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Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE
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CEOSE-CROSE_m056p02 - Entrevista com o Diretor do Inep, Projeto CROSE e Informações das Atividades dos Centros Regionais, 1966

Entrevista feita com o professor Carlos Mascaro, novo diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun;
Correspondência enviada ao diretor do Escritório da Planificação da Educação, pelo professor Michel Debrun, enviando um relatório de uma entrevista com o professor Carlos Mascaro;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre a reforma da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao assistente especial da Casa Civil do Estado da Guanabara, enviando informações sobre os planos do Governo do Estado da Guanabara, em vista do desenvolvimento racional de planejado da região do Rio de Janeiro;
Programação das semanas do projeto do CROSE;
Correspondência enviada ao Dr. Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, solicitando instruções necessárias para obter passagens correspondentes às viagens;
Informações prestadas pela diretoria executiva do CBPE, a respeito das atividades do Centro Brasileiro e dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais em 1962, com breves notas históricas sobre os objetivos dos mesmos centros.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m062p01 - Correspondências Informando Atividades de Jacques Torfs, Michel Debrun e Pierre Furter nos CEOSE/CROSE, 1966

Correspondência enviada ao coordenador do CROSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre organização dos CROSE no Estado de Santa Catarina;
Correspondências enviadas ao coordenador do CROSE, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando documentos recolhidos em sua viagem a Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a serviço dos CROSE;
Currículo do professor Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, solicitando autorização do programa de viagem aos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina;
Calendário geral das semanas dos CROSE;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, enviando especificações do seu cargo estabelecidas pela UNESCO, em nexo as especificações em francês;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, enviando projeto da utilização do seu tempo de serviço;
Correspondência enviada à professora Zélia Pavão, sobre sua viagem à Curitiba;
Reestruturação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao Conselho Federal da Educação, pelo professor Michel Debrun, sobre projeto do CROSE, dirigido ao professor Mascaro;
Memorando enviado à UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, sobre documento AP (provisório), sobre grandes objetivos educacionais;
Correspondência enviada ao chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre o futuro da Faculdade de Educação de Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao diretor da Divisão de Planejamento da Administração Educacional, enviando notas sobre os CROSE;
Memorando enviado para a UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, enviando resumo de programa que abrange os temas da quarta semana, em anexo o "programa da quarta semana dos "CROSE" sobre planejamento", por Jacques Torfs;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua colaboração com a FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, enviando documento sobre receitas e despesas com o ensino;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, enviando seu parecer sobre a Universidade de Brasília;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua visita a Curitiba e o projeto FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao Sr. M. Welling, pelo professor Michel Debrun, enviando uma cópia do relatório que escreveu para os especialistas responsáveis ​​por examinar os problemas colocados pela reforma da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao Sr. Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando o documento: "Meios Recomendados para a Realização de um Plano Educacional";
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre aluguel de automóvel para locomoção dos peritos;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre participação ao Seminário Internacional de Desenvolvimento Político;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, descrevendo suas principais atividades;
Memorando enviado aos membros da missão de Planejamento de Educação da UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, sobre assuntos tratados no encontro com o professor Abgar Renault, diretor do CRPE de Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao professor Abgar Renault, pelo professor Jacques Torfs, enviando indicações sobre estruturação possível do INEP;
Correspondência enviada para o Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia de carta recebida do Dr. Carlos Pasquale, qual o designa para fazer parte do Grupo Especial de Estudos da Reforma Administrativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;
Correspondência enviada ao diretor do Instituto Internacional de Planificação da Educação, pelo professor Jacques Torfs, sobre conceder bolsa de estudos a candidatos brasileiros;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre a Semana da Educação em Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre viagem a Curitiba;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, solicitando dados sobre o número de representantes na matrícula geral de cada série do sistema de ensino;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, aceitando o convite para participar do projeto;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, sobre colaboração com grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun, sobre confirmação da participação dos peritos da UNESCO à Semana da Educação;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, sobre problemas dos CROSE;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, confirmando participação na Semana da Educação;
Nota enviada pelo professor Michel Debrun, informando comunicado da Universidade de Minas Gerais confirmando a participação dos peritos e de colegas brasileiros. Em anexo a programação da Semana da Educação na Universidade de Minas Gerais;
Entrevista com o professor Carlos Mascaro, novo diretor do INEP;
Correspondência enviada ao diretor do Escritório de Planificação de Educação, pelo professor Michel Debrun, comunicando relatório de uma entrevista com o professor Carlos Mascaro;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, pelo professor Michel Debrun, informando que fora encarregado de preparar o trabalho da missão consultiva, sobre o planejamento de desenvolvimento da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao chefe da Seção do Departamento de Estatística Científica de Ciências Sociais, pelo professor Jacques Torfs, informando indisponibilidade de datas;
Correspondência enviada ao representante residente das Nações Unidas, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia da descrição de sua missão no Brasil;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua visita ao Centro de Pesquisas Educacionais de Belo Horizonte e petição para este Centro;
Telegramas enviados;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre programas dos CROSE;
Correspondência enviada ao professor Pierre Furter, pelo professor Jacques Torfs, sobre estudo de sistema de satélite educacional para televisão educativa;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre o ensino técnico e profissional.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m056p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas pelos Peritos Da UNESCO, 1966

Correspondência enviada ao chefe da missão UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre cópia de carta dirigida ao Dr. H. Diez-Hoehleither;
Relação da despesa referente ao mês de agosto;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, pelo professor Jacques Torfs, sobre visitas para colaboração com grupo de trabalho de Brasília;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre convite para colaboração a pesquisa da FUNDEPAR, sobre conhecimento da realidade educacional paranaense;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, solicitando dado para estudo quantitativo da situação educacional no Brasil;
Receitas e despesas com o ensino, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, enviando documentos sobre receitas e despesas com ensino;
Correspondência enviada ao diretor adjunto do CBPE, pelo professor Jacques Torfs, solicitando máquina de escrever;
Correspondência enviada ao representante residente das Nações Unidas, pelo professor Jacques Torfs, enviando lista de objetos pessoais esperados provenientes de vários países;
Correspondência enviada ao chefe da missão UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre parecer sobre sua missão na Bahia e Belo Horizonte, e visita à Universidade de Brasília;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, sobre o projeto FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre automóvel para locomoção dos peritos;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo perito Pierre Furter, sobre participação ao Seminário Internacional de Desenvolvimento Político;
Correspondência enviada para Divisão de Pessoal, pelo professor Jacques Torfs, enviando recibo de viagem;
Correspondência enviada ao chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre assuntos tratados com o professor Abgar Renault;
Correspondência enviada ao professor Abgar Renault, pelo professor Jacques Torfs, enviando indicações sobre estrutura possível do Instituto Brasileiro de Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pelo secretário da educação, comunicando sua designação para compor grupo especial de estudos da reforma administrativa da Secretaria da Educação;
Correspondência enviada o chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, com cópia de carta recebida pelo Carlos Pasquale, na qual designou o professor Jacques para o grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre participação no grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do Departamento Educacional do EPEA, pelo professor Jacques Torfs, comunicando que a Conferência de Estudos Regionais sobre as Inversões no Campo da Educação na América Latina, será realizada em dezembro;
Correspondência enviada ao diretor do Instituto Internacional de Planificação da Educação, pelo professor Jacques Torfs, sobre conceder bolsas a candidatos brasileiros particularmente merecedores.
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre a Semana da Educação em Belo Horizonte, em agosto de 1966;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre viagem a Curitiba e solicitação de instrução para aquisição dos bilhetes de passagem;
Correspondência enviada ao Dr. Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando o documento: "Meios recomendados para a realização de um plano educacional";
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, enviando relatório;
Meios recomendados para a realização de um plano educacional;
Correspondência enviada ao diretor executivo do CBPE, pelo professor Michel Debrun, solicitando pagamento;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre atividades em junho e julho de 1966;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun, enviando cópia de carta confirmando a participação dos peritos da UNESCO na Semana da Educação;
Programação da Semana da Educação da Universidade de Minas Gerais;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, pelo professor Michel Debrun, confirmando sua participação;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furer, informando sua estadia em Curitiba;
Correspondência enviada ao professor Angel Marqués, do CRPE de São Paulo, pelo professor Michel Debrun, relatando os problemas educacionais da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre programas dos CROSEs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, informando suas atividades em Brasília e em São Paulo;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre ensino técnico e profissional e sobre pesquisas educacionais em Belo Horizonte;
Pré-plano de pesquisa: Influência de interesses profissionais na escolha de carreiras liberais; Níveis de aspiração profissional em adolescentes;
Correspondência enviada ao secretário da educação do estado de São Paulo, pelo professor Jacques Torfs, enviando uma nota sobre o diagnóstico da situação educacional elaborado pelo EPEA.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m040p01 - Textos e Estudos da Educação, 1966

Projeto do Ministério da Educação e Cultura do Brasil: condições e pressupostos da mudança na política educacional;
Os órgãos-fins das Secretarias de Educação e Cultura e a descentralização do ponto de vista pedagógico;
Sugestões sobre um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;
Matemática do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais;
Soluções sugeridas para alguns dos problemas principais do ensino primário e da educação permanente - Santa Catarina;
Projeto de organização do Departamento de Cultura do Estado da Paraíba;
Alguns comentários sobre o Plano de Metas da Educação Nacional;
Problemas do Magistério Primário.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m006p01 - Correspondências sobre o 1º Ciclo de Estudos sobre Planejamento Educacional por CEOSE e INEP, 1966 - 1967

Correspondência enviada pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes, coordenador dos CEOSE ao Dr. Jarbas Ferreira Bezerra, secretário de educação do Rio Grande do Norte sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondências enviadas pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes, coordenador dos CEOSE ao Sr. Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte e ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre sobre a reformulação do plano dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas de Ensino (CROSE), agora transformados em Colóquios Estaduais (CEOSE);
Correspondências enviadas pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes, coordenador dos CEOSE ao professor Jacques Torfs enviando lista de materiais recolhidos durante sua viagem ao Rio Grande do Norte a serviço dos CROSE;
Correspondências enviadas pelo Diretor do INEP, Carlos Correa Mascaro ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Onofre Lopes da Silva, ao secretário de educação do Rio Grande do Norte e ao Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte apresentando o professor Jacques Torfs para passar informações ao reitor.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m039p01 - Planejamento Administrativo dos CEOSE, 1966 - 1967

Listagem de correspondências recebidas e enviadas em função dos CEOSE;
Definição de parâmetros para contratação de pessoal para o curso de Planejamento e Administração Educacional do CEOSE;
Texto expositivo: A Divisão (ou seção) de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério Primário, por Michel Debrun;
Texto expositivo: O Ensino Primário de Santa Catarina;
Pagamento por trabalho prestado aos CEOSE;
Solicitação de afastamento por licença médica.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m046p01 - Rascunhos sobre Planejamento das Semanas dos CROSE, 1966 - 1967

Rascunho de temas a serem abordados;
Calendário geral dos CROSE, informando o local de acontecimento do evento e horário de cada semana;
Rascunho da programação, de temas para debates e painéis da primeira a terceira semana, com anotações feitas à mão.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m034p01 - Estudos de Reformas Administrativas dos Sistemas Educacionais Brasileiros, 1966 - 1967

Subsídios para uma apresentação do INEP, breve histórico da instituição para realização de reforma organizacional;
Recomendações da CEOSE para reforma administrativa da Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, da Bahia, do Goiás, São Paulo e Santa Catarina;
Documentos de planejamento de reformas administrativas dos sistemas de educação.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m035p01 - Projeto Evasão e Repetência nas Comunidades Pesqueiras de Santa Catarina, 1967

Projeto de pesquisa de evasão e repetências nas comunidades pesqueiras de Santa Catarina. Tem como objetivo central, examinar o sistema de ensino primário, dentro do contexto socioeconômico e cultural das comunidades pesqueiras do litoral catarinense, destacando os fatores de evasão e repetência na escola primária.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m051p01 - Plano de Emergência da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, 1967

Plano de emergência da Secretaria de Educação do Governo do Estado da Bahia, no período de julho a dezembro de 1967. O plano contém um diagnóstico do sistema educacional da Bahia, medidas de emergência para o melhoramento do ensino e reformas legislativas.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m042p01 - Correspondências Diversas sobre Educação e CEOSE, 1967

Correspondências enviadas ao chefe do serviço de publicações do IBGE e ao secretário da Divisão Brasileira do Ponto IV, pela secretária executiva dos CEOSE, solicitando exemplar de trabalho;
Recomendações sobre a reforma administrativa da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, por Jacques Torfs;
Carta enviada pelo professor Michel Debrun, comentando sobre as notas de um artigo feitas pelo professor Thales de Azevedo;
Correspondência enviada ao gerente da Viação Aérea Rio Grandense (VARIG), pelo diretor do INEP, solicitando anulação de passagens não utilizadas;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Trigueiro Mendes. pelo professor Jacques Torfs, sobre ressarcimento de despesas;
Encaminhamento de relatório sobre Sergipe;
Correspondência enviada ao professor Carlos Ovídio Lopes de Mendonça, pelo professor Michel Debrun, agradecendo remessa de documentos relativos a URN;
Correspondências enviadas ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, solicitando autorização para contabilidade efetuar pagamento;
Correspondência enviada ao secretário do Conselho Estadual de Educação, pela secretária executiva dos CEOSE, solicitando publicações para organização de uma seção de documentação, que reuni todos os trabalhos dos CEOSE;
Dados sobre a atuação do governo federal no setor do ensino do estado do Paraná;
Planejamento - reorganização administrativa;
Ceose Paraná - programação do evento;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Estado do Paraná, ao coordenador do CEOSE, enviando programa dos trabalhos a serem desenvolvidos junto à Secretaria de Educação;
Correspondência enviada ao professor Luiz Carlos Sibut, pelo coordenador dos CEOSE, sobre realização dos Colóquios de Curitiba;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Estado de Sergipe, pelo professor Jacques Torfs, devolvendo documentos;
Correspondência enviada ao secretário de educação e aos presidentes dos Conselhos Estaduais do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, de Guanabara, do Gioás e de Minas Gerais, pelo diretor do INEP, sobre instalação junto ao INEP de uma comissão constituída de educadores, encarregada de promover programa de cooperação técnica;
Correspondências enviadas ao secretário de educação e presidentes dos Conselhos Estaduais de Educação dos Estados: Pará; Maranhão; Piauí; Ceará; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; do Paraná; Espirito Santo; Bahia; Alagoas; Pernambuco; São Paulo; Acre; Goiás; Amazonas e Pará, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondências enviadas aos professores Nerval Jurema, Itamar de Soua Brito, Inês Vasconcelos, Luiz Carlos Sibut, Jonathas Athias, Oswaldo Ferreira de Melo e José Mário Pires Azanha, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondências enviadas aos reitores de diversas universidades de vários estados do Brasil, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondência enviada aos diretores dos CRPE e secretários de educação, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre devolução de passagens e ressarcimento de despesas;
Correspondência enviada aos gerentes dos estabelecimentos: Gráficos Unidos LTDA; da J. C. Andrade; Empresa Gráfica Ouvidos S.A.; pela secretária executiva dos CEOSE, sobre a carta convite "Coleta de preços";
Estudo sobre o ensino médio do estado da Paraíba;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura do Sergipe, pelo coordenador dos CEOSE, dando explicações sobre sua ausência na etapa inicias do Colóquio de Sergipe;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre contabilidade e reembolso;
Correspondências enviadas pela secretária executiva, solicitando material e fatura da compra para as empresas escolhidas pelos CEOSE;
Dados sobre a atuação do governo federal no setor de ensino, do Estado de Sergipe;
Informações e história dos CEOSE;
Correspondência enviada ao secretário do escritório de pesquisa econômica aplicada (EPEA), pela secretária executiva, solicitando envio de publicações do EPEA;
Correspondência enviada ao diretor do Departamento Nacional de Educação, pelo coordenador dos CROSE, informando possibilidade de cooperação mútua devido a vontade do diretor de acompanhar a semana de trabalhos que os CROSE realizada na Paraíba;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador dos CROSE, enviado dados e informações sobre os CROSE;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Paulo de Almeida Campos, membro da comissão dos CROSE, devolvendo passagem aérea;
Correspondência enviada ao professor Alvaro Magalhães, pelo professor Paulo de Almeida Campos, enviado agradecimentos;
Correspondência enviada ao coordenador dos CROSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre lista dos participantes dos CROSE de Santa Cantarina e sobre preparação dos CROSE, uma visita a João Pessoa na Paraíba;
Correspondência enviada ao professor Wilsen Rodrigues, pelo professor Michel Debrun, comunicando a escolha da cidade de Cuiabá para evento dos CROSE;
Correspondência enviada ao professor Roque Spencer Maciel de Barros e ao professor Luiz Pereira, pelo professor Michel Debrun, informando sobre a realização dos CROSE;
Correspondências enviadas ao professor Dumerval Trigueiro Mendes, pelo professor Jacques Torfs, apresentando trabalhos;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, pelo diretor do INEP, comunicando a realização dos CROSE destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m035p02 - Dados Gerais de Santa Catarina, 1967

Dados gerais de Santa Catarina. Dados estatísticos coligidos pela Divisão de Pesquisas e Estatística (DPE). Apresentação de dados: econômicos, sociais, culturais, educacionais, comerciais, industriais, demográficos e socioeconômicos.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m024p01 - Documentos Diversos sobre a Educação da Paraíba, 1956 - 1967

Relatório número 399/1967, do professor Jacques Torfs, sobre a preparação dos CROSE na Paraíba;
Estrutura da Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba em maio de 1967;
Lei do Sistema de Ensino do Estado da Paraíba;
Decreto Nº 1737, de 7 de novembro de 1959, que organiza os serviços internos da Diretoria do Departamento de Educação;
Regimento Interno da Divisão de Alfabetização de Adolescentes e Adultos da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba;
Questionário e respostas da Divisão de Alfabetização de Adolescentes e Adultos;
Informações sobre o serviço de alfabetização de adolescentes e adultos no Estado da Paraíba, entre 1963 e 1967;
Relatório da Secretaria de Educação e Cultura sobre o Serviço de Educação Complementar de 1967;
Questionário de respostas do Departamento de Educação de Base da Divisão de Consolidação de Aprendizagem;
Relatório do Departamento de Educação de Base, contendo o que falta ao sistema de ensino do Estado;
Relatório de atividades do Serviço Social Escolar em 1955;
Relatório da expansão de matrículas na rede de estabelecimentos oficiais de Ensino Secundário do Governo da Paraíba;
Regimento Interno do Conselho Estadual de Educação;
Relação dos membros do Conselho Estadual de Educação;
Relatório do Setor de Artes Industriais;
Currículo do Francisco Aldo da Silva;
Anteprojeto da Resolução Nº 9/1966, que estabelece normas para concessão de bolsas de estudo;
Relação de bolsistas dos cursos de formação de professores, distribuídos pelas várias unidades da federação de 1963 a 1966;
Resposta ao questionário apresentado a Divisão de Educação Física;
Convênio ente o Estado da Paraíba e o Colégio Evangélico Agnes Erskine, tendo por finalidade a alfabetização de adolescentes e adultos no estado, através de uma campanha intensiva de educação de base;
Relação e descrição do pessoal do Sistema de Rádio Educativo da Paraíba (SIREPA), contendo informações sobre recursos estaduais e federais;
Dados sobre o serviço de Teatro Escolar na Paraíba contendo sua criação, finalidade, atividades e restruturação;
Plano do Serviço de Educação Complementar da 5ª e 6ª séries;
Regimento interno do Departamento de Educação da Paraíba de 1963;
Relatório final do Colóquio realizado na Paraíba.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m026p01 - Documentos do Professor Jacques Torfs, Perito da UNESCO, 1967

Documentos do professor Jacques Torfs, perito da UNESCO, contendo sugestões sobre um programa para assistência técnica da UNESCO ao Brasil, no período entre 1967 e 1971;
Recomendações sobre a organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
Colóquios estaduais sobre a organização dos sistemas de educação das CEOSES;
Documento do professor Jacques Torfs de 1966, com a definição geral dos planos;
Relatório dos projetos de trabalho do CEOSE para o primeiro semestre de 1969, encaminhado ao diretor do INEP Carlos Correira Mascaro, do coordenador do CEOSE Durmeval Trigueiro Mendes;
Correspondência do perito da UNESCO, Jacques Torfs, ao diretor do INEP, sobre a assistência técnica ao Estado da Bahia;
Dados sobre a atuação do Governo Federal no ensino dos Estados do Paraná, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Sul;
Documento provisório do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre as normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no Estado de São Paulo e exposição de motivos e projetos de regulamento;
Documento do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre as receitas e despesas com o Ensino no Brasil.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m041p01 - Textos e Estudos para Mudanças Educacionais, 1966 - 1967

Projeto do Ministério da Educação e Cultura do Brasil: Condições e pressupostos da mudança na política educacional;
Os órgãos-fins das Secretarias de Educação e Cultura e a descentralização do ponto de vista pedagógico;
Sugestões sobre a natureza de um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;
Matemática do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais;
Soluções sugeridas para alguns dos problemas principais do ensino primário e da educação permanentes - Santa Catarina;
Alguns Comentários sobre o Plano de Metas da Educação Nacional;
Correspondências sobre a seleção de profissionais da educação para participação do I Ciclos de Estudos sobre Planejemento Educacional e Reforma Administrativa, a realizar-se no Rio de Janeiro;
Jacques Torfs encaminha recomendações a Secretaria de Educação da Bahia;
Textos expositivos sobre as Matemáticas do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais, por Jacques Torfs, de diversos estados brasileiros;
Autorização de pagamento a funcionários por serviços prestados para os CEOSE;
Texto expositivo de sugestões sobre a natureza de um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m035p01 - Um Plano Estadual de Educação para Santa Catarina, 1967

Relatório da CEOSE para a Secretaria de Educação de Santa Catariana, "Conteúdo de um Plano Estadual de Educação";
Relatório sobre o estado sanitário dos Distritos Rurais da Ilha de Santa Catarina e sugestões para sua melhoria, por Samuel B. Pessoa;
Texto expositivo: Promoção Progressiva e Automática, por Maria da Glóri Matos nos cursos do PNE de 1966;
Dados sobre a atuação do Governo Federal no setor de ensino em Santa Catarina;
Plano de Educação Estadual para Santa Catarina;
Fundação Educacional de Santa Catarina faz presentação dos CEOSE.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m044p01 - Correspondências Diversas sobre Programas e Organizações do CEOSE/CROSE, 1966 - 1967

Lista de seminários de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada à secretária executiva da Comissão de Organização do Primeiro Ciclo de Estudos, sobre Planejamento e Administração Educacional, pelos professores Jacques Torfs e Michel Debrun, enviando informações sobre exemplares de documentos para serem distribuídos durante o 1º Ciclo de Estudos, sobre Planejamento e Administração; envia também a lista de candidatos estaduais do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração, programa de treinamento em planejamento educacional;
Seminários de administração e planejamento da educação: objetivos dos seminários;
Lista de seminários de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada aos senhores Dumerval, Michel Debrun e Jacques Torfs, pelo Dr. Carlos Maciel para tratar do curso do CEOSE;
Estudo da matrícula da primeira série da escola primária do estado do Rio Grande do Sul, análise das estimativas do CEE para 1960 a 1964;
Programação do Ciclo de estudos de planejamento e administração educacional;
Correspondência enviada ao Sr. J. Bousquet, pelo professor Jacques Torfs, enviando comentários sobre certos aspectos do Planejamento Educacional no Brasil;
Mecanização estatística do estado do Paraná;
Planejamento educacional no âmbito de um sistema federal;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, comunicando realização do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais e solicita sugestões;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura do Rio Grande do Sul, pelo professor Jacques Torfs, comunicando colaboração dos CEOSE com a Secretaria Geral do Ministério da Educação e Cultura e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, para a realização do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais;
Correspondência enviada aos senhores Michel Debrun, Marquez, Jacques Torfs e Wijenberg, pelo chefe John M. Howe, sobre novos formulários do PNUD para pedidos de viagem diários;
Publicação Painel de membros representando os funcionários que serão escolhidos pelo presidente do conselho de apelação, para sentarem à mesa durante o período de 28 de fevereiro de 1971;
Folha de presença dos senhores conselheiros do Conselho Estadual de Educação do governo do estado de São Paulo, da sessão do Conselho Pleno, de 23 de janeiro de 1967;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Mendes, pelo professor Jacques Torfs, sobre: organização dos CROSE no estado de São Paulo; a reorganização dos CROSE; a lista dos participantes dos CROSE de Santa Catarina; a preparação dos CROSE em visita a João Pessoa na Paraíba e a Organização dos CROSE no Rio Grande do Norte;
Em anexo quadro dos diretores dos serviços na Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Relação da equipe técnica do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais da secretaria de estado de educação e cultura do Rio Grande do Norte. Composição das câmaras;
Correspondência enviada aos professores Roque Spencer Maciel de Barros e Luiz Pereira, pelo professor Michel Debrun, informando a realização dos Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas Educacionais (CROSE), convidando-o para apresentar palestras;
Correspondência enviada ao professor Wilson Rodrigues, pelo professor Michel Debrun, comunicando sobre a realização da 4ª semana dos CROSE em Cuiabá;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Trigueiro Mendes, pelo professor Jacques Torfs, enviando anexo documentos recolhidos em viagem ao Ceará e São Paulo, a serviço dos CROSE. E documentação sobre organização dos CROSE no Estado do Ceará;
Relação dos membros do conselho estadual de educação do Ceará, participantes dos CROSE;
Relação da equipe técnica do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais;
Quadro dos diretores dos serviços;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Mendes, pelo professor Jacques Torfs, enviando material recolhido durante sua viagem ao Rio Grande do Norte e ao Ceará, a serviço do CROSE; sobre a organização dos CROSE no Estado do Paraná; sobre a organização dos CROSE no Estado do Paraná; passando documentos que foram enviados a ele de Santa Catarina pelo dr. Oswaldo Ferreira Melo;
Correspondência enviada aos membros da Comissão de Coordenação dos CROSE, pelo professor Michel Debrun, sobre organização dos CROSE no Estado do Acre, Rondônia e Mato Grosso;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, sobre a realização das missões que haviam sido do INEP e da UNESCO, durante dezembro de 1966;
Ofício enviado pelo diretor Osvaldo Ferreira de Melo, ao professor Jacques Torfs, enviando documentação referente ao estado de Santa Catarina para o programa de atividades da Comissão dos CROSE;
Reforma universitária em andamento na Bahia;
Circular enviada para todos os funcionários internacionais do PNUD e agentes especiais no Brasil, sobre acomodações e reservas de hotel e sobre ajustes no Brasil;
Correspondência enviada aos especialistas em missão, no âmbito dos programas regulares e de participação e do setor de assistência técnica do PNUD, pelo chefe de divisão de relatórios, W. J. Ellis, sobre resumo de relatórios;
Guia para escrever resumos de relatórios;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando relatório sobre suas atividades não relacionadas com a preparação dos CROSE;
Documentação de planejamento educacional;
Departamento de planejamento e financiamento da educação, documentação relacionada ao planejamento educacional.

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CEOSE-CROSE_m045p01 - Correspondências Enviadas pelo Diretor do INEP sobre Realização dos CROSE, 1967

Correspondências enviadas a diversos reitores de diversas universidades no Brasil, pelo diretor do INEP, comunicando a realização dos CROSE destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;
Correspondências enviadas aos presidentes dos Conselhos Estaduais de Educação e secretários de educação de diversos estados, pelo diretor do INEP, comunicando a realização dos CROSE destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;
Correspondências enviadas aos diretores dos CRPE's, pelo diretor do INEP, comunicando a realização dos CROSE destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país.

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CEOSE-CROSE_m050p01 - Recomendações sobre a Reorganização do Regulamento da Secretaria da Educação e Cultura do Estado de Goiás, 1967

Correspondência enviada ao Dr. Nilo Tavares, pela secretária executiva dos CEOSE, apresentando o documento: "Recomendações sobre a reorganização do regulamentos da Secretaria da Educação e Cultura do Estado de Goiás", elaborado por Jacques Torfs.

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CEOSE-CROSE_m028p01 - Documentos do Jacques Torfs, com Sugestões sobre uma Reforma Administrativa nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, 1967

Documento do perito da UNESCO, Jacques Torfs, com sugestões sobre uma reforma administrativa nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, São Paulo e Minas Gerais;
Documento do Jacques Torfs, com recomendações sobre a organização administrativa do Sistema de Planejamento da Secretaria de Educação do Paraná;
Documento do Jacques Torfs, sobre a definição geral dos planos;
Documento provisório do Jacques Torfs, sobre as normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no Estado de São Paulo;
Documentos do perito da UNESCO, sobre o plano de educação estadual, receitas e despesas com o ensino, Sistema de Satélite Educacional (SSE), meios recomendados para a realização de um plano educacional, metodologia do cálculo da repetência e da deserção do Estado de Minas Gerais, calculo e projeção da matricula e dos principais parâmetros educacionais do Estado de Minas Gerais.

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CEOSE-CROSE_m058p01 - Correspondências Enviadas Pelo Professor Michel Debrun sobre CROSE do Mato Grosso, 1966 - 1967

Correspondência enviada ao secretário de educação do estado do Mato Grosso, pelo professor Michel Debrun, comunicando escolha da cidade de Cuiabá, para a 4ª semana dos CROSE. Contém mais algumas observações sobre CROSE no Mato Grosso;
Correspondência enviada aos membros da Comissão de Coordenação dos CROSE, pelo professor Michel Debrun, sobre organização dos CROSE de Mato Grosso.

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CEOSE-CROSE_m060p01 - Projeto e Programação das Semanas dos CEOSE/CROSE, 1966 - 1967

Primeiro e segundo projetos dos CROSE;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pela Sra. Eulina de Carvalho, membro da comissão coordenadora dos CROSE, enviando informações sobre a preparação dos CROSE;
Membros do Conselho Estadual de Educação e Cultura;
Membros do Conselho Estadual de Educação de Sergipe;
Membros do Conselho Estadual de Educação de Alagoas;
Membros do Centro de Estudos Educacionais e Aperfeiçoamento do Professorado da Secretaria de Educação e Cultura, do Estado da Bahia;
Membros da Comissão Executiva do Convênio SUDENE-MEC-USAID/BRASIL e Governo do Estado da Bahia;
Lista de endereços das instituições visitadas em Salvador, Alagoas e Sergipe;
Lista de documentação;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo chefe da missão da UNESCO no Brasil, John Howe, enviando algumas observações sobre a situação pessoal e o papel dos peritos Debrun, Furter e Torfs do ponto de vista da UNESCO;
Plano de contas dos CEOSE-CROSE;
Notas sobre a Segunda Reunião Conjunta do Conselho Federal de Educação e de representantes dos Conselhos Estaduais, realizada em Belo Horizonte, em dezembro de 1964;
Projeto da realização, feita pelo INEP, do curso "Curso de preparação de pessoal em serviço para alta administração escolar";
Correspondência enviada ao Sr. Dumerval Mendes, pelo professor Jacques Torfs, enviado uma revisão de calendário geral do horário e calendário geral dos CORSE;
2º projeto CROSE;
Lista de participantes de cada estado do Brasil;
Lista com recomendações nas visitas aos estados, iniciativas a tomar quando for visitar os estados, lista com os peritos e cada estado que eles devem visitar; considerações do projeto CROSE;
Novo cronograma das semanas dos CROSE;
Programa de atividades da Comissão dos CROSE, elaborado na reunião, de 25 de janeiro, de 1966;
Cronogramas com as atividades e apresentações das semanas dos CROSE e calendários das semanas;
Diretrizes para o funcionamento de Comissão INEP-UNESCO e de sua Coordenação;
Meios recomendados para a realização de um plano educacional;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pelo professor Pierre Furter, enviando questionário intitulado: "Meios recomendados para a realização de um plano educacional";
Texto de introdução aos Colóquios Regionais, sobre Organização e Planejamento da Educação (CROPE), temário dos colóquios;
Informações sobre a Lei de Diretrizes e Bases;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun, apresentando uma nova formulação de plano dos CROSE;

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