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Registro de autoridade

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

  • 1961 - 1970

Os Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE) e Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

  • Entidade coletiva
  • 1955 - 1977

O Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais foi criado pelo Decreto 38.460 de dezembro de 1965. Junto ao CBPE foram inaugurados os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais. Estes eram subordinados ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).

Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

A Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi criada em 11 de julho de 1951, pelo Decreto nº 29.741, com o objetivo de assegurar a existência de pessoal especializado em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades dos empreendimentos públicos e privados que visam o desenvolvimento do país, além de oferecer aos indivíduos mais capazes – e sem recursos próprios – acesso a todas as oportunidades de aperfeiçoamentos.
O professor Anísio Teixeira foi designado secretário-geral da Comissão. Em 1953, é implantado o Programa Universitário, principal linha da Capes junto às universidades e institutos de ensino superior. Anísio Teixeira contratou professores visitantes estrangeiros, estimulou atividades de intercâmbio e cooperação entre instituições, concedeu bolsas de estudos e apoiou eventos de natureza científica.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

O Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia foi criado pelo Decreto nº 38.460, de 28 de dezembro de 1955, subordinado ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
De acordo com estatuto legal, os objetivos dos Centros de Pesquisas são: pesquisa das condições culturais e escolares e das tendências de desenvolvimento de cada região e da sociedade brasileira como um todo; treinamento e aperfeiçoamento de professores de escolas primárias, secundárias e normais e orientadores educacionais.
Integrado ao CRPE/BA estava o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, projeto de escola idealizado por Anísio Teixeira, e tinha como objetivo a educação integral dos alunos, promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades, através de atividades cívicas, artísticas, recreativas e de estudo. As grades curriculares contavam com diversas atividades além das matérias básicas de ensino.
Em 16 de janeiro de 1973, por meio do Decreto nº 71.713, o Presidente Ernesto Geisel extingue o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Salvador, transferindo para a Universidade Federal da Bahia as atividades de ensino e pesquisas até então destinadas ao CRPE/BA. Em 23 de maio de 1975, a partir do Decreto nº 75.754, o Presidente extingue os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Nordeste, do Sudeste e do Sul.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE

O Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco foi criado pelo Decreto nº 38.460, de 28 de dezembro de 1955, subordinado ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
Com sede provisória no Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, o CRPE/PE foi inaugurado oficialmente em 1957, tendo o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre como o primeiro Diretor do novo Centro a ser nomeado, com a presença do Professor Anísio Teixeira Diretor do INEP em uma sessão inaugural.
De acordo com estatuto legal, os objetivos dos Centros de Pesquisas são: pesquisa das condições culturais e escolares e das tendências de desenvolvimento de cada região e da sociedade brasileira como um todo; treinamento e aperfeiçoamento de professores de escolas primárias, secundárias e normais e orientadores educacionais.
Em 23 de maio de 1975, através do Decreto nº 75.754, o Presidente Ernesto Geisel extingue os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Nordeste, do Sudeste e do Sul.

CAPES

Salvador

Ensino

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