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Descrição arquivística
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira São Paulo (SP) Item Texto Com objeto digital Português do Brasil
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SOE_m004p01 - Solicita parecer do INEP sobre a Carteira Pedagógica Aperfeiçoada, 1950 - 1951

Solicitação feita por Humberto Leal, de Mogi das Cruzes, para conseguir um parecer do INEP sobre a "Carteira Pedagógica Aperfeiçoada", de sua patente e que tem como objetivo resolver definitivamente o caso da acomodação racional do estudante.

Seção de Organização Escolar - SOE

SAT_m014p04 - Programa de Assistência Técnica em Educação, 1970

Relatório do Programa de Assistência Técnica em Educação encaminhado ao SAT, pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais - CRPE "Prof. Queiroz Filho" discriminando a atuação em São Paulo, sua organização e apreciação crítica;
Histórico do CEOSE;
Roteiro para entrevista com o Dr. Dumerval Trigueiro Mendes, ex-coordenador dos CEOSE;
Origens da EATEP;
Objetivos do Programa de Assistência Técnica em Educação;
Sugestões para a organização da assistência técnica dentro da atual estrutura do INEP (estudos preliminares).

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m010p01 - Informações relativas ao material para a TV Educativa, 1970

Informações relativas ao material para TV Educativa; Critérios para apreciação dos textos utilizados em TV Educativa; Subsídios para a introdução da TV Educativa; Apreciação do material para os alunos dos cursos pela TV;
Avaliação do material didático para TV Educativa;
Apreciação das apostilas de português, para a TV Educativa;
Universidade de Cultura Popular de Guanabara;
Manual "Aprenda pela TV Mecânica de Automóveis";
Universidade de Cultura Popular de Guanabara, apostilas de geografia I e II;
Apreciação da apostila de história I (história geral);
Universidade de Cultura Popular - Curso de preparação para o exame de madureza - matemática;
Universidade de Cultura Popular - Atlas Histórico Geográfico;
Universidade Federal de Pernambuco - curso de madureza - matemática;
Português - curso de madureza - som e imagem a serviço da cultura;
Apreciação da apostila de ciências humanas - São Paulo;
Ciências humanas - unidades I e II - São Paulo;
Apreciação da apostila de história - São Paulo;
Apreciação da apostila de português do curso intensivo de nível médio - São Paulo;
Curso intensivo de nível médio - matemática - São Paulo;
Apreciação da apostila de português do curso intensivo de nível médio - São Paulo;
Apreciação da apostila de geografia da TV Educativa - São Paulo;
Apreciação das apostilas de ciências naturais da TV Educativa - São Paulo.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m007p01 - Informações sobre a EATEP e seus programas, 1966 - 1968

Correspondências informando sobre a extinção da Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário - EATEP;
Relação do material de consumo, limpeza e permanente de escritório existente em estoque na EATEP até a data de 25/03/1969;
Propostas de metas para EATEP;
Programa de atividades do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP no período de 1968 a 1971;
Informações sobre a segunda etapa do trabalho da EATEP.
Comunicado sobre a realização da V Semana de Estudos INEP/EATEP;
Ata da reunião de 2 de agosto de 1966 com Dr. Carlos Mascaro para uma visão geral do trabalho da Equipe do Ensino Primário;
Objetivos Nacionais da Educação Brasileira;
Comunicado sobre convênio de cooperação e assistência técnica assinado pelo MEC com a USAID;
Relatório das atividades da equipe de assistência técnica ao ensino primário no ano de 1968;
Informações sobre o programa de pesquisa da EATEP;
Programa para o desenvolvimento de uma "nova mentalidade" para com a educação primária no Brasil;
Programa de assistência técnica direta aos estados selecionados;
Relatório da viagem à São Paulo;
Guia para análise dos problemas de supervisão na escola primária;
Formação e aperfeiçoamento de professores;
Estudo sobre as características de professor eficiente;
Guia para análise da administração;
Para consideração da equipe: os custos da evasão e repetência na educação primária brasileira;
Relatório especial: instrução programada - uma nova modalidade de ensino;
Guia para análise de problemas no currículo escolar primário;
Para consideração da equipe: método proposto para o trabalho em Pernambuco e outros estados;
Descrição detalhada do modelo de material que mereceu prioridade absoluta (manual de trabalho em brochura, sobre "Estudo da Distribuição Eficiente das Verbas da Educação Primária") de acordo com a solicitação do Dr. Mascaro, na reunião de 21 de dezembro de 1966, para ser usado na reunião dos secretários de educação e diretores do MEC em 10/01/1967 em Brasília;
Seleção dos estados para o Estudo do Problema do Fluxo Estudantil na Educação Primária Brasileira, por H. R. White;
Implantação de um sistema de avaliação do ensino primário;

Serviços de Assistência Técnica - SAT

SAT_m003p01 - Documentos diversos sobre a UNESCO, 1966 - 1972

Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), assinado em Londres em 16 de novembro de 1945;
Nota, em francês, resumo à atenção do Dr. Guido Ivan de Carvalho diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP sobre análise rápida do problema das estatísticas educacionais no Brasil;
Tabela com projetos da UNESCO nos período de 1969 a 1972;
Ofícios informando sobre a saúde da Srta. Isabelle Deblé, visita do representante da UNESCO Sr. Ralph Von Gersdorff, bolsas de estudos;
Sugestões para o financiamento de programas e projetos educacionais no Brasil, por Ralph Von Gersdorff;
Breve roteiro para a preparação de projetos educacionais a submeter ao Banco Mundial;
Memorandum sobre o trabalho cooperativo entre o Banco Mundial e a Associação Internacional de Desenvolvimento (International Development Assotiation - IDA), com emendas.
Projeto, em espanhol, de programa e pressuposto para 1969 e 1970 apresentado na Conferência Geral na primeira reunião em Paris, sobre financiamento da educação;
Relatório sobre a participação do INEP/MEC no primeiro Congresso Brasileiro de Bancos de Desenvolvimento, por Ralph von Gersdorff;
Ofício apresentando René Ochs, chefe da divisão de estudos pedagógicos da UNESCO, em visita a vários países da América Latina com objetivo de examinar problemas relativos à documentação pedagógica;
Ofício, em francês, solicitando ajuda para coletar informações para o texto "Estudos no Exterior";
Questionários de pesquisa do curso internacional;
Currículo e sumário, em inglês, sobre as qualificações do Sr. R. C. J. Von Gersdorff;
Programa de cooperação de perito da UNESCO;
Projeto da UNESCO "Missão para Faculdades de Educação";
Missão da UNESCO em Minas em São Paulo;
Descrições de tarefas, em francês, para o posto de assistência técnica;
Organograma da alfabetização funcional
Descrições de tarefas, em francês, para o posto de chefe da seção;
Pedido para projeto de treinamento do magistério em educação primária;
Descrições de tarefas para posto de consultor em treinamento do ensino primário;
Descrições de tarefas para posto de consultor em planejamento educacional;
Currículo José Maria Plana Sala;
Descrições de tarefas, em inglês, para o cargo de especialista em métodos e equipamentos para administração educacional;
Problemas do magistério primário;
A cooperação técnica estrangeira nos planos educacionais do Brasil;
Informações sobre as pesquisas e estudos de Jacques Torfs;
Diretrizes para o funcionamento da Comissão INEP-UNESCO e da sua coordenação;
Normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no estado de São Paulo, exposição de motivos e projetos de regulamentação;
Projeto de regulamento sobre a organização do ensino no estado;
Aspectos pedagógicos da formação do professor, por Pierre Furter perito da UNESCO;

Serviços de Assistência Técnica - SAT

COLTED_m010p01 - Relatórios e Informações sobre Atividades Relacionadas à COLTED, 1967 - 1968

Correspondência enviada ao Presidente do Colegiado da COLTED por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, com relatório da Direção Executiva;
Correspondência enviada por Cândido Guinle de Paula Machado, Presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros - SNEL, à Diretoria da COLTED com o ponto de vista do Sindicato a respeito da criação de um Fundo Rotativo para as editoras de livros técnicos e livros didáticos;
Correspondência enviada à Diretoria Executiva da COLTED contendo sugestão de pautas para a reunião do colegiado enviada pelo secretário geral, Édson Franco;
Resposta de Ruy Baldaque, Diretor Executivo, sobre os apontamentos feitos por Édson Franco a respeito das atividades da COLTED;
Plano de execução do Curso de Treinamento da COLTED;
Plano orçamentário da COLTED;
Tabela com número de estabelecimentos de ensino primário existentes no município;
Tabela com esquema do pessoal dos cursos de treinamento;
Tabelas com número de professores e número de alunos;
Relação da situação dos questionários por unidade federativa em 1968;
Descrição dos quadros a serem obtidos;
Relatório do Grupo de Trabalho para avaliar livros indicados pelos professores dos municípios das capitais;
Considerações sobre integração imediata da rede comercial de livrarias na execução do plano de atendimento às Escolas Primárias das Capitais dos Estados e Territórios;
Considerações sobre a meta de entrega de bibliotecas aos estabelecimentos de ensino de todo o país;
Relatório de viagem do técnico Ary Leonardo Pereira que tem como finalidade apresentar as medidas tomadas na execução da distribuição dos questionários em São Paulo, para a execução do Plano Piloto/Livros para o aluno;
Recorte do Diário Popular de 12 de setembro de 1968, com anúncio do questionário para escolas primárias;
Ofício Circular n°5655 enviado do Diretor Executivo da COLTED, Ary Leonardo Pereira, ao Secretário de Educação e Cultura com convite para comparecimento de um Técnico de Ensino Primário;
Apresentação da COLTED ao Secretário de Educação e Cultura do estado de São Paulo e aviso da demanda por integração do seu trabalho com comissões estaduais de análise dos livros didáticos;
Reforma administrativa do Diário Oficial;
Informações sobre os questionários do Plano Piloto atribuídos ao estado de São Paulo;
Esclarecimentos ao Ministro da Educação a respeito do uso dos recursos destinados à COLTED e pedido de apoio para elaboração de convênio com as editoras;
Decretos que deram estrutura à COLTED;
Decreto Lei nº 200 de 25 de fevereiro de 1967 – Reforma Administrativa do Diário Oficial;
Contrato particular de abertura de crédito para financiamento à indústria cinematográfica firmado pela Comissão de Auxílio à Indústria Cinematográfica (CAIC).

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m006p02 - Texto de Manifestação da Câmara Brasileira do Livro sobre a Execução do Programa COLTED, 1968

Correspondência enviada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, com texto de manifestação da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, sobre a execução do programa COLTED, a distribuição de livros às escolas primárias das capitais dos Estados e Territórios bem como a criação de um Fundo Rotativo para as editoras e outros aspectos do Plano de Aplicação.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m003p01 - Reunião do Colegiado da COLTED, 1969

Pauta da reunião do Colegiado da COLTED com os itens: Convênio com a Secretaria de Educação do estado de São Paulo; Livros para alunos do Curso Primário dos Municípios Prioritários; Cronograma dos demais programas da COLTED para 1969; Documento assinado por Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

CODI-SOEP_m112p01 - Provas de Seleção para Almoxarife

Documentos referentes ao concurso para almoxarife, promovido pelo Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, contendo o quadro da dificuldade das questões e seus valores relativos e a tabulação por partes da prova realizada nos estados de São Paulo, Paraíba, Maranhão, Bahia, Amazonas, Alagoas, Sergipe, Pará, Mato Grosso, Paraná e o Distrito Federal, finalizando tem o modelo da prova de Nível Mental e Aptidão do concurso.

CODI-SOEP_m106p01 - Provas de Seleção Aplicadas aos Candidatos do Concurso para Carteiro, 1944

Cálculos estatísticos e modelos das provas de Nível Mental e Aptidão aplicadas aos candidatos do concurso para carteiro, realizados nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, todas as provas foram promovidas pelo Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP.

CODI-SOEP_m050p01 - Cálculos Estatísticos do Concurso para Datilografo, 1943

Cálculos estatísticos do concurso para datilógrafo, realizado pelo Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, nos estados do Distrito Federal, Amazonas, Pará, Maranhão, Fortaleza, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo;
Histograma e modelo de prova de seleção para datilógrafo.

CODI-SOEP_m017p02 - Cálculo Estatístico do Segundo Concurso de Escriturário e 8º Concurso para Estatístico Auxiliar, 1940

Cálculos estatísticos e distribuição por frequência de todos os candidatos do segundo concurso para escriturário, tendo como base o caderno de prova de seleção de nível mental e aptidão. Concurso realizado em São Paulo;
Prova do oitavo concurso para estatístico auxiliar.

CODI-SOEP_m017p01 - Relatório referente a Organização da Prova Mental e Aptidão, 1940

A Seção de Orientação e Seleção - SOS, envia relatório ao diretor do INEP, Lourenço Filho. O referido relatório trata da organização, aplicação, apuração e determinação de nível de suficiência, da prova de nível mental e aptidão, do segundo concurso para a carreira de escriturário. Concurso a ser aplicado para qualquer Ministério, nos estados do Pará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerias, São Paulo e Rio Grande do Sul.

CILEME_m006p03 - Objetivos e Realizações na Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar do INEP

Plano de Organização da CILEME contendo seus objetivos, organização, designação de pessoal e atribuição dos setores de ensino primário, normal e ensino médio e Plano Geral de Trabalho.
Apresentação de trabalhos realizados pelo CILEME, tratando de sistemas de educação, escola primária e secundária dos estados da Região Sul, Nordeste e do estado de São Paulo. É concluído que novos estudos serão feitos em 1956 e subordinados pelo novo órgão instituído do INEP, o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE).

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m006p02 - Correspondência sobre o Projeto Sistema Educacional Paulista, 1956

Correspondência sobre o projeto 4/1 - (CILEME) - Sistema Educacional Paulista; Relato da técnica Adélia Dranger, sobre seu trabalho de levantamento da situação do ensino primário fundamental em São Paulo; Prestação de contas de Francisco Montojos, por ocasião do encerramento das atividades da CILEME, continuadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE); indicação de Dr. Paulo de Almeida Campos, para participar da Conferência Regional Latino-Americana de Educação, em Lima no Peru, como representante do INEP.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CEOSE-CROSE_m028p01 - Documentos do Jacques Torfs, com Sugestões sobre uma Reforma Administrativa nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, 1967

Documento do perito da UNESCO, Jacques Torfs, com sugestões sobre uma reforma administrativa nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, São Paulo e Minas Gerais;
Documento do Jacques Torfs, com recomendações sobre a organização administrativa do Sistema de Planejamento da Secretaria de Educação do Paraná;
Documento do Jacques Torfs, sobre a definição geral dos planos;
Documento provisório do Jacques Torfs, sobre as normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no Estado de São Paulo;
Documentos do perito da UNESCO, sobre o plano de educação estadual, receitas e despesas com o ensino, Sistema de Satélite Educacional (SSE), meios recomendados para a realização de um plano educacional, metodologia do cálculo da repetência e da deserção do Estado de Minas Gerais, calculo e projeção da matricula e dos principais parâmetros educacionais do Estado de Minas Gerais.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m026p01 - Documentos do Professor Jacques Torfs, Perito da UNESCO, 1967

Documentos do professor Jacques Torfs, perito da UNESCO, contendo sugestões sobre um programa para assistência técnica da UNESCO ao Brasil, no período entre 1967 e 1971;
Recomendações sobre a organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
Colóquios estaduais sobre a organização dos sistemas de educação das CEOSES;
Documento do professor Jacques Torfs de 1966, com a definição geral dos planos;
Relatório dos projetos de trabalho do CEOSE para o primeiro semestre de 1969, encaminhado ao diretor do INEP Carlos Correira Mascaro, do coordenador do CEOSE Durmeval Trigueiro Mendes;
Correspondência do perito da UNESCO, Jacques Torfs, ao diretor do INEP, sobre a assistência técnica ao Estado da Bahia;
Dados sobre a atuação do Governo Federal no ensino dos Estados do Paraná, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Sul;
Documento provisório do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre as normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no Estado de São Paulo e exposição de motivos e projetos de regulamento;
Documento do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre as receitas e despesas com o Ensino no Brasil.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

Campanhas de Construções Escolares_m023p01 - Termos de Acordo relacionados a auxílio para aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1962

Termos de Acordo, Acordo Especial, Aditamento e Cancelamento entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal; Termos entre os estados: Amazonas, Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Santa Catarina, Guanabara, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo e Paraná; Correspondências.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m021p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1956

Termos de Acordo para concessão de auxílio para compra/construção de equipamentos de oficinas de artes industriais e centros de educação complementar, entre o MEC/INEP e os governos dos estados: Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Santa Catarina, Goiás, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, Sergipe, Maranhão, Bahia, e Pernambuco.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m013p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1954

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os Estados do: Paraná, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso, Território Federal do Rio Branco, Território Federal do Acre, Piauí, Paraíba, Ministério da Guerra e Fundação Darcy Vargas; Recibos; Correspondências.

Campanha de Construções Escolares

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