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Descripción archivística
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

  • BR DFINEP
  • Fondo
  • 1937

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

CODI-UNIPER_m0424p01 - Programas da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Rio de Janeiro, 1946

Programas de disciplinas disponibilizadas nos cursos da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Rio de Janeiro. Apresenta os conteúdos a serem ministrados nas disciplinas: economia política, valor e formação de preços, estatística geral, instituições de direito público, contabilidade geral, complementos de matemática e ciência da administração.

CODI-UNIPER_m0419p01 - Informativo da Conferência Mundial de Organizações de Profissionais da Educação e Listas Referentes à Educação, 1974

Informativo, em espanhol, da Conferência Mundial de Organizações de Profissionais da Educação "Pressões para mudança educacional";
Lista de secretários de educação de diversos estados;
Lista de bibliografias do ensino de línguas estrangeiras, no período de 1966 a 1974, compilado por Cecília M. Alves e Fidelina dos Santos;
Lista de instituições que oferecem bolsas de estudos;
Lista de membros do conselho estadual de educação e de cultura do estado do Rio de Janeiro;
Coordenadora da CODIE envia ao Centro de Investigación y Desarrollo de la Educación, lista de pesquisadores brasileiros;
Coordenadora da CODIE encaminha ao diretor do PRONTEL, lista de material;

CODI-UNIPER_m0385p09 - Relatório “The Socio-Economic Origin of São Paulo University Student”

Relatório sobre a origem socioeconômica dos estudantes da Universidade de São Paulo, elaborado por Bertram Hutchinson, contendo estudo relativo à proporção de brasileiros e estrangeiros na universidade, estudantes com parentes nascidos fora do Brasil e enfoque em imigrantes.

CODI-UNIPER_m0386p01 - Palestra sobre Biblioteca como Centro de Pesquisa e Informação, 1972

Relatório da palestra intitulada "A Biblioteca como Centro de Pesquisa e Informação", da professora Neusa Dias de Macedo, proferida no seminário “Biblioteca ontem, hoje e amanhã”, realizado no SESC São Paulo, pela Associação Paulista de Bibliotecários, Grupos de Trabalho em Tecnologia e Grupos de Trabalho em Bibliotecas de Ciências Sociais e Humanas, comemorando a Semana Nacional de Biblioteca de 1972.

CODI-UNIPER_m0423p02 - Educação para Cegos, 1955

Palestras nos grupos escolares sobre o funcionamento da Classe Braille;
Código de matemática para o cego;
Resumo geral das atividades da adaptação profissional de cegos no SENAI, 1955;
Informações sobre Classe Braille;
Relatório de cegos no Brasil, divididos por estados, no período de 1920 a 1939;
A educação dos cegos nas escolas públicas primárias no estado da Guanabara. Publicação 2/67;

CODI-UNIPER_m0465p01 - Regulamentos da Universidade de Minas Gerais

Decreto N° 24039, de 26 de março de 1934. Mantém as prerrogativas de universidade livre equiparada, conferidas à Universidade de Minas Gerais;
Decreto N° 167, de 16 de maio de 1935, que aprova os estatutos da Universidade de Minas Gerais;
Decreto N° 7818, de 06 de setembro de 1941, que altera o art. 12 do Estatuto da Universidade de Minas Gerais;
Lei N° 971, de 16 de setembro de 1949, que federaliza a Universidade de Minas Gerais;
Decreto N° 20865, de 28 de dezembro de 1931. Aprova os regulamentos da Escola de Medicina, Escola Politécnica e Escola de Minas.

CODI-UNIPER_m0458p01 - Unidade Móvel Fluvial de Formação Profissional Samaúma, 1979

Síntese do trabalho desenvolvido pelo Ministério do Trabalho, através da Secretaria de Mão-de-obra, reunindo SENAI, SENAC e SENAR, sobre a operacionalização da Unidade Móvel Fluvial de Formação Profissional Samaúma;
Síntese do projeto 112.4 da demanda de mão-de-obra e determinação das necessidades de formação profissional, com o objetivo de oferecer subsídios para o estabelecimento de uma política de atuação do Sistema Nacional de Formação de Mão-de-Obra.

CODI-UNIPER_m0492p01 - Trabalho Desenvolvido pela Secção de Documentação e Intercâmbio do INEP, 1939

Trabalho desenvolvido pela Secção de Documentação e Intercâmbio do INEP, trazendo o plano de estudo da documentação recebida dos estados para servir de base aos trabalhos da Comissão Nacional de Ensino Primário (CNEP). Consta no maço, a cópia do Decreto-lei Nº 868, de 18 de novembro de 1938, da criação da CNEP no Ministério da Educação e Saúde.

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