLTED e pedido de apoio para elaboração de convênio com as editoras;
Decretos que deram estrutura à COLTED;
Decreto Lei nº 200 de 25 de fevereiro de 1967 – Reforma Administrativa do Diário Oficial;
Contrato particular de abertura de crédito para financiamento à indústria cinematográfica firmado pela Comissão de Auxílio à Indústria Cinematográfica (CAIC).

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m006p03 - Relação Complementar de Livros para Nível Primário, 1968

Relação complementar de livros à relação de livros para nível primário. Material produzido pela COLTED e o Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas - INEP, que contém orientações para as escolas, públicas ou particulares, escolherem e receberem gratuitamente livros para os seus alunos;
Correspondência enviada pelo presidente da Câmara Brasileira do Livro ao presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL com queixas a respeito de distorções na aplicação do Plano Piloto da COLTED;
Correspondência enviada ao IBEP com representação do posicionamento da indústria livreira do Brasil sobre o lançamento da relação complementar de livros à relação de livros que já havia sido lançada anteriormente. É comunicado que a instituição desaprovou tal documento;
Correspondência enviada à COLTED para averiguar se ela autorizara o lançamento da relação complementar de livros feito pelo IBEP;
Trecho do Diário Oficial de novembro de 1963 com decretos emitidos pelo então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

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