O consultor Robert King Hall encaminha ao Murilo Braga, diretor do INEP, análise do Projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O texto apresenta pontos favoráveis para uma educação democrática, gratuita e de promoção de desenvolvimento social, ao perpassar pela história de vários exemplos de países que promulgaram um sistema nacional de educação, com o intuito de democratização educacional e social. De mesma maneira o autor pontua cada artigo do projeto de lei para modificar e acrescentar questões necessárias que estejam em conformidade com a lei nacional, políticas internacionais e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promovida pela UNESCO.
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Ofício comunicando a criação da Associação Brasileira de Professores de Português pela Casa do Professor, encaminhado pelo Presidente da mesma, Gildasio Amado. Diretor Anésio Teixeira responde ao comunicado oferecendo apoio do INEP e do CBPE à Associação Brasileira de Professores de Português.
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Ofícios enviados por Anísio Teixeira ao ministro da educação e cultura, Dr. Clóvis Salgado submetendo o plano de aplicação dos recursos consignados no atual orçamento do Ministério da Educação e Cultura em 1958. O ofício de 29 de janeiro trata do custeio para a documentação pedagógica do INEP para a aquisição, produção e distribuição de publicações na área de pesquisas pedagógicas e material didático para escolas. O ofício de 6 de fevereiro trata do custeio para custeio de fundos de desenvolvimento do ensino primário, aquisição e manutenção de equipamentos e pessoal da educação primária.
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Ofício enviado por João Guilherme de Aragão, diretor geral do Ministério de Educação e Cultura submetendo a aprovação do presidente Juscelino Kubitschek o plano de aplicação de recursos, para 1957, para serem utilizados na ampliação e melhoria do sistema escolar primário.
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Lista de publicações vinculadas ao Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) através de pesquisas fomentadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) e os Centros Regionais. Lista contém publicações de 1953 a 1967 e projetos em andamento pelo CBPE.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Resolução número 80 de 06 de março de 1972 - Ementa: aprova o regimento do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Em anexo o respectivo regimento assinado pelo Reitor da UFPA, Aloysio da Costa Chaves.
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Boletim Mensal da Seção de Documentação e Intercâmbio de fevereiro de 1944 - Ano V - Número 50. O Boletim apresenta listas de atos da administração federal, dos estados, municipais e do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ) e notícias que evidenciam a história da educação brasileira.
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Boletim Mensal da Seção de Documentação e Intercâmbio de janeiro de 1944 - Ano V - Número 49. O Boletim apresenta listas de atos da administração federal, dos estados, municipais e do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ) e notícias que evidenciam a história da educação brasileira.
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Encaminhamento do Diretor-Geral do INEP, Prof. Lourenço Filho, sobre os Boletins Mensais da Seção de Documentação e Intercâmbio de janeiro a outubro de 1943 - Ano IV - Números 38 a 46. O Boletins apresentam listas de atos da administração federal, dos estados, municipais e do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ) e notícias que evidenciam a história da educação brasileira.
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Divulgação de dados educativos das atividades realizadas em cada unidade da federação. Relatório do andamento das realizações de cunho educacional desenvolvidas em âmbito federal, estadual, municipal e particular. Elaborado pelo INEP, o relatório contém justificativa, objetivos e apresenta formulários a serem preenchidos sobre as ações e atividades educativas das instituições de ensino levantadas.
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Projeto 21/55 da Coordenação de Cursos do INEP para aplicar programas na Escola Guatemala como Escola Experimental número um do Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro-RJ) através de cursos de aperfeiçoamento de professores, reorganização da escola e estudo destas ações. Projeto contém plano de trabalho para 1955.
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Ofícios enviados aos secretários de educação de capitais nordestinas que solicitam indicações de professores para participação em curso de formação de Professores-Supervisores promovido pelo INEP/MEC a fim de capacitar professores para se tornarem supervisores da educação primária e auxiliar professores leigos nos estados «
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