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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
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Páginas do Diário do Congresso Nacional e Cópias de Textos sobre Alfabetização e MOBRAL, 1980 - 1981

Páginas do Diário do Congresso Nacional, do ano de 1980;
Texto "a mobilização no MOBRAL" por Marlise Moreira Salles, Cleide Ramos e Marília Vellozo;
Trabalho, em espanhol, de Teoria da Educação para o curso de especialização universitária na educação de adultos. Produzido por Ana Maria Leonel (Brasil), Nohemia Benitez (Paraguai); Zulema Sánchez (Argentina); Luis Flores (Chile), Rolando Coto Varela (Costa Rica) e Jesús A. Urbina (Venezuela);
Texto "para que serve a linguística ao professor de língua", por Alberto Escobar;
Texto "metodologia do programa de alfabetização funcional do MOBRAL".

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Trabalhos a serem apresentados em Seminário no Brasil, 1982

Trabalhos, em inglês, sobre: "Uma Avaliação Crítica da Literatura Neo-alfabeta ou Leitores Suplementares"; "Uma Bibliografia selecionada sobre Avaliação"; "Pós Alfabetização e Educação ao Longo da Vida de Novos Alfabetizados no Brasil"
Trabalho sobre "Pós Alfabetização e Educação continuada dos Néo-Alfabetizados no Brasil"
Informações, em inglês, sobre o Brasil.

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Páginas do Diário do Congresso Nacional e Cópias de Textos sobre Alfabetização e MOBRAL, 1974 - 1978

Páginas do Diário do Congresso Nacional, do ano de 1974;
Texto "educação: onisciente, onipotente, onipresente" por Arlindo Lopes Corrêa;
Cópia do texto "a alfabetização de adultos: é ela um que fazer neutro?" de Paulo Freire;
Texto "MOBRAL: 7 anos em favor da educação permanente" por Odaléa Cleide A. Ramos;
Cópia "sucupira analisa a Educação Permanente";
Texto "o mobralense e o domínio do léxico"
Texto "sobre a educação de adultos", "da organização do livro";
Cópia de texto "problemática das línguas nacionais" por Alberto Escobar;
Cópia de texto "a urbanização da língua guarani - um problema em linguagem e cultura" por Paul L. Garvin e Madeleine Mathiot.

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Mapa Profissional do Estado de Sergipe, 1977

O Mapa Profissional é um subproduto do programa de profissionalização desenvolvido pelo MOBRAL, a partir do contato com entidades de treinamento e a capilaridade do sistema MOBRAL. O fascículo divulga dados do levantamento dos órgãos e entidades de treinamento profissional do estado de Sergipe, realizado no período de janeiro a junho de 1977.

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Relatório Anual Fundação Educar/ PB 1987

O relatório apresenta um panorama das ações desenvolvidas pela Fundação MOBRAL no ano de 1984, com foco na manutenção dos princípios de descentralização e participação comunitária em sua política educacional. Detalha a execução de programas e projetos voltados à alfabetização funcional, educação integrada, educação para o trabalho, atendimento educacional a crianças fora da escola, saúde, cultura e educação pré-escolar. Destaca também as atividades de apoio como capacitação, avaliação, pesquisa e produção de material didático, além das ações de comunicação social, cooperação internacional e gestão orçamentária. O documento evidencia os esforços institucionais para a ampliação do acesso à educação supletiva e o fortalecimento das estruturas municipais de ensino, em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação.

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Relatório de Atividades - 1984

O documento apresenta o relatório das atividades realizadas pela Fundação MOBRAL no ano de 1984, destacando a manutenção dos princípios de descentralização e participação comunitária na política educacional da instituição. São descritas as ações desenvolvidas nos programas de Alfabetização Funcional, Educação Integrada, Educação para o Trabalho, Educação Pré-Escolar, ações educativas voltadas à saúde e cultura, bem como atendimento a crianças de 9 a 14 anos fora da escola. O relatório também abrange as atividades de apoio como capacitação, avaliação, pesquisa e produção de material didático, além das ações de comunicação social, cooperação internacional e gestão orçamentária. Inclui ainda perspectivas e metas para o ano seguinte, apontando avanços e desafios enfrentados na implementação de políticas educacionais em nível nacional, com ênfase no fortalecimento das estruturas municipais.

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Participação de Populações de Áreas Rurais no Processo de Planejamento de Educação para o Desenvolvimento Rural Integrado, 1973

Trabalho sobre "participação de populações de áreas rurais no processo de planejamento de educação para o desenvolvimento rural integrado" para a reunião técnica sobre metodologia de planejamento da educação para o desenvolvimento integrado de áreas rurais, por Maria Julieta Costa Calazans.

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Anteprojeto de Oficinas Comunitárias de Treinamento e Produção, 1981

Conjunto documental referente à proposta preliminar do projeto “Oficinas Comunitárias de Treinamento e Produção”, elaborado pelo MOBRAL. Inclui anteprojeto, justificativas, objetivos e estruturação da proposta, voltada à capacitação profissional e geração de renda em comunidades urbanas e rurais. O projeto prevê a criação de oficinas móveis, com monitoria técnica e fornecimento de equipamentos para treinamento e produção de bens e serviços.

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Roteiro de Atividades: É Tempo de Plantar... É Tempo de Criar Animais, 1979

Roteiro de Atividades: É tempo de plantar... É tempo de criar animais, com o objetivo de falar sobre a importância do campo. O documento tá organizado em: A cidade e o campo; A agricultura; Os cuidados com a terra; Com a união de todos, fica mais fácil o trabalho no campo; Tudo o que se planta dá; A criação de animais; Vamos criar gado?; O trabalhador não está só.

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Convênio MOBRAL – Prefeitura Municipal de Mundo Novo/MS: Projeto Mundo Novo, 1984

Documento composto por convênio firmado entre a Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) e a Prefeitura Municipal de Mundo Novo/MS, com o objetivo de implementar ação complementar voltada ao atendimento de crianças e adolescentes de 11 a 14 anos fora da escola, integrando os programas de Alfabetização Funcional (PAF) e Educação Integrada (PEI). Inclui cláusulas contratuais, atribuições das partes, previsão de recursos financeiros, operacionalização e critérios de acompanhamento e avaliação. Apresenta, em anexo, o “Projeto Mundo Novo”, contendo diagnóstico da situação educacional local, proposta metodológica, objetivos gerais e específicos, recursos humanos, materiais e financeiros, cronograma e metodologia de ensino. Consta ainda correspondência oficial entre órgãos do MEC/MOBRAL e o Conselho Estadual de Educação/MS, manifestando-se sobre a aprovação e viabilidade do projeto, além de relatórios de viagem e formulários de acompanhamento.

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Formulário de Relatório de Execução de Projeto de Cooperação Técnica, 1983

O documento consiste em um formulário padronizado para elaboração de relatório de execução de projeto de cooperação técnica financiado pela SUBIN (Secretaria de Cooperação Econômica e Financeira Internacional), datado de 1983. O formulário foi utilizado no âmbito do Curso de Especialização Universitária na Área de Educação Básica Não-Formal, realizado em convênio entre a Fundação MOBRAL, a Universidade Santa Úrsula, a Secretaria Geral do MEC, o DCT/MRE, a CAPES e outras entidades parceiras. O formulário contém campos destinados ao preenchimento de informações sobre: coordenação do projeto; período de vigência; financiamento concedido e aplicado; apoio logístico; participação de técnicos nacionais e latino-americanos; resultados acadêmicos alcançados; problemas enfrentados; medidas corretivas; avaliações do curso; relação de professores e técnicos envolvidos; recursos recebidos; balancetes financeiros; execução das atividades; desempenho das instituições executoras e financiadoras; metas qualitativas e quantitativas.

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Metodologia de Investigação-Ação: Detalhe Analítico, 1984 - 1985

Material técnico-pedagógico elaborado no âmbito do MOBRAL, voltado à formação de equipes multidisciplinares em metodologias participativas de investigação-ação. O documento descreve objetivos, fases e procedimentos para o planejamento, execução e sistematização de atividades de pesquisa voltadas à educação popular, com base na integração entre teoria social e prática comunitária. Apresenta orientações detalhadas sobre escolha de áreas, unidades estratégicas, aplicação de técnicas qualitativas e organização de círculos de estudo com enfoque crítico e emancipador.

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Reestruturação do MOBRAL, 1985

Relatório técnico contendo diagnóstico institucional, proposta de reestruturação organizacional e planejamento da nova estrutura funcional do MOBRAL. Aborda questões de fragmentação estrutural, ausência de padronização de métodos, descentralização das ações e recomendações para adoção de modelo hierárquico linear-departamental. Inclui contribuições de funcionários e anexos com organogramas e funcionogramas.

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Trabalhos sobre Educação apresentados em Diferentes Seminários, 1983

Trabalhos produzidos sobre educação, desafios da educação, educação radiofônica, práticas de avaliação. Para serem apresentados em diversos seminários.
Documento a ser apresentado no Seminário Latino-Americano Avaliação de Programas de Educação de Adultos sobre: "Estilos Participativos";
Trabalho "A Politica de Formação para o trabalho. Quatro Desafios para a Investigação Educativa"
Trabalho, em francês, sobre "Quelques Reflexions Personnelles sur la Pratique de L'Evaluation (Algumas reflexões pessoais sobre a prática da avaliação)"
Trabalhos sobre "Análise dos Sistemas de Educação Radiofônica na América Latina"
Trabalho, em espanhol, sobre "Programas por Multimedios de Capacitacion Agropecuaria y Organizacion Campesina para el Desarrollo de Comunidades Rurales".

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Roteiro de Treinamento do Programa de Educação Integrada, 1977

Roteiro de Treinamento do Programa de Educação Integrada, organizado em: Descrição do programa; Relação entre o Programa de Educação Integrada e o Programa de Alfabetização Funcional; Metodologia do Programa de Educação Integrada; Avaliação; Planejamento; Técnicas de trabalho em grupo; Objetivos terminais do programa; Exemplo de conteúdos e atividades a partir de textos geradores.

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Curso de Treinamento Profissional - Trabalhadores Agrícolas em Fruticultura de Clima Temperado, 1977

O documento apresenta o curso de Treinamento Profissional: Trabalhadores Agrícolas em Fruticultura de Clima Temperado, estruturado em função da metodologia de treinamento por “famílias ocupacionais” - que consistia em 70% da carga horária do curso com matéria programática transmissível, comum às ocupações componentes da família e os outros 30% com informações específicas de cada ocupação, ao lado de recomendações quanto à segurança e higiene no trabalho. O material está dividido em duas partes: a primeira resume o curso, o que facilita a interpretação do monitor; a segunda apresenta o quadro analítico do trabalhador agrícola em fruticultura de clima temperado.

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Curso de Treinamento Profissional - Trabalhadores Agrícolas na Cultura de Plantas Alimentícias, 1976

O documento apresenta o curso de Treinamento Profissional: Trabalhadores Agrícolas na Cultura de Plantas Alimentícias, estruturado em função da metodologia de treinamento por “famílias ocupacionais” - que consistia em 70% da carga horária do curso com matéria programática comum às ocupações componentes da família e os outros 30% com informações específicas de cada ocupação e noções de segurança e higiene no trabalho. O material está dividido em duas partes: a primeira resume o curso, o que facilita a interpretação do monitor; a segunda apresenta o quadro analítico do trabalhador agrícola na produção de plantas alimentícias.

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Roteiro do Instrutor - Trabalhador Agrícola na Cultura da Cana-de-Açúcar, 1977

Projeto iniciativa local de treinamentos. Este roteiro de curso foi organizado para auxiliar o INSTRUTOR no momento da execução de cursos de treinamento profissional. Sendo um roteiro, trata apenas de um programa que abrange os aspectos mais importantes que um trabalhador deveria conhecer, teórica e praticamente, para o desempenho da ocupação; portanto deverá sofrer as adequações necessárias considerando a realidade local, isto é, as exigências específicas que o mercado de trabalho local requer de um elemento qualificado.

Curso trabalhador agrícola na cultura da cana-de-açúcar.

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